10 versículos para edificar e abençoar a Família

A Bíblia está repleta de bons versículos para edificar a família, uma instituição divina e um dos mais preciosos presentes que Deus nos concedeu.

A família é um lugar de amor, cuidado, apoio e orientação, onde as pessoas aprendem a se relacionar e a se desenvolver em todos os aspectos da vida.

No entanto, a vida em família nem sempre é fácil, e muitas vezes enfrentamos desafios e dificuldades. É por isso que precisamos da orientação e sabedoria da Palavra de Deus para nos edificar e nos fortalecer.

A família projeto de Deus e por isso precisamos cuidar com amor dela. Reuni aqui alguns versículos bíblicos abençoadores que podem ajudar a edificar a família.

1. Êxodo 20:12

Honra a teu pai e a tua mãe - versículo para família

“Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o SENHOR, teu Deus, te dá.”

Este primeiro versículo nos ensina sobre a importância de honrar nossos pais. A honra não significa apenas respeitar e obedecer, mas também amar, cuidar e valorizar aqueles que nos trouxeram ao mundo e nos criaram.

Quando honramos nossos pais, seguimos a vontade de Deus e garantimos que nossos dias sejam abençoados e prolongados.

2. Efésios 6:4

“E vós, pais, não provoqueis à ira vossos filhos, mas criai-os na disciplina e na admoestação do Senhor.”

Um versículo para os pais sobre a responsabilidade de criar seus filhos na disciplina e na admoestação do Senhor.

A disciplina não deve ser confundida com punição, mas sim com orientação amorosa e correção para ajudar as crianças a crescerem em sabedoria e maturidade.

Portanto, colocando em prática os princípios da Bíblia, certamente sua família será edificada!

3. Romanos 12:11

“Não sejais vagarosos no cuidado; sede fervorosos no espírito, servindo ao Senhor.”

Aqui está um versículo que nos encoraja a ser diligentes em nossos cuidados, especialmente em relação à nossa família.

Devemos ser fervorosos no espírito, o que significa que devemos ter um coração apaixonado e dedicado a Deus e aos outros. Além disso, devemos cuidar de nossos filhos, pais e outros membros da família com amor e atenção.

4. Salmo 37:16

versículo que edifica a família

“Melhor é o pouco do justo do que a abundância de muitos ímpios.”

Um princípio poderoso para família. Este versículo nos ensina sobre a justiça e a integridade. Devemos buscar viver de acordo com os princípios de Deus e fazer o que é certo, mesmo que isso signifique renunciar a bens materiais ou oportunidades que possam comprometer nossos valores.

Ensinar pelo exemplo é importante. Por isso, é especialmente importante para os pais, que são os principais modelos de comportamento para seus filhos.

5. 2 Coríntios 3:18

“E todos nós, com rosto desvendado, contemplando, como por espelho, a glória do Senhor, somos transformados, de glória em glória, na sua própria imagem, como pelo Senhor, o Espírito.”

Como seguidores de Cristo, precisamos refletir a imagem de Deus em nossas vidas. Isso inclui nossos relacionamentos familiares, onde devemos buscar ser pacientes, amorosos, gentis e humildes uns com os outros.

À medida que contemplamos a glória do Senhor e permitimos que o Espírito Santo trabalhe em nós, seremos transformados para sermos mais parecidos com Ele em todos os aspectos de nossa vida, incluindo nossa vida familiar.

6. Gênesis 2:24

“Portanto, deixará o homem a seu pai e a sua mãe e unir-se-á à sua mulher, e serão uma só carne.”

Um versículo muito edificante para a família. Este versículo é a base da instituição do casamento e nos lembra que, quando um homem e uma mulher se casam, eles se tornam uma só carne.

Mas, o que isso significa? Que eles devem se unir em amor, respeito e cuidado mútuo, e colocar o relacionamento acima de quaisquer outras prioridades ou interesses pessoais.

7. 1 Pedro 4:8

“Acima de tudo, porém, tende amor intenso uns para com os outros, porque o amor cobre multidão de pecados.”

O amor é a base de todo relacionamento saudável e duradouro, incluindo nossa família. Devemos cultivar um amor intenso e incondicional uns pelos outros, o que significa que não apenas aceitamos, mas também perdoamos e cobrimos com amor os erros e falhas uns dos outros.

Esta palavra traz edificação para a família porque nos ensina a amar com intensidade e verdade.

8. Lucas 18:17

qualquer que não receber o reino de Deus como menino versículo família

“E, qualquer que não receber o reino de Deus como menino, de maneira nenhuma entrará nele.”

Este versículo nos ensina que a fé em Deus é simples e humilde, como a de uma criança. Devemos ensinar nossos filhos a confiar em Deus e a buscar Sua orientação e direção em todas as áreas de suas vidas.

Devemos, portanto, ajudá-los a desenvolver uma relação pessoal com Deus, através da oração, leitura da Bíblia e participação na igreja.

9. Provérbios 9:10

“O temor do SENHOR é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo é prudência.”

A sabedoria vem de Deus e que devemos temê-Lo e respeitá-Lo em todas as áreas de nossas vidas. Isso inclui nossos relacionamentos familiares, onde devemos buscar seguir os princípios de Deus e buscar Sua orientação e direção em todas as decisões e situações.

10. Mateus 6:33

“Mas buscai primeiro o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.”

Se queremos edificar a família, então devemos buscar a Deus e Seu reino em primeiro lugar, acima de todas as outras coisas.

E isso inclui nossos relacionamentos familiares, onde devemos buscar seguir a vontade de Deus e colocá-Lo no centro de nossas vidas.

Quando colocamos Deus em primeiro lugar, então Ele nos abençoará e cuidará de todas as outras áreas de nossas vidas, incluindo nossa família.

Seguindo esses princípios bíblicos, podemos edificar nossas famílias e experimentar a alegria e a bênção de um lar feliz e saudável.

Versículo família projeto de Deus

Um versículo frequentemente citado como referência ao papel da família no plano de Deus é:

“Por isso deixará o homem a seu pai e a sua mãe, e unir-se-á a sua mulher, e serão os dois uma só carne.”

Gênesis 2:24

Esse versículo enfatiza a união íntima e permanente entre um homem e uma mulher no casamento, com a ideia de que eles se tornam uma só entidade, uma só carne, diante de Deus. Essa união é vista como parte do plano divino para a instituição da família.

Um versículo do salmo que destaca a família como bênção

Um versículo que muitos consideram como indicativo de que a família é uma bênção é:

“Salmos 127:3-5 (NVI):

3 Filhos são herança do Senhor, uma recompensa que ele dá.

4 Como flechas nas mãos do guerreiro são os filhos nascidos na juventude.

5 Como é feliz o homem que tem a sua aljava cheia deles! Não será humilhado quando enfrentar seus inimigos no tribunal.

Este versículo destaca os filhos como uma herança e recompensa do Senhor, comparando-os a flechas nas mãos de um guerreiro. Ele enfatiza a felicidade e a bênção de ter uma família abundante.

Versículo sobre família unida

Um versículo que destaca a importância da unidade familiar é Marcos 3:25:

Se uma casa estiver dividida contra si mesma, não poderá subsistir.

Na verdade este é um princípio sobre o perigo da divisão. Neste versículo, Jesus fala sobre a importância da unidade dentro da família, alertando que a divisão pode levar à ruína. Isso ressalta a necessidade de cooperação, amor e harmonia dentro do núcleo familiar.

Versículo sobre família viver em amor

Um versículo que enfatiza a importância da família viver em amor é 1 Pedro 4:8:

Acima de tudo, porém, tenham amor intenso uns para com os outros, pois o amor cobre uma multidão de pecados.

Aqui, o apóstolo Pedro exorta os crentes a terem amor intenso uns pelos outros, indicando que o amor é fundamental para manter relacionamentos saudáveis e harmoniosos dentro da família. Ele também destaca que o amor tem o poder de superar e perdoar as falhas e os erros dos outros, promovendo a unidade e o bem-estar na família.

Se gostou, então leia também:

Equipe Redação BP

Nossa equipe editorial especializada da Biblioteca do Pregador é formada por pessoas apaixonadas pela Bíblia. São profissionais capacitados, envolvidos, dedicados a entregar conteúdo de qualidade, relevante e significativo.
Botão Voltar ao topo