10 maneiras de arranjar tempo para a Palavra de Deus

“Estude este Livro de Instruções continuamente. Medite nele dia e noite para ter certeza de obedecer a tudo o que está escrito nele. Só então você prosperará e terá sucesso em tudo o que fizer.” Josué 1:8

Todo mundo sabe que você deve “ler sua Bíblia“. Mas para alguns, é mais fácil falar do que fazer.

Talvez você tenha sido o jovem adulto que se lembra de ser capaz de registrar algumas horas por dia estudando a Bíblia. Como um leitor ávido com muita paixão, você foi capaz de passar rapidamente pelos planos de leitura, mas depois “amadureceu”. 

Talvez depois que se casou, você esperava que com seu cônjuge, juntos, continuassem o ritual matinal de uma hora de silêncio. Mas com o tempo você desistiu desse sonho porque percebeu que seu cônjuge preferiria consumir revistas do que estudar livros e a Bíblia.

Se você é pai ou mãe, provavelmente teve que deixar de lado suas expectativas do momento ideal de silêncio quando entrou nos primeiros anos de criação dos filhos. Aqueles dias de pouco sono e ainda menos tempo para interesses pessoais. Foi-se a época de ler vagarosamente ou mergulhar fundo em um texto. 

Talvez você tenha até limpado a poeira da sua preciosa Bíblia de Estudo NVI e chorado. Você simplesmente não consegue mais encontrar tempo e realmente pergunta se é possível fazer da leitura da Bíblia a prioridade que era antes.

Mas a boa notícia é que você pode! É possível. Apenas parecerá diferente do que você está acostumado. O tempo será mais difícil de lutar, mas muito mais gratificante.

Você sairá revigorado se aprender a ajustar suas expectativas e adotar algumas dessas dicas:

1. Comprometa-se com a qualidade sobre a quantidade

Repita esta verdade: “algum é melhor que nada”. 

Se você só consegue ficar sentado em silêncio por cinco minutos ou passar pelos evangelhos em um ritmo de três versículos de cada vez, lembre-se de que ler pouco é melhor do que não ler nada.

Comprometa-se a se concentrar no tempo de leitura de qualidade, em vez de ficar sobrecarregado por horários que o deixam lutando para acompanhar e sempre se sentindo menos. 

2. Ouça em vez de ler

Longe vão os dias da Bíblia da família gigante que é tão difícil de entender quanto de mover. Com a tecnologia de hoje, não faltam maneiras de absorver a palavra de Deus. 

Experimente estas alternativas à leitura: ouça a Bíblia em áudio, baixe sua tradução favorita ou coloque fones de ouvido para ouvir a palavra enquanto se exercita.

Em vez de ouvir fragmentos desconexos do sermão de domingo, você ouvirá um livro inteiro de cada vez, que é como o povo de Deus experimentou pela primeira vez as palavras de Deus. A Bíblia foi feita para “ser ouvida”. Experimente e se refrigere. 

3. Abrace uma nova rotina

Nós, humanos, somos criaturas de hábitos, então, se algo funcionou bem no passado, tendemos a evitar tentar coisas novas. 

Mas quando as circunstâncias mudam, devemos estar dispostos a mudar. Em vez de ser o madrugador que salta da cama às 5 da manhã para entrar na Palavra, talvez você precise abraçar algo novo. 

Talvez você descubra que o estudo na hora de dormir, as leituras na hora do almoço ou as pausas bíblicas do meio-dia funcionarão bem para sua época de vida. 

Esteja disposto a abraçar algo diferente. Pode funcionar ainda melhor do que sua rotina anterior. 

4. Altere o local

Semelhante ao último ponto, talvez você precise encontrar um lugar diferente para fazer sua leitura da Bíblia acontecer. 

Talvez você tenha sentido que a Bíblia se tornou antiga. Uma mudança de cenário pode ser exatamente o que você precisa para essa nova perspectiva. 

Tente levar seu estudo bíblico para um café, um parque na hora do almoço ou no carro enquanto estiver aguardando alguém. 

Se você preferir estudar em casa, mudar o local pode ser tão simples quanto manter sua Bíblia na mesa de cabeceira e pegá-la logo pela manhã. 

Tente sair da sua zona de conforto físico e veja novas revelações que você descobrirá.

5. Peça responsabilidade

A maioria das coisas na vida se tornam alcançáveis ​​quando as fazemos com outra pessoa. Ler a Bíblia não é diferente de treinar ou dominar uma habilidade. Pode ser divertido, mas nem sempre será fácil. 

Mesmo os atletas mais obstinados têm dias ou temporadas em que não querem fazer as coisas difíceis necessárias para treinar, e é por isso que eles têm uma equipe para incentivá-los. 

Encontre um amigo, pergunte ao seu cônjuge ou junte-se a um grupo que se compromete a ler a Bíblia juntos. 

Reserve um tempo para fazer check-in regularmente e fazer perguntas por mensagem de texto ou durante o café uma vez por semana. 

Você pode até usar seu telefone para definir lembretes e acompanhar seu progresso. Seja como for, comprometa-se com um plano. 

Pode ser alguns capítulos por dia ou um livro por mês. A quantidade não importa, mas, a consistência sim.  

6. Faça disso uma prioridade

Em vez de assistir a episódios de seu programa favorito da Netflix depois que as crianças vão para a cama, curta um episódio e depois vá para a cama com sua Bíblia. Ou tente manter a TV desligada até ler a Bíblia. 

Se você é alguém que sempre quis se levantar e começar o dia com tempo na Palavra, mas está lutando para abrir as pálpebras à luz do amanhecer, precisa repensar seus objetivos. 

Se você não é uma pessoa matinal, encontre outra hora no dia. Mas se as primeiras horas são a melhor hora para você, talvez você deva priorizar ir para a cama em um horário decente para poder acordar sem precisar apertar o botão soneca três vezes. 

7. Torne-a portátil

Por que não experimenta manter sua Bíblia com você o tempo todo? Isso é fácil se você tiver um smartphone ou uma Bíblia de bolso que possa guardar na bolsa ou deixar no carro. 

Puxe-a para fora durante os períodos de inatividade ao longo do dia, como: sentado na fila da carona, seu horário de almoço ou na sala de espera antes de um compromisso. 

Em vez de pegar seu telefone para rolar sem pensar pelas mídias sociais, pegue sua Bíblia e continue de onde parou. Você ficará surpreso com o quanto todos esses momentos irão somar. 

8. Memorize

Às vezes, estamos tão preocupados com a leitura rápida da Bíblia que não retemos o que estamos lendo. 

Vivemos em um mundo onde nossos olhos consomem muito material, mas a informação nem sempre chega ao nosso coração. 

Se a qualidade sobre a quantidade é o seu objetivo, aqui estão algumas dicas para memorizar a Palavra: comece com um versículo, familiarize-se bem com ele, leia-o em várias traduções, escreva-o e coloque-o em algum lugar onde você o veja com frequência. 

Medite nessa passagem bíblica até que ela se torne viva dentro do seu coração. 

9. Faça disso um assunto de família

Se queremos que nossos filhos cresçam e desejem amar a palavra, precisamos modelá-la para eles. 

Em vez de fugir ou acordar mais cedo do que todo mundo, encontre uma maneira de incorporar seu tempo bíblico ao tempo da família. 

Vocês podem conversar sobre uma história bíblica juntos no café da manhã ou no jantar. Você também pode ler com seus filhos mais velhos enquanto os mais novos cochilam. 

Escolha um estudo que você possa fazer com seus filhos mais velhos para que você não apenas os ensine a fazer da Bíblia uma prioridade, mas também mostre como examiná-la.

10. Torne-se um estudante especialista

Torne-se um estudante experiente, não se esquivando de livros difíceis da Bíblia ou ignorando as seções que você já leu mil vezes. Cave o tesouro dentro dessas páginas. 

Um versículo pode ser transformador se nosso objetivo é ouvir a voz do Espírito Santo, em vez de verificar algo da nossa lista de tarefas. Lembre-se, é sobre o quanto você absorve a Palavra, não quantas vezes você a leu. 

Pai, ensina-nos a amar a Tua Palavra. Ajude-nos a ter tempo para isso, assim como fazemos tudo em nossas vidas que é uma prioridade. Que possamos ouvir Sua voz toda vez que abrirmos nossas Bíblias. Nos dê Sua revelação e discernimento divinos. Mostre-nos onde podemos arranjar tempo e nos envolva com outros que são apaixonados por conhecer Sua Palavra para que possamos cavar fundo e crescer juntos. Ajude-nos a fazer mudanças onde pudermos e nos dê coragem para sair de nossas zonas de conforto e entrar em um lugar onde possamos nos conectar melhor com o Senhor. Em nome de Jesus, Amém.

Autora Malinda Fuller.

Botão Voltar ao topo