7 Versículos para Descobrir a Vontade de Deus

Descobrir a Vontade de Deus nem sempre é fácil, porém essencial para todo cristão. Temos que acreditar que a sua vontade é boa, perfeita e agradável. Aqui estão os 7 versículos para ajudar você a descobrir a vontade de Deus!

Esses são 7 Versículos para Descobrir a Vontade de Deus:

1. Salmos 15:1-6

SENHOR, quem habitará no teu tabernáculo? Quem morará no teu santo monte? Aquele que anda sinceramente, e pratica a justiça, e fala a verdade no seu coração. Aquele que não difama com a sua língua, nem faz mal ao seu próximo, nem aceita nenhum opróbrio contra o seu próximo; A cujos olhos o réprobo é desprezado; mas honra os que temem ao SENHOR; aquele que jura com dano seu, e contudo não muda. Aquele que não dá o seu dinheiro com usura, nem recebe peitas contra o inocente. Quem faz isto nunca será abalado.

2. Miquéias 6. 6-8

Com que me apresentarei ao SENHOR, e me inclinarei diante do Deus altíssimo? Apresentar-me-ei diante dele com holocaustos, com bezerros de um ano? Agradar-se-á o SENHOR de milhares de carneiros, ou de dez mil ribeiros de azeite? Darei o meu primogênito pela minha transgressão, o fruto do meu ventre pelo pecado da minha alma? Ele te declarou, ó homem, o que é bom; e que é o que o SENHOR pede de ti, senão que pratiques a justiça, e ames a benignidade, e andes humildemente com o teu Deus?

3. Mateus 5.14-16

Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte; Nem se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas no velador, e dá luz a todos que estão na casa. Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus.

4. Lucas 9.21-27

E dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me. Porque, qualquer que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á; mas qualquer que, por amor de mim, perder a sua vida, a salvará. Porque, que aproveita ao homem granjear o mundo todo, perdendo-se ou prejudicando-se a si mesmo? Porque, qualquer que de mim e das minhas palavras se envergonhar, dele se envergonhará o Filho do homem, quando vier na sua glória, e na do Pai e dos santos anjos.

5. Romanos 13.8-14

A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros; porque quem ama aos outros cumpriu a lei. Com efeito: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não darás falso testemunho, não cobiçarás; e se há algum outro mandamento, tudo nesta palavra se resume: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. […] A noite é passada, e o dia é chegado. Rejeitemos, pois, as obras das trevas, e vistamo-nos das armas da luz. Andemos honestamente, como de dia; não em glutonarias, nem em bebedeiras, nem em desonestidades, nem em dissoluções, nem em contendas e inveja. Mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo, e não tenhais cuidado da carne em suas concupiscências.

6. 2 Pedro 1.3-9

Visto como o seu divino poder nos deu tudo o que diz respeito à vida e piedade, pelo conhecimento daquele que nos chamou pela sua glória e virtude; Pelas quais ele nos tem dado grandíssimas e preciosas promessas, para que por elas fiqueis participantes da natureza divina, havendo escapado da corrupção, que pela concupiscência há no mundo. E vós também, pondo nisto mesmo toda a diligência, acrescentai à vossa fé a virtude, e à virtude a ciência, E à ciência a temperança, e à temperança a paciência, e à paciência a piedade, E à piedade o amor fraternal, e ao amor fraternal a caridade. Porque, se em vós houver e abundarem estas coisas, não vos deixarão ociosos nem estéreis no conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo. Pois aquele em quem não há estas coisas é cego, nada vendo ao longe, havendo-se esquecido da purificação dos seus antigos pecados.

7. 1 João 4.7-21

Amados, amemo-nos uns aos outros; porque o amor é de Deus; e qualquer que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor. Nisto se manifesta o amor de Deus para conosco: que Deus enviou seu Filho unigênito ao mundo, para que por ele vivamos. Nisto está o amor, não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou a nós, e enviou seu Filho para propiciação pelos nossos pecados. Amados, se Deus assim nos amou, também nós devemos amar uns aos outros. Ninguém jamais viu a Deus; se nos amamos uns aos outros, Deus está em nós, e em nós é perfeito o seu amor. Nisto conhecemos que estamos nele, e ele em nós, pois que nos deu do seu Espírito. E vimos, e testificamos que o Pai enviou seu Filho para Salvador do mundo. Qualquer que confessar que Jesus é o Filho de Deus, Deus está nele, e ele em Deus.

O que diz em Provérbios 19:21 sobre a vontade de Deus?

O versículo Provérbios 19:21 diz: “Muitos propósitos há no coração do homem, porém o conselho do Senhor permanecerá.”

Muitos propósitos há no coração do homem: O ser humano tem a capacidade de fazer planos e projetar seu futuro. É natural que cada um tenha seus próprios sonhos e aspirações.

Porém o conselho do Senhor permanecerá: No entanto, os planos de Deus são superiores aos nossos. No final, a vontade de Deus é que prevalecerá.

Ensinamentos:

  • Confiança em Deus: Devemos ter fé em Deus e confiar que Ele sabe o que é melhor para nós.
  • Humildade: Devemos reconhecer que nossos planos nem sempre são os melhores e que devemos estar abertos à vontade de Deus.
  • Submissão: Devemos submeter nossos planos à vontade de Deus e buscar seguir seus ensinamentos.

Exemplos:

  • Abraão: Deus pediu a Abraão que sacrificasse seu filho Isaque. Abraão obedeceu, mesmo que isso fosse contra seus próprios planos. (Gênesis 22:1-19)
  • José: José foi vendido como escravo por seus irmãos, mas Deus o exaltou e o tornou governador do Egito. (Gênesis 37-50)

Provérbios 19:21 nos ensina que devemos ter fé em Deus e confiar que Ele sabe o que é melhor para nós. Devemos submeter nossos planos à vontade de Deus e buscar seguir seus ensinamentos.

Nada acontece se não for da vontade de Deus versículo

A frase “nada acontece se não for da vontade de Deus” não é um versículo específico da Bíblia, mas sim uma crença baseada em diversos versículos que expressam a soberania de Deus sobre todas as coisas.

Alguns versículos que podem ser interpretados como base para essa crença:

Efésios 1:11: 

“Nele fomos também escolhidos, tendo sido predestinados conforme o plano daquele que faz todas as coisas segundo o propósito da sua vontade.”

Isaías 46:10: 

“Anuncio o fim desde o princípio, e desde a antiguidade as coisas que ainda não sucederam; digo: O meu conselho subsistirá, e farei toda a minha vontade.”

Lamentações 3:37: “Ninguém pode fazer acontecer nada se Deus não quiser.”

Esses versículos indicam, portanto, que:

  • Deus tem um plano para todas as coisas.
  • Deus é soberano e controla tudo o que acontece.
  • Nada acontece sem a permissão de Deus.

É importante ressaltar que essa crença não significa que Deus é o responsável por tudo de ruim que acontece no mundo. A Bíblia também ensina que o ser humano tem livre arbítrio e que é responsável por suas próprias ações.

Indiara Lourenço

Com mais de 20 anos atuando na Pregação e Ensino, Indiara possui experiência em ministério infantil, jovem e feminino. Estudante de Teologia e ministra aulas na EBD. Mãe, esposa e serva que ama fazer a obra de Deus. Contagia a todos com sua alegria e inspira com palavras motivadoras, deixando um impacto positivo por onde passa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você precisa desativar o Adblock para continuar navegando em nosso site!