O que é a espada do Espírito e como devo usá-la?

A armadura de Deus na Bíblia é uma roupagem de proteção espiritual contra os esquemas do diabo. Os cristãos podem notar algo interessante: cada peça de armadura (com exceção de uma) é defensiva. As peças defensivas nos ajudam a bloquear os golpes de Satanás.

Temos apenas uma peça de armadura ofensiva, em vez de defensiva: a espada do Espírito, ou seja, a Palavra do Senhor (a Bíblia).

Todas as peças da armadura vêm de Deus, mas esta peça em particular é o próprio Deus, o Espírito Santo. É Logos, a mesma palavra usada para descrever Deus em João 1:1. 

Quando entramos na batalha, devemos nos armar com a Verdade de Deus, recusando-nos a ceder aos padrões do mundo. 

Neste artigo vamos mergulhar na natureza da espada do Espírito, como usá-la e muito mais. 

O que é a Espada do Espírito na Bíblia?

Lemos sobre a “armadura de Deus” em Efésios 6:10-18 (passagem abaixo):

“…Portanto, revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que, quando chegar o dia do mal, possais permanecer firmes e, depois de ter feito tudo, permanecer firmes. Fique firme então, com o cinto da verdade afivelado em sua cintura, com a couraça da justiça no lugar e com os pés equipados com a prontidão que vem do evangelho da paz. Além de tudo isso, tomai o escudo da fé, com o qual você pode extinguir todas as flechas flamejantes do maligno. Pegue o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus. E ore no Espírito em todas as ocasiões com todos os tipos de orações e pedidos. Com isso em mente, esteja alerta e sempre orando por todo o povo do Senhor.” 

A espada mencionada em Efésios pertence ao Espírito Santo. De natureza ofensiva e defensiva, uma espada pode proteger um soldado contra os golpes de um inimigo. Os soldados precisam saber como manejar corretamente uma espada para obter o máximo efeito.

Da mesma forma, não podemos abusar da espada do Espírito, ou nos colocaremos em perigo no campo de batalha espiritual. Sempre que usar a palavra de Deus para a ofensiva (esforços de evangelismo) ou defensiva (apologética), precisamos saber tudo o que pudermos sobre isso.

Esta espada tem a capacidade de atropelar quaisquer objeções ao cristianismo colocadas por Satanás. Um único texto pode nos tranquilizar quando o diabo nos assalta com golpes fortes.

O Espírito nos supre com esta espada através da Palavra. Como um treinador, ele nos ensina como usá-lo corretamente. 

Como Usamos a Espada do Espírito? 

Como Usamos a Espada do Espírito

Então, como usamos a Bíblia corretamente para divulgar o Evangelho e estar preparados para quaisquer perguntas ou dúvidas que possam surgir em relação às Escrituras?

1. Devemos Ler a “Espada” no Contexto

Uma das piores maneiras de usar sua espada é lê-la fora de contexto, ou ler nela seus próprios preconceitos culturais (isso é conhecido como eisegese). 

Por exemplo, digamos que você leia Filipenses 4:13 “Posso todas as coisas naquele que me fortalece”. 

Se você não conhece o contexto original deste versículo: Paulo, sofrendo na prisão, com um espinho (uma fraqueza) que Deus não remove, você pode interpretar de forma diferente. 

Você pode dizer: “Bem, eu posso fazer todas as coisas, então vou ganhar as Olimpíadas”. Não é isso que o versículo diz. 

Para manejar adequadamente essa arma, devemos aprender tudo o que pudermos sobre ela, incluindo o contexto de certas passagens.

2. Devemos aprender o máximo que pudermos sobre a espada

Como vamos fazer isso? Estudamos a Espada diariamente. Lemos nossas Bíblias, estudamos comentários e ouvimos sermões pregados sobre a palavra, para que possamos obter uma compreensão das Escrituras. 

1 Pedro 3:15 nos chama a estar prontos para dar uma razão para a esperança que temos. Mas se não tivermos um conhecimento sólido das Escrituras, talvez não possamos dar uma explicação adequada.

Os ateus e os de outras religiões muitas vezes distorcem as Escrituras ou apontam passagens ou problemas mais difíceis. Devemos estar prontos para dar uma resposta a essas perguntas difíceis, por meio do envolvimento com a Palavra de Deus todos os dias

Também devemos estar prontos para difundir o Evangelho, através da compreensão dele.

Um eunuco etíope, em Atos, lê uma porção da Escritura, mas não a entende. Felizmente, Filipe, um seguidor de Jesus, está na área e explica as Escrituras para ele, levando o homem a se converter ao cristianismo. 

Aprendemos as Escrituras para que possamos ajudar a esclarecer seu significado para os buscadores e aqueles que desejam entendê-las (Atos 8:26-40). 

3. Devemos pedir a Deus que se revele através da espada

Como mencionado anteriormente, nem sempre teremos todas as respostas. Mas, quando aceitamos Deus como Salvador de nossas vidas, seu Espírito Santo revela seu caráter e seu plano para nossas vidas através das Escrituras (1 Coríntios 2:10-15). 

Ao passar tempo com Deus em sua Palavra todos os dias, aprendemos mais sobre ele e nos aproximamos dele. 

Em suma, devemos vestir qualquer peça da armadura por meio da oração e do envolvimento regular com as Escrituras, incluindo a espada do Espírito.

O que Jesus diz sobre a Palavra de Deus? 

Jesus parece dizer muito sobre a Palavra de Deus. Ele usa a Palavra de Deus como uma defesa contra as tentações do diabo (Mateus 4:1-11). Ele frequentemente citou o Antigo Testamento em seus sermões, e que as palavras de Deus nunca passarão (Mateus 24:35, Mateus 5:18). Em outras palavras, eles são imutáveis, imutáveis ​​e atemporais. 

Ele diz que as Escrituras dão testemunho sobre ele (Jo 5:39), e obedecem às Escrituras. Ele parece dar uma grande importância a isso, pois as Escrituras falam a verdade (João 17:17, 2 Timóteo 3:16). 

Onde mais as figuras da espada são usadas na Bíblia?

figuras da espada são usadas na Bíblia

Hebreus 4:12 descreve a Palavra de Deus como uma espada de dois gumes. As Escrituras também descrevem que da boca de Deus vem uma espada, outro símbolo para a Bíblia (Apocalipse 19:15). 

O Salmo 149:6 descreve o louvor a Deus como uma espada de dois gumes.

Além de simbolizar a Palavra de Deus, a espada parece representar o castigo de Deus. Deus às vezes levantará sua espada contra os inimigos de Israel ou contra o próprio Israel quando eles forem vítimas do pecado. 

No entanto, a maioria dos cristãos associará a espada com a Bíblia. Deus tem a capacidade de penetrar até as pessoas mais teimosas através de sua Palavra. Ele vai direto ao coração e muda vidas completamente.  

Uma Oração Para Você Usar a Espada do Espírito 

Pai Celestial, equipa-me com a espada do Espírito hoje. Que eu esteja pronto para dar uma razão para a esperança que tenho dentro de mim. Sempre que o diabo lançar dúvidas ou distorcer as Escrituras, ajude-me a me lembrar do que sua Palavra realmente diz. Ao estudar sua Palavra hoje, ajude-me a ter em mente o contexto original da passagem, para não distorcer o significado por meio de meus próprios preconceitos culturais. Revele-me o significado da sua Palavra e como ela se aplica à minha vida hoje. Quer eu lute uma batalha ofensiva ou defensiva hoje, não me deixe sair sem a espada do Espírito, que é a sua Palavra. Em nome de Jesus, amém.

Deus só nos dá uma arma ofensiva na armadura espiritual: a espada do Espírito, a Palavra de Deus. Mas isso não nos deixa vulneráveis ​​no campo de batalha.

Na verdade, ele não poderia ter nos dado uma arma ofensiva e defensiva melhor. A Palavra do Senhor tem a capacidade de penetrar nos corações humanos teimosos, de abrir seus olhos para a verdade de Deus e de dar-lhes a oportunidade de aceitar o dom da salvação de Jesus.

A Palavra do Senhor também nos ajuda quando o diabo lança defesas contra o cristianismo. Ele pode nos fazer perguntas difíceis ou nos causar dúvidas, mas se nos envolvermos regularmente com a Palavra do Senhor, podemos nos lembrar de quem Deus realmente é. 

No entanto, se queremos manejar bem essa arma, temos que treinar adequadamente. 

Precisamos garantir que realmente entendemos o contexto original das passagens e não tirar partes das Escrituras fora de contexto, simplesmente para apoiar preconceitos culturais que possamos ter.


Autora Hope Bolinger, adaptado por Biblioteca do Pregador.

Botão Voltar ao topo