Adolescência: 10 Coisas que seus Adolescentes Querem que Você Fale

Não há como negar que a adolescência pode ser difícil, especialmente para pais inexperientes que estão mal preparados para os desafios que os aguardam.

A verdade é que a alegria de ver seu filho se tornar um jovem adulto muitas vezes pode ser ofuscada pelos desafios de independência e confiança, limites e toques de recolher. Aprender a equilibrar adequadamente a liberdade e a responsabilidade pode ser complicado.

Portanto, para os pais que precisam de ajuda nesta fase, separamos à seguir 10 coisas que seus adolescentes querem que você fale, e muitas vezes você não sabe.

Essas são as 10 Coisas que seus Adolescentes Querem que Você Fale

1. Qualquer coisa

Como a comunicação pode ser mais difícil na adolescência, os pais geralmente a fecham completamente. Frustração e decepção podem ser os culpados. Mesmo quando os adolescentes recorrem a respostas de uma palavra, acredite ou não, eles ainda querem conversar com você.

Muitas vezes, os adolescentes estão experimentando mudanças dentro de si que não entendem completamente ou não sabem como articular. Os hormônios podem deixá-los tristes, com raiva e uma série de outras emoções. Contudo, é nosso trabalho como pais manter a comunicação aberta. 

Divirta-se, dance com eles, Sorriem juntos, Fale sobre suas esperanças e sonhos sem críticas ou conselhos. Mesmo que seja difícil, continue.

2. Seu passado

O que você fazia quando era ‘adolescente’? O que você aprendeu? O que você gostou e não gostou? Seus adolescentes querem saber. Explique a eles as grandes e não tão boas escolhas que você fez naqueles anos e como elas moldaram quem você é hoje. 

É importante compartilhar o bom e o ruim, mas ter um equilíbrio saudável. Se você compartilhar apenas o que há de bom, seu filho adolescente pode sentir que não está à altura – especialmente se você não se desviou muito do caminho comum.

3. Sexo

Naturalmente, os anos de pré-adolescência e adolescência são quando a maioria das crianças se interessam por sexo. Todos e tudo estão falando com eles sobre sexo, então é melhor conversar sobre esse assunto.

Por exemplo, você sabia que a comida agora pode ser considerada ‘sexy’? É bem ridículo. Temos que ser abertos, honestos e acessíveis com as informações. Eles estão discutindo o assunto com alguém. Deixe ser você.

Dica: a conversa também não pode ser simplesmente sobre não fazer isso.

4. Perdão

Haverá momentos em que seu filho adolescente irá decepcioná-lo. Eles vão quebrar as regras, fazer uma má escolha ou dizer algo que o pega completamente desprevenido. É normal. É esperado. É o que fizemos.

Ter a capacidade de perdoar rapidamente seu filho adolescente exibe um nível de graça paralelo ao amor e perdão de nosso Pai celestial por nós. Seu perdão fortalecerá sua caminhada com o Senhor e, esperançosamente, a deles também.

Da mesma forma, é importante que você se perdoe pelos erros que comete como pai. Fale a vida sobre a situação. Fala esperança. Fale encorajamento. Perdoe e siga em frente.

5. O Positivo

Queremos que nossos adolescentes tenham uma ótima vida e sejam adultos frutíferos. Queremos que eles sirvam ao Senhor todos os dias de suas vidas. Mas quando há qualquer evidência, qualquer que seja, de que eles não vão continuar no caminho, entramos em pânico. Tendemos a focar no negativo. Nós reclamamos.

Posso apenas encorajá-lo a encontrar algo positivo para falar sobre seu filho adolescente todos os dias? Isso pode ser especialmente desafiador se eles fizeram uma série de escolhas ruins, mas é importante. Eles precisam saber que você ainda os ama. Eles precisam ouvir que não erraram muito. Eles precisam saber que, apesar de cem escolhas erradas, seu amor ainda está lá esperando por eles.

6. Finanças

Os jovens adultos geralmente estão mal preparados para lidar com os desafios financeiros da vida adulta. Eles não sabem como pagar contas, administrar o dinheiro, comprar uma casa ou carro ou planejar o futuro. Muitas vezes, a faculdade ou o ensino médio não ensinam essas informações de maneira eficaz, se é que ensinam, então a responsabilidade é exclusivamente nossa.

Faça uma aula de finanças com seu filho adolescente. Ensine-os a equilibrar um cartão de crédito ou até mesmo a mesada. Abra uma pequena conta corrente ou poupança para eles. Faça com que eles façam compras para você ou ajudem no pagamento de contas. Essas lições de vida prática são aquelas que lhes servirão bem, mais tarde.

7. Confiança

Discuta como seus adolescentes podem ganhar confiança, mantê-la e reconstruir a confiança quebrada. Novamente, isso volta a navegar na decepção. Às vezes, se nossos filhos quebraram nossa confiança, é fácil nos desligar completamente. Podemos dizer coisas como: “Eu sabia. Eu sabia que ele iria estragar tudo. Eu nunca vou deixá-lo dirigir o carro novamente.” Embora eu acredite fortemente nas consequências de más escolhas, não acho que elas devam ser uma sentença de prisão perpétua. Mantenha o diálogo aberto sobre como seu filho adolescente pode reconstruir a confiança quebrada.

8. Liberdade

Devemos fornecer alguma liberdade. Não segure as rédeas com muita força. Não previne erros. (Confie em mim! Estive lá, fiz isso!) Permita que eles cometam erros e cresçam com eles. Este é realmente o melhor momento para eles cometerem erros – enquanto ainda estão na segurança de sua casa. Se deixarmos de emitir liberdade suficiente devido a nossos próprios medos, é provável que eles deixem o ninho e exerçam sua liberdade recém-descoberta de maneiras que não esperávamos ou esperávamos.

9. O Futuro

Não importa quanta atitude seu filho adolescente tenha em seu caminho ou quão aparentemente indiferente ele seja em relação ao futuro, tenha certeza. Eles se importam. Eles se importam mais do que querem que você saiba.

Eles querem saber que vão ficar bem. Eles querem saber que eles podem fazer isso por conta própria. Eles querem saber que um dia serão capazes de descobrir uma carreira ou um futuro cônjuge. Converse com eles sobre suas esperanças, sonhos, medos e potencial. Explorar possibilidades. Dê a eles o espaço para explorar sem derrubar ideias.

10. Cristão autêntico

Fale abertamente sobre o que Cristo fez por você. Compartilhe suas imperfeições com frequência e honestidade. Seja transparente sobre a esperança oferecida em Cristo. Equilibre o peso do pecado com a alegria de saber que um verdadeiro relacionamento com o Pai muda vidas. Eles querem saber! Eles precisam saber!

Conclusão:

“Ensina a criança no caminho em que deve andar, e até quando envelhecer não se desviará dele .” 

(Provérbios 22:6)

Para concluirmos, essas são as 10 Coisas que seus Adolescentes Querem que Você Fale, sim eles querem ouvir de você. Peça ajuda ao Senhor e por da sua palavra, obtenha a sabedoria necessária para exercer esse papel tão importante, que é ser de mãe de adolescente.

Indiara Lourenço

Mãe, esposa e serva que ama fazer a obra de Deus. Contagia a todos com sua alegria está sempre incentivando com palavras motivadoras!
Botão Voltar ao topo