Revesti-vos de toda a armadura de Deus: O que significa e como usar a armadura de Deus descrita em Efésios 6

Antes de tudo, armadura de Deus é uma verdade importante para entender e aplicar em nossa vida. Afinal, é uma ordem na Bíblia, vestir toda a armadura de Deus.

Tive a oportunidade de passar um ano inteiro estudando e ensinando sobre o livro de Efésios. Foi uma das coisas mais impactantes que experimentei. Quero compartilhar algumas das coisas que aprendi, pois esclarecem o que realmente é a armadura de Deus em Efésios 6 e como você pode vesti-la.

Revesti-vos de toda a armadura de Deus

Efésios 6:14-17 descreve as 6 peças da armadura de Deus. 

Colocar toda a armadura significa acreditar em tudo o que Jesus fez (Efésios 1-3) e praticar na vida diária (Efésios 4-5). É viver no poder de tudo o que Deus fez em todas as áreas da vida, mesmo quando há desafios.

Em outras palavras, para entender corretamente a armadura de Deus em Efésios 6, você tem que olhar para o que os capítulos 1-5 de Efésios dizem. Tem que ser entendido em seu contexto correto.

Colocar toda a armadura de Deus não é principalmente uma técnica ou prestar atenção às trevas e ao mal. Não se trata de uma oração secreta, uma experiência espiritual mística ou técnicas de visualização. 

Resumindo, colocar a armadura completa de Deus é aplicar todo o Evangelho a toda a sua vida.

Toda a armadura é a expressão de sua total confiança em Deus e no que Ele fez por você por meio de Jesus Cristo. Sua vitória na guerra espiritual foi assegurada na cruz de Cristo e no sangue que foi derramado ali (Ap 12:11).

Um entendimento errado da armadura de Deus pode levar à confusão sobre o que é a vida cristã. Se retirado do contexto da Bíblia, pode distorcer os principais ensinamentos de Jesus.

Um dos maiores avivamentos da história da igreja primitiva ocorreu em Éfeso. O Evangelho foi para toda a região da Ásia Menor em 2 anos e milagres inusitados aconteceram para confirmar a mensagem de Jesus. 

Isso derrubou a adoração de uma deusa e muitas pessoas queimaram seus pergaminhos mágicos para seguir Jesus.

Tudo isso aconteceu por causa da mensagem do Evangelho que Paulo expôs em Efésios. O Evangelho alcançou o Império Romano. Como resultado, transformou a cultura da região sem envolvimento político direto, grandes orçamentos ou eventos. Era o grande poder do Evangelho, incluindo a correta aplicação dele através da armadura de Deus.

Neste artigo, vamos ver com mais detalhes o que significa vestir a armadura completa de Deus para que você possa aplicá-la corretamente à sua vida. 

A armadura completa deve trazer força, estabilidade e encorajamento para que possa receber tudo o que Deus tem para você.

O que significa vestir toda a armadura de Deus?

armadura de Deus - efesios 6

Toda a armadura de Deus é mencionada no capítulo 6, o último capítulo, da carta de Paulo aos Efésios.

Quando você entende Efésios 1-5, então você pode entender o que o ponto final de Paulo em Efésios 6 significa. 

Paulo começa no capítulo 6 com a palavra finalmente. Efésios 6 é o último ponto de Paulo na carta. Baseia-se no que ele tem falado nos 5 capítulos anteriores.

Finalmente, meus irmãos, fortalecei-vos no Senhor e na força do Seu poder. Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais resistir às ciladas do diabo.

Efésios 6:10-11
  • Em primeiro lugar, os primeiros 3 capítulos de Efésios explicam sua posição em Cristo. Descreve como você se assentou com Cristo nos lugares celestiais.
  • Em segundo lugar, Efésios 4 a 5 descrevem como você deve andar, ou viver, como um seguidor de Jesus. 
  • E por fim, Efésios 6 é a conclusão que descreve como você deve permanecer mesmo diante da oposição.

Colocar a armadura de Deus é primeiro entender todas as bênçãos espirituais com as quais Deus já o abençoou (Efésios 1:3). O primeiro capítulo descreve a maneira como Deus o abençoou.

As 12 bênçãos espirituais em Efésios 1 que estão relacionados com a armadura em Efésios 6

Em Cristo, você é…

  1. Abençoado com todas as bênçãos espirituais (v. 3)
  2. Escolhido para ser santo e irrepreensível (v. 4) 
  3. Predestinado (v. 5)
  4. Adotados como filhos (v. 5)
  5. Aceito no Amado (v. 6)
  6. Redimidos pelo Seu sangue, segundo as riquezas da Sua graça (v. 7)
  7. Perdoado de seus pecados (v. 7) 
  8. Dada sabedoria e entendimento de Sua vontade (v. 8-9)
  9. Dada uma herança (v. 11)
  10. Para trazer louvor e glória a Deus (v. 12)
  11. Selado com o Espírito Santo (v. 13)
  12. Garantia de herança até que sua redenção seja cumprida (v. 14)

Colocar a armadura completa é entender cada bênção, sem perder nenhuma peça. Deus lhe deu todas as bênçãos nos lugares celestiais e todas as bênçãos são necessárias.

Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos abençoou em Cristo com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais.

Efésios 1:3

Cada peça da armadura em Efésios 6 serve a um propósito diferente para protegê-lo, então você precisa vestir a armadura completa de Deus.

Da mesma forma, cada bênção em Efésios 1 aborda um ponto diferente de ataque que você pode experimentar. Seja um ataque contra sua fé, um pecado que faz você se sentir culpado ou confuso sobre o que fazer em sua vida. Veremos isso com mais detalhes abaixo quando olharmos para cada peça de armadura e que bênção em Efésios 1 corresponde.

Mas, como vestir a armadura de Deus? 

Você veste a armadura completa de Deus crendo no que Deus fez por você através de Jesus Cristo (Efésios 1-3) e vivendo os elementos da armadura em todas as áreas de sua vida (Efésios 4-5).

Guerra Espiritual e a Armadura de Deus

A razão de toda a armadura de Deus é porque você precisa dela para suportar as pressões espirituais que você vai enfrentar.

Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais resistir às ciladas do diabo.

Ef. 6:11

A armadura completa de Deus é o que o protege quando você tem dúvidas, medos e culpa. A maneira como você se posiciona contra as acusações do Inimigo é acreditar no que a Palavra de Deus diz sobre você.

Guerra espiritual é o termo que algumas pessoas usam para descrever essa batalha espiritual que Ef. 6 fala. 

A batalha é real e não pode ser ignorada, mas também são as armaduras e armas que Deus já lhe deu para que você possa enfrentar qualquer coisa que surja em seu caminho.

A guerra espiritual eficaz é centrada em Deus, não no Diabo.

A guerra espiritual na Bíblia está focada em Deus e no que Jesus fez por você.  

Jesus e os Apóstolos no Novo Testamento não estavam focados no diabo.

Efésios 6 não fala sobre se envolver diretamente com as forças espirituais nos reinos celestiais. Existem forças espirituais em lugares celestiais? Absolutamente. Ef. 6:12 até explica a hierarquia espiritual do reino das trevas.

O reino espiritual é real, mas maneira como você se envolve e responde ao ataque espiritual é concentrando-se em Deus e no que Jesus fez por você.

Uma ênfase errada na guerra espiritual pode levar à distração, impotência e confusão

Se a guerra espiritual é mal compreendida, focada em demônios ou tentando fazer com que outras pessoas mudem, é possível usar a guerra espiritual como uma desculpa e não lidar com os problemas reais subjacentes.

Por exemplo, se houver um problema em seu relacionamento com alguém, você pode querer apenas orar e fazer “guerra espiritual” para melhorar ou forçar a pessoa a mudar. Não é isso que a Bíblia ensina.

Se for uma questão relacional, você precisa conversar com a pessoa com humildade e sabedoria, não apenas orar e “fazer guerra espiritual”. 

Em outras palavras, você não pode usar a armadura de Deus em Efésios 6 sem praticar Efésios 5, vivendo a vida cristã que Jesus disponibilizou para você. É assim que você se envolve na guerra espiritual ao seu redor de acordo com a Bíblia.

Você foi abençoado com todas as bênçãos espirituais, você é um filho de Deus, você foi perdoado de todos os seus pecados. Agora, você pode enfrentar esse desafio de relacionamento, não importa qual seja o resultado e não importa como a outra pessoa responda.

Deus é um Libertador e Jesus liberta os cativos. 

Deus o livra da escravidão do pecado e do poder dele sobre sua vida. Clame a Jesus para libertá-lo e Ele o libertará. 

Muitas pessoas oram algo como “Deus tire minha raiva”. Então eles se sentem mal por terem ficado com raiva novamente em poucos dias. Se parar em uma oração, então eles não estão recebendo plenamente tudo o que Jesus disponibilizou para eles.

Jesus tem muito mais para você. Ele quer restaurar você e transformá-lo à Sua imagem.

Jesus morreu na cruz pela penalidade do pecado e pelo poder do pecado para controlar sua vida. A maneira de obter vitória é crendo no que Ele disse e abandonando seus velhos caminhos. Você se despoja do velho, se renove no espírito da sua mente e se revestirá do novo (Efésios 4).

A guerra espiritual não é pedir a Deus para tirar o seu pecado. 

Jesus fez isso na cruz. É aplicar a Palavra de Deus por causa do que Jesus fez. Recebendo Seu poder e enfrentando a luta, confiantes em Cristo e sendo transformados cada dia mais à imagem de Cristo.

A guerra espiritual não é um método secreto de oração para mudar uma pessoa, uma cidade, uma igreja ou uma nação. É a pregação do Evangelho de Jesus Cristo e a resposta correta a ele em arrependimento e fé que traz a verdadeira transformação.

O poder na guerra espiritual é a cruz de Cristo e o sangue que foi derramado ali. 

Dessa forma, como você aplica isso em sua vida diária é o que significa vestir a armadura completa de Deus.

E vocês, que estavam mortos em seus delitos e na incircuncisão de sua carne, Deus vivificou juntamente com ele, perdoando-nos todas as nossas ofensas, cancelando o registro de dívida que estava contra nós com suas exigências legais. Isso ele colocou de lado, pregando-o na cruz . Ele desarmou os governantes e autoridades e os colocou em vergonha aberta, triunfando sobre eles nele .

Colossenses 2:13-15

Onde na Bíblia fala sobre a armadura de Deus?

A Bíblia menciona a armadura de Deus em vários lugares.

  • Efésios 6:10-18
  • 1 Tessalonicenses 5:8
  • Romanos 13:12
  • Isaías 59:17

Efésios 6 dá a mais detalhada explicação e menção de toda a armadura de Deus na Bíblia. Ele descreve as 6 peças da armadura que veremos com mais detalhes na próxima seção.

1 Tessalonicenses 5:8 também menciona 2 das peças da armadura: a couraça da fé e do amor e o capacete da esperança da salvação

Romanos 13:12 diz para colocar a armadura da luz. Nessa passagem, vestir a armadura da luz é “revestir-se do Senhor Jesus Cristo” (Rm 13:14) e viver como Ele o chama a viver.

O que podemos tirar disso é que a importância da armadura de Deus não está tanto na analogia da armadura, mas no que cada parte faz. 

Em outras palavras, o ponto principal não é que a couraça seja justiça como em Efésios ou fé e amor em 1 Tessalonicenses. O ponto é que a justiça é importante, assim como a fé e o amor.

O ponto principal da armadura não é a analogia das peças individuais, mas a realidade e o poder das armas espirituais que Deus lhe deu.

Isaías 59:17 descreve o Senhor colocando 2 das peças da armadura que vemos em Ef. 6: Justiça como couraça e capacete da salvação na cabeça. 

Ele vestiu a justiça como uma couraça,

    e um capacete de salvação em sua cabeça;

ele vestiu roupas de vingança por roupas,

    e se envolveu em zelo como um manto.

Isaías 59:17

Então, por que a armadura de Deus é chamada assim na Bíblia? 

Não é só porque vem de Deus, mas é de Deus. Ele lhe dá Sua armadura para vestir. É realmente o que Ele veste.

Não é uma armadura que o homem possa fazer. É a armadura de Deus. Você não está tentando resistir à tentação com sua própria força ou força de vontade. Mas tudo está na força de Deus.

Quais são as 6 peças da armadura de Deus?

Em Efésios 6, as 6 peças da armadura de Deus são:

  1. Cinturão da verdade
  2. Peitoral da justiça
  3. Sapatos – prontidão do Evangelho da paz
  4. Escudo da fé
  5. Capacete da salvação
  6. Espada do Espírito

Algumas pessoas dizem que há uma sétima peça, que é orar o tempo todo no EspíritoIsso é uma coisa importante a fazer para resistir ao ataque espiritual, mas não está conectado a uma peça de armadura como as outras em Efésios 6.

Dessa forma, é mais correto dizer que orar no espírito é uma atividade que flui de vestir a armadura completa de Deus. Não é tecnicamente uma das peças da armadura.

Agora, vamos então ver cada peça da armadura de Deus com mais detalhes.

O que é o cinto na armadura de Deus?

Cinturão da Verdade

cinturão da verdade é a primeira peça da armadura de Deus mencionada em Efésios 6. 

Alguns estudiosos da Bíblia explicam que o cinto mantém todas as peças da armadura juntas. Outros dizem que o cinto na armadura romana fornece suporte ao soldado como um levantador de peso pode usar um cinto para reduzir o estresse nas costas.

O ponto principal do cinto não é a parte da armadura à qual ele está associado. Essa é a analogia. A questão é que precisamos viver na verdade.

Colocar o cinto da verdade significa colocar sua plena confiança na verdade de Deus e no que Ele diz. Significa que você valoriza a verdade de Deus mais do que as mentiras que o Acusador pode sussurrar ou gritar em seu ouvido. 

Você vai acreditar no que Deus diz sobre você ou você vai acreditar no Diabo, o enganador?

Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos abençoou em Cristo com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais,

Ef. 1:3

Você coloca o cinto da verdade quando diz: “Não estou confiando nas mentiras do inimigo. Acredito em tudo o que a Bíblia diz sobre o que Jesus fez por mim.” 

Ef. 1:3 diz que Deus lhe deu todas as bênçãos espirituais nas regiões celestiais em Cristo. Diz que você ressuscitou com Cristo e se assentou com Ele. Diz que você foi escolhido, adotado, redimido, perdoado e selado com o Espírito Santo.

Colocar o cinto da verdade significa escolher confiar no que Deus fez por você mais do que como você pode se sentir no momento.

Você está se perguntando se Deus ainda te ama? Em vez de olhar para si mesmo ou ouvir as mentiras do Acusador, escolha olhar para a cruz, onde Jesus morreu por você. É onde o amor de Deus foi totalmente demonstrado por você. É onde Jesus, a Verdade (João 14:6) morreu por você.

Se você sentir o peso da culpa e da vergonha porque caiu no mesmo pecado novamente, oque fará? Escolherá acreditar que Deus o ama por causa do que Jesus já fez por você? Confiará no amor de Deus por você porque Jesus já pagou o preço da penalidade do seu pecado? Então… você vai acreditar na verdade de Deus?

Se você crê na verdade de Deus, então você será capaz de resistir às ciladas do inimigo. Será como um cinto que o sustenta para que você possa ficar de pé.

O que significa a couraça da justiça?

Couraça da Justiça

A couraça da justiça é o que protege o núcleo do seu ser de todo ataque espiritual. O peitoral cobre o que está mais próximo do seu coração. 

Impacta se você anda com confiança como alguém que tem certeza do amor de Deus. Isso impacta como você se sente sobre si mesmo no nível do coração. 

Você coloca a couraça da justiça confiando no que Deus fez por você em Jesus. A justiça, o fato de que você é bom o suficiente para ser recebido por Deus, é um dom que é dado a você, não algo que você poderia ganhar por conta própria.

Porque, se por causa da transgressão de um só, a morte reinou por meio dele, muito mais os que recebem a abundância da graça e o dom gratuito da justiça reinarão em vida por meio de um só homem, Jesus Cristo.

Romanos 5:17

Você coloca a couraça da justiça quando pode dizer: “Eu não tenho que confiar na minha própria bondade. Eu confio em Jesus para ser justo por mim.” Deus aceita você e te ama por causa do que Jesus fez.

Colocar a couraça da justiça significa acreditar no que Efésios 1:4-6 diz sobre você. Você foi escolhido por Deus para ser santo e sem culpa perante Ele em amor, você foi predestinado para ser adotado por Deus, você é totalmente aceito por Deus através do Seu Amado, Jesus.

O que significa pés calçados com o evangelho da paz? 

Calçados nos pés na preparação do Evangelho da Paz

Em Efésios 6, a armadura de Deus inclui coberturas para os pés. Um equivalente moderno seria sapatos ou sandálias.

 É descrito como a preparação ou prontidão que vem do Evangelho da pazComo parte da armadura de Deus que o ajuda a resistir a qualquer ataque espiritual, é uma peça importante.

Mas em vossos corações honrem a Cristo Senhor como santo, estando sempre preparados para fazer uma defesa a quem vos pedir a razão da esperança que há em vós; ainda fazê-lo com gentileza e respeito

1 Pedro 3:15

Isso significa, portanto, que você sempre pode estar preparado para levar a mensagem da paz de Deus às pessoas ao seu redor. 

Deus se esforçou ao máximo para nos reconciliar consigo mesmo por meio de Cristo (2 Coríntios 5:18). Dessa forma, você agora é Seu embaixador. Você é o sal e a luz do mundo.

Os sapatos são de paz porque a paz de Deus é disponibilizada às pessoas através do que Jesus, o Príncipe da Paz, fez na cruz ao morrer pelo pecado. 

O Evangelho, ou Boa Nova, é que o pecado que separava as pessoas de Deus foi pago por Jesus. Através da fé em Cristo e recebendo este dom gracioso de Deus, pode haver paz e reconciliação com Deus.

Mas por que isso faz parte da armadura de Deus? 

Está lá como um incentivo para que, mesmo em tempos difíceis, você sempre possa compartilhar a mensagem do amor de Deus com as pessoas. 

Mesmo em tempos de desânimo ou mesmo perseguição, você pode permanecer e fazer a vontade de Deus. Você pode contar às pessoas sobre as Boas Novas de Jesus, o Evangelho da Paz.

Você coloca a preparação ou prontidão que vem do Evangelho da paz quando diz: “Senhor, estou pronto para ir quando e onde quer que você chame”.

O que significa o escudo da fé?

escudo da fé

O escudo da fé é a parte da armadura completa de Deus (Efésios 6) que protege você dos dardos inflamados do inimigo.

A fé é uma parte importante do seu relacionamento com Deus. É impossível agradar a Deus sem fé (Hb 11:6).

A fé é o que o ajudará a permanecer firme até o fim, quando estiver diante de Jesus, o fundador e consumador da nossa fé (Hb 12:2).

Tomar o escudo da fé significa colocar sua confiança pessoal em Deus em todas as circunstâncias.

Significa colocar sua fé no poder de Deus, Sua vontade e Seu desejo de realizá-lo no mundo e em sua vida.

Você pega o escudo da fé quando escolhe confiar em Deus mais do que em qualquer outra coisa.

Somente Deus é capaz de perdoá-lo, salvá-lo e terminar a obra que Ele começou em você.

Quando o inimigo atacar, será para tentar abalar sua fé e confiança em Deus. Ele virá para abalar sua confiança na Palavra de Deus, em Seu amor por você e em Seus planos para sua vida. Ele vem para abalar sua confiança em Deus.

Seus sentimentos e sua mente podem mudar, mas quando você escolhe pegar o escudo da fé, você se agarra firmemente ao Deus imutável, que é a fonte de tudo o que é bom (Tiago 1:17).

O que é o capacete da salvação na Bíblia?

capacete da salvação

O capacete da salvação é parte da armadura espiritual (Efésios 6) que aponta para a verdade de que Deus é Aquele que salva e liberta.

1 Tessalonicenses 5:8 também descreve esta peça de toda a armadura de Deus como o capacete da esperança da salvação.

Em Isaías 59:17, o Senhor coloca o capacete da salvação. Isso significa que Ele é quem salva e liberta. 

O mundo está em um estado de quebrantamento. A escuridão continuará a aumentar até que Jesus volte. Mas, você pode ter uma esperança na salvação de Deus que o ajudará a enfrentar qualquer problema nesta vida.

Este é o mesmo capacete que você está convidado a colocar. É a armadura de Deus.

Deus é Aquele que traz salvação ao mundo. O próprio nome de Jesus significa “o Senhor Salva”. 

O capacete da salvação traz proteção à sua mente e traz esperança, não importa o que aconteça nesta vida. A Boa Nova de Jesus traz esperança real. O Evangelho não é apenas que Jesus morreu e foi sepultado. Ele também ressuscitou. E Jesus retornará novamente no final desta era para trazer o Reino de Deus plenamente na terra (Apocalipse 21-22).

A salvação não é apenas ir para o céu quando você morre. É sobre Deus fazendo novas todas as coisas quando Jesus voltar (Ap 21:5).

Você coloca esse capacete da salvação quando coloca sua esperança totalmente em Deus. Olhe para Aquele que começou a obra de redenção e um dia a completará.

O que é a Espada do Espírito na Armadura de Deus?

espada do Espírito - efesios 6 - armadura de deus - estudo

Efésios 6 conclui a lista da armadura espiritual com a espada do Espírito, que é a palavra de Deus. 

Hebreus 4:12 também descreve a palavra de Deus como uma espada de dois gumes.

Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, mais afiada do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e discerne os pensamentos e intenções do coração.

Hebreus 4:12 (NVI)

A palavra de Deus traz verdade e liberdade ao âmago do seu ser. É uma arma que pode ser usada para destruir as obras astutas das trevas.

Jesus usou a palavra como uma espada três vezes em Mateus 4:1-11. Rebateu todas as tentações do Diabo com a Palavra. Respondeu a cada tentação dizendo: “Está escrito” e citou as Escrituras.

Mas ele respondeu: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus.

Mateus 4:4

Ao se comprometer a ler e obedecer a Palavra de Deus, você está usando a espada do Espírito. Deixe Deus trazer liberdade e libertação à sua mente e ao âmago do seu ser.

Você usa a espada do Espírito ao se envolver com a Palavra de Deus e se comprometer a seguir tudo o que Jesus ordena.

O que significa orar no Espírito em todas as ocasiões?

Orar no Espírito em todas as ocasiões é envolver seu coração com Deus no nível mais profundo do seu coração. 

Não é oração apenas na superfície, simplesmente pedindo coisas a Deus. Em vez disso, orar no Espírito é uma comunhão contínua com Deus. É um desejo de conhecer Seu coração e mente. Esta é a oração de Paulo em Ef. 1:17-23, que Deus lhe daria um espírito de sabedoria e revelação para que você pudesse conhecê-lo mais. 

Orar no Espírito é oração capacitada pelo Espírito de Deus. À medida que Ele toca seu espírito, você é capaz de permanecer em Cristo (João 15:4).

Orar no Espírito não é mencionado como uma das 6 peças da armadura completa de Deus, mas resulta de vestir a armadura de Deus. 

Depois de vestir toda a armadura de Deus, segue-se naturalmente que você estará orando no Espírito. Pegue a espada do Espírito, que é a palavra de Deus, e ore no Espírito.

Firme

O que significa permanecer firme na Bíblia? Efésios 6 dá a exortação para “ficar de pé” 3 vezes, nos versículos 11, 13 e 14. Ficar firme significa resistir e vencer as ciladas do diabo (Efésios 6:11).

Você pode ficar firme porque já está sentado com Ele (Efésios 1-2) e está andando de acordo com a Sua palavra (Efésios 4-6). 

Colocar toda a armadura de Deus não é pedir a Deus que pare a batalha. É estar na vitória de Jesus na Cruz e aplicá-la em sua vida diária. 

A Bíblia diz que haverá tensões, tribulações e até perseguição nos próximos dias antes da volta de Jesus (Mt 24:9-24). Mantenha-se firme, mantendo os olhos fixos em Jesus e Sua gloriosa liderança. Ele venceu o mundo!

Estas coisas vos tenho dito, para que em mim tenhais paz. No mundo você terá tribulação. Mas tenha coragem; Eu superei o mundo.”

João 16:33 (NVI)

 Autor David Kim, adaptado por Biblioteca do Pregador.

Botão Voltar ao topo