Os Dez Mandamentos: Reflexão no Novo Testamento e Lições

Podemos refletir sobre os Dez Mandamentos no Novo Testamento.

Jesus disse no Evangelho de Mateus capítulo 5 versículo 17: “Não penseis que vim abolir ou desfazer a Lei de Moisés ou os escritos dos Profetas; Não vim para destruir, mas para cumprir”.

É intenção de Cristo que a exigência espiritual da lei de Deus seja cumprida na vida de seus seguidores. 

Hoje vamos analisar o reflexo dos Dez Mandamentos a apresentação mais básica da Lei do Antigo Testamento à luz das palavras de Jesus e dos outros Autores do Novo Testamento.

1. Você não deve servir a outros deuses

“Então falou Deus todas estas palavras, dizendo: Eu sou o SENHOR teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão. Não terás outros deuses diante de mim.” – Êxodo 20:1-3

Este é o primeiro mandamento dos dez mandamentos. Este mandamento significa que somente Deus deve ser o foco da minha fé. Não pode haver espaço para desculpas ou exceções. 

Hoje um “deus” é algo que não é mau, mas busca substituir Deus em minha vida. Alguns exemplos literais são a adoração de celebridades, enquanto hábitos de carreira insalubres, gula e busca de dinheiro, fama e poder podem ser chamados de exemplos figurativos (Mateus 6:24).

2. Você não deve fazer/adorar ídolos

“Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o SENHOR teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam. E faço misericórdia a milhares dos que me amam e aos que guardam os meus mandamentos.” – Êxodo 20:4-6

Este é o segundo mandamento dos dez mandamentos e exige que Deus esteja sempre em primeiro lugar na minha vida. A Palavra de Deus fornece exemplos muito claros e específicos para adorar ídolos sem realmente adorar ídolos. 

Esses ídolos são chamados de imoralidade sexual, impureza, luxúria, maus desejos e ganância (Colossenses 3:5). 

Qual lição aprendemos: Deus não pode vir em primeiro lugar em sua vida quando você tem esses ídolos na vida porque Ele não pode coexistir com eles.

3. Você não deve abusar do nome de Deus

“Não tomarás o nome do SENHOR teu Deus em vão; porque o SENHOR não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão.” – Êxodo 20:7

Este é o terceiro mandamento dos dez mandamentos que Deus entregou a Moisés e exigiu que os israelitas, seu povo escolhido, obedecessem. Não devo abusar do nome de Deus usando-o para jurar ou amaldiçoar ou mostrar desrespeito a alguém. 

Seu nome deve ser honrado em todos os momentos. O nome do Senhor é poderoso e santo. Deve ser usado com a atitude correta (Lc 12:10). Abusar de seu nome indica falta de amor por ele.

4. Você deve honrar o sábado

“Lembra-te do dia do sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra. Mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR teu Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro, que está dentro das tuas portas. Porque em seis dias fez o SENHOR os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o SENHOR o dia do sábado, e o santificou.” – Êxodo 20:8-11

Este é o quarto mandamento dos dez mandamentos. Os cristãos estão livres de observar o sábado. O propósito de se reunir aos domingos (sextas-feiras nos países do Oriente Médio) é adorar a Deus e desfrutar de comunhão com outros cristãos. 

Não há regras que tornem obrigatória a frequência à igreja. No entanto, a frequência regular à igreja é um princípio que o apóstolo Paulo exortou os primeiros crentes a cumprir (Hebreus 10:25).

5. Você deve honrar seus pais

“Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o SENHOR teu Deus te dá.” – Êxodo 20:12

Este é o quinto mandamento dos dez mandamentos. Meus pais podem estar certos, eles podem estar errados. Ainda assim, devo sempre tratá-los com respeito. Merecem minha gratidão. 

Quando eles estão errados, posso corrigi-los respeitosamente e sugerir uma boa alternativa que eles possam considerar. Ninguém é perfeito. Nem meus pais. Devemos honrá-los mesmo que não mereçam (Efésios 6:1-3).

6. Você não deve cometer assassinato

“Não matarás.” – Êxodo 20:13

Este é o sexto mandamento dos dez mandamentos. Nós não matamos fisicamente as pessoas, mas falar mal de outras pessoas é uma forma de assassinato. 

Hollywood justifica o assassinato em nome da justiça. A vingança pertence a Deus (Deuteronômio 32:25, Romanos 12:19) e ele fará tudo certo no final. 

Deus estabeleceu governos e regras para lidar com a injustiça. Portanto, o assassinato não pode ser justificado em nenhuma circunstância.

7. Você não deve cometer adultério

“Não adulterarás.” – Êxodo 20:14

Este é o sétimo mandamento dos dez mandamentos. Exige que eu permaneça fiel ao meu cônjuge. Minha vida sexual deve ser limitada ao meu parceiro de casamento. 

Devo evitar a indulgência em todas as formas de imoralidade sexual, incluindo vídeos pornográficos, fotos, revistas ou mesmo sites, jogos de computador e software. A Bíblia proíbe estritamente e adverte contra isso (Mateus 5:28).

8. Você não deve roubar

“Não furtarás.” – Êxodo 20:15

Este é o oitavo mandamento dos dez mandamentos e exige que eu evite todas as formas de roubo, incluindo, mas não limitado a, pirataria de software, violação de direitos autorais, plágio, reprodução de propriedade intelectual sem permissão, bem como testes de trapaça e impostos (Efésios 4:28). 

Existem muitas outras formas de roubo e furto. Em caso de dúvida, devo consultar a palavra de Deus para confirmar que minhas atividades não se enquadram em roubo e furto.

9. Você não deve mentir

“Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.” – Êxodo 20:16

Este é o nono mandamento dos dez mandamentos e exige que eu evite todas as formas de mentiras, incluindo, mas não se limitando a fofocas, mentiras sobre os outros ou para os outros (Efésios 4:29; Colossenses 3:9), ou fazer promessas que eu possa não mantenha. Não há mentiras cinzentas. 

A Bíblia elogia a fé de Raabe, mas não sua mentira (Josué 2:11, Hebreus 11:31). Além disso, Raabe era uma prostituta pagã. Ela não era uma adoradora de Jeová.

10. Você não deve cobiçar

“Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo.” – Êxodo 20:17

Este é o décimo ou o último mandamento dos dez mandamentos e exige que eu me disciplina para me contentar com o que Deus me deu. 

Devo evitar a ganância e a inveja (Tiago 4:2-3; Provérbios 24:1), mas buscar primeiro o Reino de Deus e Sua justiça. Quando eu fizer, Deus suprirá minhas necessidades (Mateus 6:33)

Conclusão das lições dos Dez Mandamentos

Os dez mandamentos são mais do que uma mera lista de prós e contras. É um códice antigo para relacionamentos saudáveis ​​(Romanos 13:9). Os primeiros quatro mandamentos dizem respeito ao nosso relacionamento com Deus, enquanto os outros seis dizem respeito às pessoas.

Jesus disse a Parábola do Bom Samaritano para ilustrar que toda a lei se cumpre se fizermos duas coisas. Ame a Deus e ame as pessoas (Mateus 22:37-38). Infelizmente, também não podemos amar sozinhos. Somos seres pecadores capazes de amar a nós mesmos, mas não aos outros.

Jesus morreu numa cruz no monte Calvário para nos dar essa capacidade de amar a Deus e às pessoas. Se você admitir que é um pecador incapaz de amar os outros e convidar Jesus para sua vida, Deus o aceitará como seu próprio filho e lhe dará a capacidade de amar a Ele e às pessoas incondicionalmente. Lembre-se, quando você ama a Deus e às pessoas, você começa a cumprir toda a lei (Gálatas 5:14).

Equipe Redação BP

Nossa equipe editorial especializada da Biblioteca do Pregador é formada por pessoas apaixonadas pela Bíblia. São profissionais capacitados, envolvidos, dedicados a entregar conteúdo de qualidade, relevante e significativo.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você precisa desativar o Adblock para continuar navegando em nosso site!