O que é um “capacete da salvação” na armadura espiritual?

“Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais resistir às ciladas do diabo, porque a nossa luta não é contra a carne e o sangue, mas contra os principados, contra as autoridades, contra as potestades deste mundo tenebroso e contra os forças espirituais do mal nas regiões celestiais. Portanto, revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que, quando chegar o dia do mal, possais resistir… tomai o capacete da salvação” Efésios 6:10-18

Lembro-me de um dos meus professores de Bíblia no ensino médio ter dito: “Você tem que vestir cada peça da armadura, exceto o capacete da salvação. Se você é cristão, está armado com isso permanentemente desde o início.” 

No entanto, nunca pareceu fazer sentido para mim: por que Paulo aconselharia os cristãos a colocar esse capacete se eles já o tinham desde o início? 

Embora isso possa trazer um debate sobre se alguém pode perder sua salvação ou não, livros e artigos inteiros foram dedicados a esse assunto. E este artigo não pode nem de longe cobrir a amplitude desse assunto.

Este artigo procurará se aprofundar no “capacete da salvação” como uma peça crucial da armadura de Deus sem mergulhar em um estudo da doutrina da salvação. 

Para entender algumas das respostas que a Soteriologia busca, leia Tito 3:5-8. Explica como somos salvos, renascidos e renovados pela graça de Deus, não por “fazer obras de justiça”.

Por que o Capacete da Salvação é uma Armadura Tão Crucial?

Para qualquer um de nós que tenha visto o filme O Resgate do Soldado Ryan, há uma cena em que um soldado tira o capacete para analisar uma bala que acabou de acertá-lo. No momento em que o faz, um soldado se aproveita e atira em sua cabeça exposta, matando-o instantaneamente. 

Da mesma forma, o capacete da salvação nos protege espiritualmente de um poderoso golpe de dúvida do diabo. 

Sem o capacete, ficamos expostos no campo de batalha espiritual. 

Onde fala sobre isso na Bíblia?

Lemos sobre a armadura de Deus em Efésios 6:10-18:

Finalmente, seja forte no Senhor e em seu grande poder. Vista toda a armadura de Deus, para que você possa se posicionar contra os esquemas do diabo. Pois nossa luta não é contra carne e sangue, mas contra os governantes, contra as autoridades, contra os poderes deste mundo tenebroso e contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais. 

Portanto, revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que, quando chegar o dia do mal, possais permanecer firmes e, depois de ter feito tudo, permanecer firmes. Fique firme, então, com o cinto da verdade afivelado em sua cintura, com a couraça da justiça no lugar e com os pés equipados com a prontidão que vem do evangelho da paz. 

Além de tudo isso, tomai o escudo da fé, com o qual você pode extinguir todas as flechas flamejantes do maligno. Pegue o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus. E ore no Espírito em todas as ocasiões com todos os tipos de orações e pedidos. Com isso em mente, esteja alerta e sempre orando por todo o povo do Senhor.

O que é o capacete da salvação na Bíblia?

Agora, o capacete da salvação (Efésios 6:17) de acordo com meu professor de Bíblia do ensino médio é dado a um cristão desde o início de sua jornada. O comentário de John Gil parece se alinhar com essa visão. 

A versão árabe da frase, da exposição de Gil da Bíblia é “o capacete do Salvador”. Em outras palavras, nós nos vestimos com o próprio Cristo. Cristo protege nossas cabeças (e todo o nosso ser) da morte espiritual.

Cabeça, simbolicamente na Bíblia, tende a significar a pessoa inteira. É a parte mais essencial de uma pessoa, na Bíblia. 

As pessoas colocavam as mãos na cabeça de uma pessoa quando essa pessoa estava sendo abençoada (Mateus 19:15). Maldições cairiam sobre a cabeça de alguém (Gn 49:26). Quando Jesus esmaga a cabeça da serpente (Gn 3:15), ele dá um golpe grave e irrevogável. Ele essencialmente o destrói completamente. 

Portanto, devemos proteger a cabeça a todo custo, colocando a salvação. Colocando Jesus. 

Mas se colocamos a salvação desde o início de nossa jornada, então por que parece que Paulo aqui está nos dizendo para colocar o capacete regularmente? 

A salvação (ou justificação) é uma coisa única. Não temos que continuar repetindo a oração do pecador repetidamente até que ela “grude”. 

Então, como colocamos o capacete da salvação se já temos a salvação? 

A passagem, de acordo com as notas explicativas de Wesley, também parece focalizar a esperança da salvação. 

Temos confiança de que Deus trabalhará em nós e através de nós, e nos oferecerá “amor perdoador” se o seguirmos. 

Então, em essência, colocamos esperança em nossas cabeças todos os dias.  

Como Pegamos o Capacete da Salvação?

No exército romano, o capacete seria o último.

Mas, por que não primeiro? Afinal, se um soldado sofresse ferimentos na cabeça, o resto da armadura seria supérfluo. 

A salvação é uma proteção que vem somente do Senhor. Não podemos “colocá-la”. Ele coloca a salvação em nós. No entanto, temos que colocar o capacete da salvação todos os dias: e esse é o capacete da esperança da salvação. 

Em outras palavras, o diabo gosta de nos atormentar com dúvidas sobre nossa salvação, injetar ideias mundanas (Romanos 12:1-2) e nos fazer focar no minuto em vez da eternidade. 

O capacete da salvação nos protege disso. O capacete tem o propósito de nos assegurar a salvação. Ajuda-nos quando entramos no campo de batalha da mente, onde o diabo pode desferir golpes duros, às vezes fatais. 

Se o diabo nos atormentar com dúvidas sobre nossa posição eterna, é claro que seremos suscetíveis no campo de batalha. Claro, não vamos gastar tempo espalhando o Evangelho através da espada do espírito, porque estamos ocupados cuidando de ferimentos na cabeça.

1 Tessalonicenses 5:8 parece se alinhar com essa interpretação, pois nos adverte a colocar a “esperança da salvação como capacete”.

Antes de entrarmos em qualquer campo de batalha, e todo dia é um campo de batalha espiritual, precisamos garantir que colocamos esse capacete. 

Mas como?

Precisamos refrescar nossa memória todos os dias permanecendo nas Escrituras, orar em todas as circunstâncias e lembrar quem tem a vitória final.

Satanás quer nos manter presos no aqui e agora. Vemos tragédias terríveis nos noticiários, encontramos dúvidas e preocupações sobre perder nossa salvação. Mas em tempos como esse, temos que renovar nossa confiança no Senhor. 

Temos que lembrar que, se ele afirma que nos salvará, e que depositamos nossa confiança nele, ele não nos abandonará (Salmo 16:10, Atos 2:27).  

O que Jesus diz sobre a Salvação? 

A salvação foi um dos tópicos mais falados nos sermões de Jesus. Não é de admirar, pois a salvação vem somente por meio dele (Jo 14:6).

Jesus diz que Deus deu seu único Filho para nossa salvação do pecado (João 3:16-18), e que qualquer um que fizer um compromisso de fé com ele não será condenado à morte eterna. 

Quando fazemos isso, quando confiamos nele e o fazemos Salvador de nossas vidas, nos tornamos filhos de Deus (Jo 1:12). Ou seja, Ele nos adota em sua família. 

Onde mais as figuras de capacete/salvação são usadas na Bíblia?

A frase “capacete da salvação” é usada em termos do guerreiro divino em Isaías 59:17. Esta passagem fala sobre Deus enviando um guerreiro armado também com uma couraça de justiça e um manto de zelo.

A Bíblia não parece conter muitos outros exemplos de capacete em um sentido simbólico, mas tem várias figuras para a salvação.

A salvação vem através das figuras de uma rocha e fundamento sólido (Salmo 18:2), uma fortaleza ou refúgio, um mistério revelado (Efésios 3:9), um presente (Efésios 2:8), e muitos outros. 

Uma Oração Pelo Seu Capacete Da Salvação 

Pai Celestial,

a salvação vem somente através de Ti. Por favor, dê-me a certeza de que sou seu filho e que fará tudo o que se propôs a fazer na terra. 

Neste mundo caído, lembre-me de suas promessas. Ajude-me a renovar minha mente. Me livre de quaisquer pensamentos que não sejam santos ou verdadeiros, e me equipe para o campo de batalha de hoje. Destrua quaisquer dúvidas que possam nublar minha mente e me ajude a manter nas coisas da eternidade, mesmo em meio às preocupações de todos os dias. Eu te amo Senhor, e estou confiando em ti hoje, amanhã e sempre. 

Em nome de Jesus, Amém.

A salvação é a chave na Bíblia, assim como a esperança e a confiança de que o Senhor fará o que ele diz que realizará. Sem essa esperança e sem essa salvação, chegamos ao campo de batalha vulneráveis. 

Precisamos que o Senhor proteja nossas cabeças, onde o diabo gosta de atacar. A esperança e a confiança no Senhor podem nos proteger de todos os golpes que do diabo contra nós. 

Quando Deus nos arma com o capacete da salvação, podemos ter certeza de que ele é nossa rocha, fortaleza, luz e vida, e nunca nos abandonará no campo de batalha. 


Autora Hope Bolinger.

Outras peças da armadura de Deus:

Calçados nos pés na preparação do Evangelho da Paz

Couraça da Justiça

Cinturão da Verdade

Escudo da Fé

Espada do Espírito

Botão Voltar ao topo