Como ajudar seu filho adolescente a encontrar sua identidade em Cristo

Há muitas mensagens confusas por aí atormentando os corações de nossos adolescentes. Infelizmente, a guerra contra nossa identidade está em cena há algum tempo. Mas agora está em pleno andamento, influenciando nossos adolescentes de maneiras destrutivas e abrangentes.

Tornou-se mais desafiador do que nunca equipar nossos adolescentes com a verdade bíblica e afastá-los das visões prejudiciais que provocam mentiras e estilos de vida pecaminosos.

É fácil sentir-se impotente e desencorajado como pai nos dias de hoje. Também é fácil sentir um pouco de frustração e, ouso dizer, indignação porque nosso Deus foi proibido e expulso de quase todas as assembleias e prédios educacionais em nosso país.

Não podemos negar que esses tempos são realmente desafiadores. Treinar uma criança no caminho que deve seguir, como Provérbios 22 nos ordena, não é a norma.

Então, como podemos ajudar nossos adolescentes a buscar sua identidade em Cristo quando o mundo declara o contrário tão alto?

Permaneça firme. Em seguida, faça o possível para incentivar nossos adolescentes a fazerem o mesmo.

Como Permanecer Firme em Cristo

Ore. Então ore um pouco mais. Não há nada mais poderoso do que um pai que ora. É fácil deixar que os problemas deste mundo consumam nossos corações ou se sintam um fracasso quando nossos adolescentes se curvam ao barulho enganador.

Felizmente, Deus conhece nossos corações, preocupações e frustrações. Ao colocar nossos corações em Suas mãos, Ele nos lembra que ainda está no controle de nossas vidas e das deles. (Deuteronômio 31:8)

Mostre seu amor constante ao adolescente.

É mais fácil falar do que fazer, mas somos chamados a amar, mesmo quando é difícil.

Às vezes, é esse amor difícil que leva você e seu filho adolescente aos momentos mais desafiadores, lembrando a ambos que estão juntos e no mesmo time.

É o amor que é inabalável, nunca muda e aceita não importa o quê. E embora provavelmente não vejamos um resultado imediato, devemos manter a esperança no amor insuperável de Deus.

Um amor que nos levará adiante. Um amor que nos ajudará a lembrá-los de que a fonte do amor incondicional vem de nosso Pai.

Busque a justiça, ame a misericórdia e ande humildemente. Miquéias 6:8 apresenta um belo exemplo para nós como pais.

Deus nos estende a graça mesmo quando não a merecemos e nos ordena a fazer o mesmo.

Como pais, temos a oportunidade de ajudar nossos adolescentes a buscar justiça justa e mostrar misericórdia e humildade, tudo isso coberto de graça.

Busque justiça.

Com todas as interpretações errôneas sobre vários tópicos quentes se infiltrando em nossa sociedade, devemos levar nossos filhos a entender a justiça e a soberania de Deus.

Dê a eles uma visão da perspectiva santa de Deus e encontre as Escrituras para apoiá-la. Isso os ajudará a entender que os caminhos de Deus são muito diferentes dos nossos.

Ame a misericórdia.

Nossos adolescentes precisam entender que Deus nos ordena a ser compassivos com os outros, mesmo que seja difícil.

Podemos ajudá-los proporcionando-lhes ocasiões para servirem nas esferas de sua família, igreja ou ministérios locais.

Caminhe humildemente.

De todas as características que queremos que nossos adolescentes tenham, a humildade está no topo da lista.

Talvez porque saibamos quando nosso adolescente reconhece que não é nada sem Deus, nos animamos que ele andará por fé e não por vista. (2 Coríntios 5:7)

Ajude seu filho adolescente a descobrir sua identidade em Cristo

Pode ter parecido mais fácil levar aquela criança a Cristo quando você contava histórias da Bíblia respondendo ​​perguntas sobre Jesus e vendo seus rostos se iluminarem quando explicou que Deus é maior que o monstros debaixo da cama.

Não há nada mais doce do que essa fé infantil. Mas, como eles entraram nos anos de autodescoberta, eles querem formar suas próprias opiniões e decidir quando se trata de construir um relacionamento com Deus.

Eles ainda têm dúvidas, mas em vez de serem guiados por uma fé cega, eles querem filtrar as informações e tentar entender este mundo à sua maneira e no tempo.

Este estágio pode ser difícil para qualquer pai navegar enquanto eles ainda tentam gravar a Verdade de Deus e as promessas dentro do coração de seus filhos, mas lentamente se afastam, dando liberdade para descobrir Deus de uma maneira totalmente nova.

No entanto, existem algumas maneiras de ajudar a promover e alimentar essa descoberta.

Dê a eles as ferramentas certas.

Os adolescentes precisam de recursos acessíveis para ajudá-los a crescer em sua fé e entender quem Deus é e quem Ele diz que eles são.

Além de uma Bíblia, dê ao adolescente um diário para fazer anotações ou escrever seus sentimentos. Há também alguns grandes devocionais que falam ao coração de um adolescente, permitindo-lhes responder a perguntas instigantes. Basta dar a eles e deixá-los assumir o comando nesse momento.

Conecte-se a um grupo de jovens.

É essencial que nossos adolescentes se conectem com outros adolescentes que compartilham os mesmos valores e podem buscar Jesus juntos. Isso os ajuda não apenas a se aproximarem cada vez mais de Cristo, mas também os responsabiliza por suas ações como crentes.

Encontre uma igreja que tenha um grupo de jovens dinâmico que lhes permita encontrar conexões saudáveis.

Ajude a cultivar amizades saudáveis.

À medida que os amigos entram e saem de suas vidas, podemos ajudar nossos adolescentes a procurar as qualidades de um verdadeiro amigo e deixá-los ver que manter esses tipos de amigos em seu círculo íntimo é inestimável.

Seja um exemplo e mantenha seu próprio círculo íntimo cheio de relacionamentos saudáveis.

Incentive-os a usar seus dons e talentos.

Promova essas habilidades naturais. Faça com que eles se movimentem e façam coisas que eles não apenas gostem, mas sejam bons, pois isso, ajude os a ver valor em algo.

Também motive-os a trabalhar duro. Além disso, mostre seus dons espirituais e dê a eles oportunidades de compartilhar com outras pessoas. Isso lhes dá o valor de ver o quanto Deus os ama e pode usá-los para Sua glória.

Procure mentores.

Mentores são necessários para você e seu filho adolescente. Eles derramam sua sabedoria e oferecem encorajamento em tempos de necessidade. Não sabe onde encontrá-los?

Olhe dentro das paredes de sua igreja ou de um grupo de amigos. Ore para que seu filho encontre um mentor que fale vida em seu coração e o leve à verdade e às promessas encontradas na Palavra de Deus.

Vista-se com a armadura de Deus.

Efésios 6:10-18 fornece aos nossos adolescentes (e a nós) o “equipamento” espiritual que precisamos como crentes para travar a guerra.

Uma guerra espiritual que não necessariamente vemos com nossos próprios olhos, mas que está sendo planejada pelos esquemas do próprio diabo. A armadura inclui:

O cinto da verdade para lembrá-los de viver uma vida honesta.

A couraça da justiça para fazer o que é certo, justo e bom.

As sandálias para andar em paz e espalhar a mensagem de Deus.

O escudo da fé que os habilitará a estar prontos para lutar está confiando em Deus e em Sua proteção.

O capacete da salvação para proteger sua mente e entender o preço pago na cruz.

A espada do Espírito é a Palavra. Usando a Palavra de Deus para falar a verdade e silenciar o inimigo.

Versículo para proclamar sobre a vida de seu filho adolescente:

“Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente. Então você poderá testar e aprovar qual é a vontade de Deus – sua boa, agradável e perfeita vontade.” Romanos 12:2

Lembre-se de quem você é e quem você segue. Essas oito palavras foram ditas sobre minhas filhas muitas vezes, especialmente em momentos em que preciso confiar que Deus está cobrindo, liderando e protegendo seus corações e mentes, ao mesmo tempo em que as lembro que elas são, em primeiro lugar, filhas de Deus!

Uma Oração pelos Nossos Adolescentes

Pai do Céu,

Agradecemos o dom de nossos filhos e pedimos que nos lidere e guie como seus pais. Esses anos muitas vezes podem ser desafiadores, mas com as preocupações adicionais que cercam nossos filhos diariamente, pedimos que destrua as mentiras com sua verdade inabalável. Toque seus corações de uma maneira que só o Senhor pode e ajude-os a buscar a justiça, amar a misericórdia e andar humildemente.

Oramos para que o Senhor os equipe para vestir sua armadura e lutar bravamente enquanto Te honra, ó Deus. Por favor, lembre a eles (e a nós) quem eles são em Ti como seus amados filhos e filhas e que andem de uma maneira que o honre, Pai.

Em um mundo tão perdido, pedimos que ajude nossos adolescentes a lembrar que sua identidade real e verdadeira não é encontrada em nada além do que o Senhor diz e declara ao longo de suas vidas.

Pedimos estas coisas em Teu Precioso e Santo Nome. Amém.

Autora Alicia SearlAlicia Searl, adaptado por Biblioteca do Pregador.

Botão Voltar ao topo