O que significa “Na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador”?

“Pois, na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor.” – Lucas 2:11

Nesta passagem de Lucas 2:11 e contexto, vemos muitas coisas reveladas a nós, mas a mais significativa de todas é a mensagem que os anjos compartilharam, um Salvador havia nascido. Não apenas qualquer rei ou filho, não apenas qualquer homem, mas o tão esperado Messias.

O nascimento de Jesus é uma das passagens bíblicas mais conhecidas, frequentemente lidas durante o Natal. É conhecido até mesmo por aqueles que não acreditam em Jesus Cristo.

Esta passagem é uma história significativa e se encontra dentro da narrativa do nascimento de Jesus no evangelho segundo escreveu Lucas.

A história também relata muitos momentos significativos, geralmente ligados às profecias do Antigo Testamento cumpridas em Jesus.

Qual é o contexto de Lucas 2:11?

Lá lemos as palavras: “Hoje, na cidade de Davi, lhes nasceu o Salvador que é Cristo, o Senhor”. O versículo 8 do mesmo capítulo revela o contexto dessas palavras, contando-nos que após o nascimento de Jesus, havia pastores nos campos próximos que cuidavam de seus rebanhos, e um anjo do Senhor apareceu a eles. 

Estas foram as palavras ditas pelo anjo ao informar os pastores sobre o nascimento de Jesus. Os pastores nos tempos bíblicos não eram vistos como importantes e, na verdade, eram estranhos. A razão para isso é que as pessoas os consideravam impuros devido a seus empregos.

Esta incrível mensagem sobre o nascimento de um novo rei é algo que os pastores teriam ouvido de trabalhadores na vinha, no mercado ou de viajantes estrangeiros.

Eles não teriam sido considerados dignos o suficiente para ir adorar no Templo, muito menos receber uma visita de seres angelicais com informações sobre o nascimento de um salvador.

É maravilhoso Deus incluir os pastores neste momento tão especial. É como se Deus estivesse dizendo que eles também são bem-vindos. Para as pessoas eles podiam ser considerados impuros, mas para Deus eles eram dignos das “novas de grande alegria”.

Há muito tempo esses pastores estavam esperando o Messias juntamente com o povo judeu que aguardavam a promessa.

Neste tempo, os pastores estavam ocupados nos campos cuidando de suas ovelhas, cuidando de suas vidas. Eles provavelmente não esperavam que o Messias viesse depois de 400 anos de silêncio de Deus. Embora eles estivessem ocupados com seus afazeres da vida, Deus se revela a eles de forma gloriosa.

Um Salvador havia nascido

Nesta passagem, vemos muitas coisas reveladas a nós, mas a mais significativa de todas é a mensagem que os anjos compartilharam, um Salvador havia nascido. Não apenas qualquer rei, ou filho, não apenas qualquer homem, mas o tão esperado Messias, profetizado em Gênesis 3.

O Senhor e Salvador que redimiria a humanidade nasceu em uma manjedoura não muito longe desses pastores e suas ovelhas.

Sabemos, sem sombra de dúvida, que somos incapazes de nos salvar de nosso pecado. Mas Jesus, o Messias, finalmente nasceu. Seria Seu papel na terra nos mostrar como viver e nos deixar um exemplo a seguir. 

Ao contrário da maioria dos presentes que recebemos no Natal, embrulhado em papel e um laço, Jesus foi um presente para toda a humanidade embrulhado em panos.

Jesus estava nos dando um caminho para salvação e vivermos em relacionamento com Deus Pai. O início da história começa em Gênesis, mas continua em uma manjedoura.

Este foi um momento crucial na história, e que história é essa. Trinta anos depois, Ele morreria uma morte cruel, levando os pecados da humanidade e ressuscitaria ao terceiro dia derrotando Satanás. 

Esse Salvador, o salvador de nossa alma, havia nascido, e os anjos se alegraram.

Qual o significado desta mensagem?

Esta mensagem foi única. Uma mensagem que continha esperança, desafio, vida e significado importante. Foi um momento vital no calendário judaico.

Deus é prioridade

A segunda coisa tão bonita aqui é que quando esse anúncio é feito, esses pastores deixam suas ovelhas e vão adorar esse Messias. Eles valorizaram aquele momento mais do que qualquer coisa. Teve profunda importância para eles irem e se curvarem diante do maior Rei que havia nascido.

Eles não disseram: “Olha, anjos, estamos um pouco ocupados aqui com o nosso rebanho, e é importante para nós”, mas eles logo saem a procura deste bebezinho envolto em um pano aconchegado por sua jovem mãe.

Que lição! Será que há algo em que estamos tão envolvido que está sufocando o tempo de adoração a Jesus?

Precisamos deixar de lado toda ocupação e ir sentar-se aos pés de Jesus porque Ele é o nosso Senhor e Salvador. 

Deus cumpre suas promessas

Outra razão significativa para este detalhe do nascimento de Jesus na cidade de Davi é que em Miquéias, capítulo 5, é profetizado que de Belém nasceria um governante de todo o Israel.

Esse detalhe aparentemente simples se completa na história encontrada em Lucas quando os anjos declaram que Jesus nasceu na cidade de Davi. Nem uma única palavra dita por Deus cai por terra.

A palavra de Deus é confiável e se prova no cumprimentos de todos os detalhes do nascimento de Jesus. Da mesma forma, não há uma única palavra que Deus falará sobre você que Ele não cumpra.

Você pode confiar em Deus para garantir que Suas palavras e Seus planos aconteçam. Filipenses 1:6 diz:

“Tenho certeza de que Deus, que começou a boa obra em vocês, continuará a sua obra até que finalmente termine no dia em que Cristo Jesus voltar.”

O que isto significa “Na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador” para nós?

Portanto, nesta época de Natal, enquanto nos alegramos com anjos e pastores, Jesus não apenas veio e viveu, morreu e ressuscitou, mas também voltará e nos levará para morar na glória com Ele.

Se você não conhece Jesus, gostaria de convidá-lo neste Natal a olhar um pouco mais de perto a Bíblia e ver Jesus, aquele que o ama, que deu a vida por você, e considere aceitá-lo como seu Salvador e adorá-lo como os pastores.

Equipe Redação BP

Nossa equipe editorial especializada da Biblioteca do Pregador é formada por pessoas apaixonadas pela Bíblia. São profissionais capacitados, envolvidos, dedicados a entregar conteúdo de qualidade, relevante e significativo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você precisa desativar o Adblock para continuar navegando em nosso site!