5 Conselhos de Como Reagir quando seu Adolescente não faz nada além de resmungar

A vida é cheia de dias bons e ruins, altos e baixos. Contudo confusa, mas é maravilhosa e vale a pena. Como pai, pode ser tentador acreditar que só porque acumulamos alguns anos de sabedoria, temos mais a ensinar aos nossos adolescentes do que eles a nós.

No entanto, temos que acreditar que Deus nos dá a bênção de ter filhos para nos fazer crescer e amadurecer, não apenas para que os cresçamos e amadureçamos.

Às vezes parece que os adolescentes esquecem como dizer qualquer coisa positiva, ou até mesmo como dizer uma frase completa. Então, se você está lutando com reclamações generalizadas em sua casa, aqui estão 5 Conselhos de Como Reagir quando seu Adolescente não faz nada além de resmungar e sobreviver à essas fase, cultivando uma perspectiva positiva.

Esses são os 5 Conselhos de Como Reagir quando seu Adolescente não faz nada além de resmungar

1. Procure entender porque seu filho adolescente resmunga tanto

 Não deixe que ninguém o menospreze porque você é jovem, mas dê um exemplo para os crentes na palavra, na conduta, no amor, na fé e na pureza. 
 1 Timóteo 4:12

Só porque você está lendo isso, eu sei que você entende: não importa o que a vida nos dê, ou como somos capazes de lidar com isso, os hormônios ainda terão seu caminho.

Estudos apontam que, além de todas as pressões e expectativas que nossos adolescentes enfrentam, seus hormônios podem deixá-los tristes, com raiva e uma série de outras emoções. As flutuações hormonais podem desencadear uma má atitude no comportamento de seu adolescente.

Portanto, entender essa fase e mudanças hormonais é fundamental para que você possa entender seu filho adolescente.

2. Converse com seu filho adolescente

E vós, pais, não provoqueis à ira a vossos filhos, mas criai-os na doutrina e admoestação do Senhor.

Efésios 6. 4

Quando você tem o privilégio de uma conversa aberta e até mesmo inesperada, com seu filho adolescente (mesmo que ele não faça nada além de resmungar em resposta), não use a oportunidade para reclamar deles. Em vez disso, faça algum elogio, deixe-o saber que você se importa com o que ele sente e o que ele pensa, e que você se inspira no raciocínio dele sobre as situações.

Converse sorrindo com seu filho adolescente, peça que ele lhe explique o que sente, os seus medos, as suas dúvidas. Seja o melhor amigo que seu filho possa ter, passe confiança para ele, em suas conversas. Ele precisa saber também que você confia nele, fazendo isto, toda vez que ele precisar de alguém pra conversar, vai te procurar.

3. Se coloque no lugar deles

Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho, e então cuidarás em tirar o argueiro do olho do teu irmão.

Mateus 7. 5

Sabemos que o lugar do outro, é o lugar mais difícil pra se estar. Mas quando se trata de filhos, precisando antes de mais nada, se colocar no lugar deles. Antes de corrigi-lo, verifique se você não reclamaria também, sobre as coisas pelas quais seu filho adolescente esta reclamando. Essa auto avaliação contínua pode lhe ajudar e muito nesta questão. Você é julgador? Eu sei que sou julgador também, sobre algumas das escolhas do meu adolescente. Você não está disposto a perdoar? Eu sei que é difícil perdoar também. Você é crítico? Ai.

Então, em vez de retrucar porque a trave em seu próprio olho dói, perdoe a si mesmo… e a seus adolescentes resmungões também. Fazendo isto, você sentirá que será mais leve, ter que enfrentar essa fase dos resmungões.

4. Verifique suas palavras: Seja o exemplo

Não saia de vossas bocas palavras que corrompam, mas somente a que for boa para a edificação, conforme a ocasião, para que dê graça aos que ouvem. 
Efésios 4:29

Seja o exemplo. Você às vezes está resmungando tanto ou mais do que seus filhos adolescentes? Se não, você está esperando que eles nunca resmunguem ou falem com eles como crianças?

Uma das escolhas mais empoderadoras que você pode fazer ao compartilhar uma casa com adolescentes resmungões pode ser escolher suas próprias palavras com sabedoria. Fale com eles com respeito, não como crianças pequenas, porque elas estão se tornando adultas. Mostre-lhes como os adultos interagem. Exemplifique o respeito mútuo.

Agora é a hora de começar a mudar da palestra para a escuta ativa sem interromper.

O que também significa que os adolescentes desejam ter certeza de que você confia neles. Então, em vez de jogar chavões para eles como se fossem crianças pequenas quando saem de casa, como “Não vá aprontar” ou “Estou de olho” tente dizer: “Eu confio em você, e eu aprecio isso”.

5. Seja grato (mesmo para adolescentes resmungando)

Alegrem-se sempre, orem sem cessar, agradeçam em todas as circunstâncias; pois esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para vocês. 
1 Tessalonicenses 5:16-18

Uma das palavras mais poderosas neste versículo de 1 Tessalonicenses é “todas”. Que grande exercício para nossa saúde espiritual… encontrar algo para agradecer, em todas as coisas. Lembre seus adolescentes que Deus nos chama de filhos amados, sempre. Para se juntar à aventura de encontrar o bem, não importa quão escondido ou minúsculo, em todas as circunstâncias.

Incentive seus adolescentes com este versículo. Você pode até mesmo colocar um bloco de notas simples no balcão da cozinha e dizer a eles que é seu diário de gratidão familiar, livro de memórias ou legado. Ensine-os a agradecerem a Deus por algo — qualquer coisa — todos os dias. Ou tenha o hábito de agradecê -los . Mostre-lhes o valor da gratidão.

Conclusão

Deus não espera que nenhum de nós seja perfeito, mas reclamar é algo que ele leva a sério. Você se lembra de como Moisés conduziu os israelitas ao deserto de acordo com a ordem de Deus?

Contudo, eles tinham muitas necessidades naquele deserto, e Deus sabia disso. Mas em vez de pedir a Deus para atender às suas necessidades e confiar que ele faria os israelitas reclamaram. Reclamar é querer do nosso jeito sem tratar os outros ou Deus com respeito.”

E isso vale para os pais, assim como para os adolescentes. A forma como reagimos, quando a murmuração da adolescência ressoa em nossas vidas, pode servir para o crescimento de toda a família em direção ao desígnio de Deus.

Indiara Lourenço

Mãe, esposa e serva que ama fazer a obra de Deus. Contagia a todos com sua alegria está sempre incentivando com palavras motivadoras!
Botão Voltar ao topo