Quem foi o rei Amazias e o que aprendemos sobre ele na Bíblia?

Se você gosta de estudar as histórias e personagens bíblicos, certamente vai gostar de conhecer quem foi o rei Amazias e o que aprendemos sobre ele na bíblia?

Esse rei foi um importante líder de Judá, que governou por mais de duas décadas em um período de grandes mudanças e desafios para o povo judeu.

Podemos aprender muito sobre nós mesmos com essa história intensa e cheia de desafios. Aliás, todos os personagens bíblicos, tem algo para nos mostrar quando entendemos quais comportamentos os aproximavam ou afastavam de Deus.

Por isso, continue lendo para conhecer quem foi o rei Amazias e o que podemos aprender com a sua história. 

Quem foi o rei Amazias

De acordo com 2 Reis 14:2 o rei Amazias começou a reinar quando tinha 25 anos, após a morte do seu pai, Joás, que morreu pela mão dos seus servos. E ele reinou em Jerusalém por vinte e nove anos.

Encontramos também que sua mãe se chamava Joadã, esposa de Joás. Além disso, o texto nos diz que, apesar de o coração dele não ser sincero perante o Senhor, fez o que era reto. 

Por esse motivo, ele é descrito como um rei que, em geral, fez o que era certo aos olhos do Senhor, mas não completamente.

Qual o contexto da bíblia quando o rei Amazias reinou?

Muitas vezes, para entender a atitude de um rei e do seu povo, precisamos contextualizar o período em que eles viviam. Neste caso, o rei Amazias reinou de entre os anos de 798 a.C. a 769 a.C.

Esse era um momento importante na história antiga do Oriente Médio, marcado por grandes mudanças e transformações políticas, religiosas e culturais. 

Por isso, esse foi um momento turbulento na história de Jerusalém e Israel, com conflitos internos e externos e muitas mudanças políticas e militares que afetaram a região de maneiras significativas. 

Por exemplo, os reinos de Israel e Judá estavam lutando entre si e contra outras potências regionais, como a Síria e a Assíria.

Além disso, a região de Israel estava dividida em dois reinos distintos, com Israel no norte e Judá no sul. Essa divisão aconteceu após a morte do rei Salomão, que havia sucedido Davi, quando o reino unificado se dividiu em dois.

O que este rei fez quando começou a reinar?

Quando começou a reinar, Amazias matou os servos que assassinaram seu pai, mas não matou os filhos deles. Segundo a escritura, ele cumpriu a Lei que diz: “os pais não serão mortos por causa dos filhos, nem os filhos por causa dos pais; cada qual morrerá pelo seu próprio pecado”. (Dt 24:16)

Ele venceu a guerra contra os edomitas, para isso, formou um exército e sem consultar o Senhor, contratou cem mil homens valentes de Israel por cem talentos de prata. (2 Cr 25:6)

Porém, um profeta foi a ele e avisou que não era para levar os filhos de Israel, pois Deus não era com eles. (2 Cr 25: 7,8)

Deus deu a vitória, mas como ele não confiava plenamente em Deus e acabou se voltando para os ídolos de Edom. 

Além disso, quando ele dispensou os soldados de Israel, ele iniciou um problema, porque eles se iraram e foram saquear Judá, ou seja, ele arrumou uma guerra desnecessária. (2 (Cr 25:10 e 25:13) 

Mais tarde, ele foi assassinado em Jerusalém por conspiradores, provavelmente, como resultado de sua liderança desastrada.(2 Cr 25:27,28)

O que aprendemos sobre ele na bíblia?

Percebemos que Deus abençoava os reis que ajudavam o povo a se desviar da idolatria, ainda que seus motivos fossem políticos. Isso porque, eles apoiavam o culto no templo, incentivavam os sacerdotes e os levitas e se opunham ao culto aos ídolos.

A atitude do rei era importante tanto para garantir a benção de Deus como para fortalecer a identidade e a relação do povo com Deus.

Todavia, como os motivos não eram sinceros, eles geralmente se desviavam, e com eles, o povo. 

Conhecer quem foi o rei Amazias, nos ajuda a identificar melhor se o nosso coração está reto diante de Deus.

Para isso, devemos encontrar maneiras de fortalecer nossa vida de oração.

Josiane Silva

Olá, eu sou a Josiane Silva, mãe, avó e procuro servir a Deus. Amo estudar a bíblia para compreender o comportamento humano. Afinal podemos aprender muito com as histórias dos outros, não é mesmo? Como gosto muito de ler e de escrever, também trabalho como redatora freelancer.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você precisa desativar o Adblock para continuar navegando em nosso site!