O que é a Couraça da Justiça? E como usá-lo na guerra espiritual

Lemos sobre a “armadura de Deus” em Efésios 6:10-18 com a couraça da justiça mencionada no versículo 13: 

Finalmente, seja forte no Senhor e em seu grande poder. Vista toda a armadura de Deus, para que você possa se posicionar contra os esquemas do diabo. Pois nossa luta não é contra carne e sangue, mas contra os governantes, contra as autoridades, contra os poderes deste mundo tenebroso e contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais. 

Portanto, revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que, quando chegar o dia do mal, possais permanecer firmes e, depois de ter feito tudo, permanecer firmes. Fique firme, então, com o cinto da verdade afivelado em sua cintura, com a couraça da justiça no lugar e com os pés equipados com a prontidão que vem do evangelho da paz. 

Além de tudo isso, tomai o escudo da fé, com o qual você pode extinguir todas as flechas flamejantes do maligno. Pegue o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus. E ore no Espírito em todas as ocasiões com todos os tipos de orações e pedidos. Com isso em mente, esteja alerta e sempre orando por todo o povo do Senhor.

Couraça da Justiça na Armadura de Deus

Não deveria nos surpreender que os soldados precisem usar uma couraça para entrar em uma batalha. Esse tipo de armamento protege órgãos vitais, presos por um cinto.

Mas, como era um peitoral romano? Certamente não é o mesmo que um colete à prova de balas que os soldados usam agora. Embora esse tipo de armadura não pudesse desviar balas (uma invenção que não seria armada em suas primeiras formas até os anos 1300), eles protegiam um soldado de espadas e flechas no campo de batalha.

Dependendo do período de tempo em Roma, um soldado usaria um tipo diferente de peitoral. 

Nos tempos romanos anteriores, parecia metal, aderindo à forma do corpo do soldado. Mais tarde, parecia mais cota de malha e couro, com mais flexibilidade e cobertura.

Não importa a que tipo de couraça Paulo está se referindo na passagem da armadura de Deus, ele reconhece a importante necessidade de ter nossos sinais vitais cobertos de justiça.  

A justiça, que é a santidade perfeita de Cristo, vem somente de Deus. Justiça é ser correto aos olhos de Deus. Em essência, uma vida perfeita. Para fugir das armadilhas da tentação e do pecado que Satanás preparou e seguir o plano de Deus para nossas vidas. 

Como todas as outras peças da armadura de Deus, elas só podem vir de nosso Salvador. Não podemos de alguma forma criar o cinto da verdade, a couraça da justiça ou o capacete da salvação por nossa própria vontade. 

O que é a couraça da justiça na Bíblia?

Como um peitoral romano, este peitoral protege espiritualmente nossos órgãos vitais. Sempre que entrarmos no campo de batalha, Satanás tentará perfurar nossas áreas mais vulneráveis. Portanto, Deus nos arma com a couraça da justiça para impedir que Satanás dê um golpe fatal.

Esta justiça, a santidade e perfeição de Deus, vem a nós através da morte e ressurreição de Jesus na cruz. Porque Jesus toma nosso lugar, ele oferece uma cobertura de justiça para bloquear os ataques do diabo em nossos corações e almas.

Embora emitida no momento em que um pecador se arrepende, a passagem em Efésios pretende nos encorajar a vestir a armadura regularmente, não apenas como um acordo único. Mas espere, você pode dizer, eu pensei que uma vez que fomos salvos, sempre seremos salvos?

Sim, mas justiça não significa fazer uma oração uma vez e continuar com nossas vidas como se nada tivesse mudado. 

A justificação vem através de um compromisso único com Cristo. A santificação, o ato de Deus nos moldando para nos tornarmos mais semelhantes a ele, acontece ao longo da vida. 

O Peitoral Enfoca o Processo de Santificação 

A justiça implica fazer uma escolha de se envolver regularmente com as Escrituras e passar tempo com Deus. Portanto, quando nos deparamos com tentações e dúvidas no campo de batalha, viemos totalmente equipados para combatê-las, com a armadura de Deus. 

Quando continuamente colocamos a couraça da justiça, nós a seguramos com o cinto da verdade, para manter a couraça no lugar. O cinto da verdade vem de Deus. Aprendemos sobre a própria Verdade e ignoramos as meias verdades deste mundo que vêm de Satanás.

Uma vez que tenhamos a couraça da justiça no lugar, podemos combater as armadilhas que Satanás armou para nós, que tentam nos desviar do caminho.  

Como Usamos a Couraça da Justiça? 

Quando usamos a couraça da justiça, devemos primeiro aceitar que a justiça não vem de boas obras (Isaías 64:6). Não importa nossa frequência na igreja, quanto serviço comunitário fazemos ou o quanto lemos a Bíblia. Se não trilharmos o caminho que Deus colocou diante de nós, nossas “boas obras” não terão valor.

Dito isto, uma vez salvo, Deus nos dá o Espírito Santo para nos guiar no caminho da justiça, longe do pecado.

Usamos esta couraça da justiça:

1. Voltando-se para Deus quando enfrentamos a tentação

Tiago 4:7 nos chama a nos submetermos a Deus. Se resistirmos ao diabo, ele fugirá de nós. Sempre que encontramos tentações, precisamos nos voltar para Deus. 

2. Guardando nossos corações contra os esquemas do diabo

A couraça protege nosso coração, nosso órgão mais vital. Em uma compreensão cristã, é a fonte da vida (Provérbios 4:23). 

Satanás é a fonte da morte. Se colocarmos a couraça da justiça, evitamos os golpes que levarão à morte espiritual, que vem do pecado. 

3. Evitar o que pode nos enlaçar (Mateus 5:30)

 Sabemos o que pode desencadear os pecados com os quais lidamos pessoalmente. Talvez seja um certo lugar, um certo grupo de pessoas, uma certa atividade. Não importa qual seja o caso, precisamos evitar, se possível, qualquer coisa que possa nos induzir ao pecado. 

Às vezes, isso pode nos tornar o homem estranho, desmancha-prazeres ou perdedor, mas temos nossa caminhada espiritual em jogo. É melhor evitar algo que pode nos afastar de Deus do que comprometer nossa segurança espiritual.

O que Jesus diz sobre a justiça? 

Visto que a justiça vem somente de Jesus, ele tinha algumas coisas a dizer sobre o assunto enquanto estava aqui na terra.

Jesus diz o seguinte sobre justiça:

Devemos buscar a justiça (Mateus 6:33). Quando aceitamos Jesus como nosso Salvador, devemos desejar ativamente uma vida transformada e santificada.

Aqueles que têm fome e sede de justiça serão satisfeitos (Mateus 5:6). Aqueles que desejam buscar a Deus e buscar vidas justas encontrarão tais vidas por meio dele.

A justiça vem somente por meio de Jesus Cristo (Jo 3:16). Afinal, ninguém é justo (Romanos 3:10). Não podemos alcançar o viver correto e a salvação por nós mesmos. 

Onde mais as figuras do peitoral/justiça são usadas na Bíblia?

Na verdade, Paulo usa a couraça para descrever outras virtudes: a couraça da fé e do amor (1 Tessalonicenses 5:8). A fé e o amor também são elementos cruciais na caminhada de um cristão. Vemos a fé em ação em nosso artigo de escudo de fé, e sem amor, nossas obras não têm sentido (1 Coríntios 13:1).

Quanto à justiça, a Bíblia tem vários símbolos para representá-la. Os cristãos podem facilmente identificar a cruz como uma delas, pois Cristo nos dá justiça por meio de sua morte e ressurreição.  

Jeremias 23:5 descreve Jesus como um “ramo justo”. Ao longo do Antigo e do Novo Testamento, vemos imagens de ramos e plantas em relação a Deus (João 15). 

Romanos 6:18 descreve os cristãos como escravos ou servos da justiça. Nós costumávamos ser escravos do pecado, mas agora servimos a um mestre diferente. E do fruto da justiça vem a árvore da vida (Provérbios 11:30).

A Bíblia deixa claro. Por meio da justiça, encontramos vida e alegria abundantes. 

Uma Oração para a Proteção da Couraça da Justiça 

Pai Celestial,

ninguém é justo, nem um. Mas o Senhor nos deu o dom da justiça para seguir o caminho que nos colocou diante de nós e evitar as armadilhas da tentação e do pecado armadas pelo diabo. 

Ajude-me a persegui-lo hoje. Sempre que eu encontrar tentação, ajude-me a encontrar uma saída. Afaste-me de situações ou lugares que possam me tentar mais a pecar e, quando eu for tentado, lembre-me de sua bondade e de que você é o caminho da vida. 

Não importa o que essas tentações possam prometer, elas não podem me prometer vida eterna, alegria ou amor, que vem somente de Ti. Arme-me com a couraça da justiça hoje, para que eu esteja pronto quando Satanás desferir fortes torrentes de golpes no campo de batalha. 

Em nome de Jesus, Amém.

A justiça vem somente de Deus, mas a vida justa não é um negócio feito de uma só vez. Temos que fazer um compromisso consciente de pedir a Deus todos os dias que nos afaste da tentação e do pecado, e nos guie para sermos mais como ele a cada dia. 


Autora Hope Bolinger.

Outras peças da armadura de Deus:

Calçados nos pés na preparação do Evangelho da Paz

Cinturão da Verdade

Capacete da Salvação

Escudo da Fé

Espada do Espírito

Botão Voltar ao topo