Por que a Bíblia é um Milagre? 4 Fatos que tornam a Palavra de Deus Única

Você já pensou em como a Bíblia é diferente de qualquer outro livro e o que a torna única? Mesmo as pessoas que não estão familiarizadas com a Bíblia a reconhecem como um livro sagrado. Há algo diferente, milagroso, na leitura da Bíblia em comparação com qualquer outro livro comum. 

Ao mergulharmos na Palavra de Deus, há quatro milagres que podemos esperar descobrir sobre a Bíblia. Aqui estão 4 Fatos que tornam a Palavra de Deus única.

1. O Milagre da Inspiração

Quando dizemos que acreditamos que a Bíblia é verbalmente inspirada, queremos dizer que toda a Escritura é inspirada. Não apenas em partes ou em pontos. Toda a Escritura é dada pela inspiração de Deus. Não há uma parte que não seja inspirada ou falsa. É por isso que Paulo disse em Atos 20:27 que pregamos “todo o conselho de Deus”. 

Tanto o Antigo quanto o Novo Testamento estão incluídos na revelação de Deus. Não há lendas ou mentiras, nem fábulas ou ficção neste livro. É isso que queremos dizer quando afirmamos: A Bíblia é a inerrante e infalível Palavra de Deus.  

Através das gerações, os cristãos lutaram pela autoridade e autenticidade da Bíblia. Muitas vezes nos é dito nas Escrituras: “E Deus disse…”, ou “A Palavra de Deus falou”. Esta é a própria Palavra de Deus, não apenas um livro que contém a Palavra de Deus.  

Existem muitas evidências internas e externas para apoiar a afirmação de que a Bíblia é a Palavra de Deus. Existem afirmações textuais, científicas, históricas, arqueológicas e lógicas, juntamente com evidências experimentais. 

Mas acredito que a evidência mais convincente da Palavra de Deus é o fato de que Jesus citou as Escrituras. E Ele disse, em Mateus 5:17,

“Eis que não vim para revogar a Palavra de Deus, mas para cumpri-la!” 

E Ele acreditava que as histórias que alguns hoje sugerem são inacreditáveis.  

É a Escritura, não tradição feita pelo homem, decretos papais ou especulação filosófica sobre a qual construímos nossas vidas, mas sobre a Palavra de Deus.

2. O Milagre da Preservação

É muito bom que a Palavra de Deus tenha vindo diretamente Dele, mas não nos teria feito nenhum bem se não tivesse sobrevivido através dos tempos para chegar até nós hoje. 

A Bíblia diz em 1 Pedro 1:25:

“A Palavra de Deus permanece e vive para sempre”. 

Bíblia vive e permanece. É incorruptível, é indestrutível e é indispensável. Não é antiga nem moderna; é eterna! A Palavra de Deus não é uma peça de museu, mas é viva e atuante, e o escritor de Hebreus diz no capítulo 4, versículo 12,

“mais cortante do que uma espada de dois gumes”. 

Isso porque Deus soprou Sua Palavra; Sua vida está em Sua Palavra e, portanto, é como uma semente que é incorruptível. 

A Bíblia já sofreu muitos ataques, mas a Palavra de Deus nunca falha e durará para sempre. 

Ela tem sido desacreditada, negada, distorcida, posta em dúvida, iludida e rejeitada, mas permanece como a eterna Palavra de Deus. Há lugares ao redor do mundo em que a igreja está sendo perseguida, mas a Palavra de Deus continua viva. 

As críticas vêm e vão, mas a Palavra de Deus continua eficaz. Ninguém pode parar a Palavra de Deus.

3. O Milagre da Iluminação

O salmista disse no Salmo 119:18:

“Desvenda os meus olhos, para que veja as maravilhas da tua lei”. 

Antes que você possa entender a Bíblia, seus olhos devem ser abertos. E a única maneira de abrir seus olhos é abrindo seu coração para Jesus. Porque a pessoa natural não tem inclinação, desejo, aptidão ou entendimento da Bíblia. 

A única maneira de você entender a Escritura é ter sua mente aberta por Jesus. Se você tem a mente fechada e se fecha… se você não tem fé … se você não tem Jesus em sua vida, não há luz e, portanto, não há vida! Sem a ajuda do Espírito de Deus, você não tem capacidade de entender a Bíblia. 

Mas o Espírito Santo nos foi dado como nosso Consolador, nosso Conselheiro; Ele é o nosso guia. 

E Jesus disse em João, capítulo 16, versículo 13:

“Quando vier o Espírito da verdade, Ele vos guiará a toda a verdade.” 

E está em João 14,

“O Espírito Santo, o Consolador, a quem o Pai vos enviará em meu nome… Ele vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito”. 

O que acontece quando o Espírito Santo se move em nós é que Ele nos dá as lentes para podermos ver, interpretar e entender a Palavra de Deus.

4. O Milagre da Transformação

Quando você lê, estuda e medita na Bíblia, isso muda sua vida. Deus colocou um milagre em suas mãos na Bíblia. Ele também quer colocar um milagre em seu coração. 

A Bíblia não é sobre mais informação ou educação, mas transformação, para mudar nossas vidas e nos tornar mais semelhantes a Cristo. Não é apenas um exercício acadêmico. 

Quando você adora e ouve a Palavra de Deus, ou quando você abre as Escrituras por conta própria, você pode ouvir Deus! 

Deus falará com você se você pedir a Ele e mudará sua vida de dentro para fora, se você tiver fome da Palavra de Deus. Jesus disse em Mateus 4:4: 

“Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que sai do coração de Deus”. 

Francamente, se você não tem fome, apetite, desejo pela Palavra de Deus, então você pode não ser um verdadeiro cristão porque os filhos de Deus têm um coração e uma fome por Sua Palavra. Nem todos entendemos, mas deve haver uma fome espiritual. 

Como bebês recém-nascidos, devemos desejar o leite da Palavra e passar do leite para a carne da Palavra. Jó disse isso no capítulo 23, versículo 12:

“Tenho valorizado as tuas palavras… as palavras da tua boca mais do que o meu alimento diário.”  

Quando você entra na Palavra de Deus, então o Deus da Palavra transforma você. Eles dizem que você é o que você se alimenta. E o que você se alimenta lhe dá energia. Então, quando você se alimenta da Bíblia, fica fortalecido para a vida. 

O alimento físico que comemos entra em nosso nossos corpos. A Palavra de Deus faz o mesmo espiritualmente! Quando absorvemos a Palavra de Deus, ela penetra em todo nosso ser. Esse é o milagre da transformação.

Equipe Redação BP

Nossa equipe editorial especializada da Biblioteca do Pregador é formada por pessoas apaixonadas pela Bíblia. São profissionais capacitados, envolvidos, dedicados a entregar conteúdo de qualidade, relevante e significativo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você precisa desativar o Adblock para continuar navegando em nosso site!