O que é um “escudo da fé” e como uso o meu?

Na igreja, podemos ter ouvido falar sobre os elementos da “armadura de Deus”, mas nunca examinamos profundamente cada peça individual da armadura. Claro, a armadura de Deus não é uma armadura literal. Não é um conjunto físico de equipamento que um pastor entrega.

Sua armadura de Deus é metafórica, no entanto, o ajuda a bloquear os golpes do diabo, conforme descrito em Efésios 6:10-18:

“Finalmente, seja forte no Senhor e em seu grande poder. Vista toda a armadura de Deus, para que você possa se posicionar contra os esquemas do diabo. Pois nossa luta não é contra carne e sangue, mas contra os governantes, contra as autoridades, contra os poderes deste mundo tenebroso e contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais.

Portanto, revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que, quando chegar o dia do mal, possais permanecer firmes e, depois de ter feito tudo, permanecer firmes.

Fique firme, então, com o cinto da verdade afivelado em sua cintura, com a couraça da justiça no lugar e com os pés equipados com a prontidão que vem do evangelho da paz. Além de tudo isso, pegue o escudo da fé, com o qual você pode extinguir todas as flechas flamejantes do maligno. Pegue o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus.”

Embora pareça estranho que precisamos vestir armaduras desse tipo, muitas vezes esquecemos que uma batalha espiritual é travada em torno de nós todos os dias (2 Coríntios 10:4).

E se não colocarmos nossa armadura, nos deixamos em uma posição vulnerável no campo de batalha espiritual.

Vamos, portanto, nos concentrar em um elemento da armadura de Deus em particular: o escudo da fé.

O que é o escudo da fé na Bíblia?

Quando imaginamos um escudo, podemos pensar em um que o Capitão América segura, ou uma borda circular que pode proteger a parte superior do tronco na melhor das hipóteses.

Mas quando Paulo escreveu essa passagem em Efésios, ele provavelmente tinha imagens diferentes em mente.

Os escudos romanos, dependendo do tipo, podiam proteger boa parte do corpo. Especialmente na legião romana, um soldado podia proteger a maior parte de seu corpo com seu escudo (com exceção das pernas e pés).

O escudo da fé, da mesma forma, cobre nossos pontos mais vulneráveis: especialmente nosso coração. Além disso, este escudo pesado pode suportar o impacto de golpes de fogo do diabo.

O escudo nesta passagem deve proteger todo o comprimento do corpo das flechas flamejantes do diabo. De fato, o comentário, de MacLaren , sugere que a palavra usada para escudo aqui tem uma raiz semelhante à palavra “porta”. Ou seja, este escudo cobriria todo o corpo.

Na época em que Paulo escreveu essa passagem, os soldados ateavam fogo com flechas como tática de batalha. Qual era a única maneira de extingui-los e proteger todo o corpo? Por ter um escudo provavelmente tão longo quanto uma porta.

O que as flechas flamejantes (Salmo 7:13, Salmo 120:4) representam?

Muitos sugeriram que essas setas representam “dúvida”. Outros disseram que essas flechas podem representar qualquer coisa que impeça nosso crescimento espiritual, como descontentamento ou medo.

Não importa quais flechas o diabo use para nos atacar, precisamos pegar o escudo da fé para nos proteger de seus ataques.

Como assumimos o escudo da fé?

A passagem acima de Efésios 6 deixa claro que precisamos colocar todas as peças da armadura por meio da oração.

Mas o escudo da fé parece se destacar das outras peças da armadura. Chegamos à batalha com as outras peças já em nosso corpo, mas temos que “ tomar ” o escudo da fé. O que isso significa?

Seguramos nossa fé como um escudo. Temos que escolher deliberadamente a fé em todas as circunstâncias. Isso significa que quando encontramos dúvidas, ou quando encontramos uma passagem da Bíblia que nos incomoda, escolhemos nos apegar à fé.

Temos que ter em mente que a fé não é uma crença cega. Mas a fé vem quando temos evidências suficientes para tomar uma decisão informada.

Então, como podemos tomar o escudo da fé? Oramos para que Deus nos arme com ela em todas as circunstâncias, e escolhemos aceitá-la, mesmo quando o diabo continua disparando flechas de dúvida e engano.

Como a fé é como um escudo?

O escudo faz muito mais do que receber golpes de flechas. O escudo romano típico poderia empurrar de volta contra o inimigo e, quando os soldados se aglomeravam, poderia formar uma barreira protetora.

Como vemos isso em termos de fé?

A fé não pode apenas nos proteger dos golpes do diabo. Também pode nos ajudar a lutar contra ele.

Por exemplo, quando Satanás tenta Jesus, Ele usa seu conhecimento das Escrituras (evidência de Deus) como um ato de fé e se opõe às provocações de Satanás (Mateus 4:1-11). Também podemos vê-lo na defesa da fé cristã.

Em segundo lugar, podemos extinguir as flechas. A fé não apenas pode lidar com o impacto delas, mas também pode impedir mentiras. As pessoas podem dizer: “Deus não é realmente bom”. ou “Deus não é todo-poderoso”. Mas com nosso escudo de fé, podemos extinguir imediatamente qualquer mentira que encontrarmos.

Terceiro, quando nos unimos com outros cristãos, fortalece nossa fé. Quando temos comunhão com os crentes e ajudamos uns aos outros, formamos uma barreira mais forte contra o diabo.

O que Jesus diz sobre a fé?

Jesus tem muito a dizer sobre a fé.

Ele diz que tudo o que pedirmos em oração, receberemos, se tivermos fé (Mateus 21:22), implicando que o que pedimos é voltado para o plano de Deus para nossas vidas.

E aqueles que têm fé tão pequena quanto um grão de mostarda tem a capacidade de mover montanhas (Mateus 17:20).

A fé ajuda a curar o cego (Mateus 9:29), cura o servo do centurião (Mateus 8:5-13), e expulsa os espíritos imundos (Marcos 9:23-25).

Na verdade, Jesus colocou uma grande ênfase na fé em todo o seu ministério. Pois, Ele não se importava com rituais. Mas Ele simplesmente se importava com a fé.

Onde mais as imagens do escudo são usadas na Bíblia?

Vemos o escudo em ação em outros lugares da Bíblia.

Deus diz a Abraão que Ele é seu escudo (Gênesis 15:1, Salmo 33:20). Ele também se refere a si mesmo como o escudo de Israel (Dt 33:29).

A Bíblia deixa claro que o escudo vem de Deus e somente de Deus, e o escudo nos protege.

Embora Deus não nos proteja de tragédias ou perdas, ele pode nos dar fé quando mais precisamos. Se crermos, ele nos ajudará em nossa incredulidade.

Uma oração para você pegar o escudo da fé

Pai Celestial,

ajuda-me a tomar o escudo da fé. Vivemos em um mundo onde o diabo lançará suas flechas de discórdia, dúvida e engano em qualquer chance que possa ter.

Arme-me hoje com o escudo da fé para que eu possa apagar suas flechas e espalhar o seu Evangelho para aqueles que precisam ouvi-lo.

Senhor, ajude-me quando duvido de sua bondade, sua graciosidade e quem Tu és.

Em nome de Jesus, Amém.

Precisamos tomar o escudo da fé em todas as circunstâncias. Se o deixarmos cair por qualquer motivo, nos deixamos muito vulneráveis ​​aos ataques do inimigo. O escudo da fé vem somente de Deus, e precisamos pedir que nos arme com ele para ajudar a nos proteger do diabo.

Também precisamos considerar a formação. Quando levantamos escudos juntos, estamos mais protegidos. Se alguma vez lutarmos com dúvidas, precisamos ir aos irmãos crentes e ajudar a orientar uns aos outros em nossos momentos mais sombrios.

Outras peças da armadura de Deus:

Calçados nos pés na preparação do Evangelho da Paz

Couraça da Justiça

Capacete da Salvação

Cinturão da Verdade

Espada do Espírito

Botão Voltar ao topo