4 personagens bíblicos incríveis que talvez você nunca ouviu falar

Existem personagens na Bíblia incríveis, mas que talvez você nunca ouviu falar.

Suponha que você esteja no programa de Perguntas e Respostas! Você está empatado com o atual campeão e resta uma categoria: Personagens Famosos da Bíblia. Então você pensa, fazendo uma lista mental dos personagens maiores que sempre ouve na classe de escola dominical: Adão e Eva, Moisés, Abraão, Davi, Salomão. 

Mas quando você está prestes a apertar a campainha e selecionar Personagens Famosos da Bíblia para responder, você olha novamente. Oh não, não diz Personagens Bíblicos Famosos, diz Personagens Bíblicos Não Tão Famosos.  

Você ainda poderia recitar uma lista, ou sua campainha ficaria em silêncio enquanto seu oponente saía com a vitória? Se o seu conhecimento de personalidades obscuras da Bíblia está um pouco ausente, ou se você está interessado em aprender mais sobre pessoas reais que estiveram por trás dos holofotes em vez de neles, confira esta pequena lista de personagens do Antigo Testamento incríveis, mas pouco conhecidos.

Abigail, a esposa de Nabal

Abigail é realmente incrível. Lemos sua história em 1 Samuel 25, onde a Bíblia a descreve como “uma mulher inteligente e formosa” (v. 3). Infelizmente, ela era casada com um homem lamentável e inútil chamado Nabal, um fazendeiro que ganhava a vida criando ovelhas. A Bíblia o descreve como “mal-humorado e mesquinho nos seus tratos”. 

Entra o rei Davi, antes de ser rei. Ele e seu bando de renegados estavam no deserto se escondendo do rei Saul, que estava tentando matá-lo. Em suas andanças, eles encontraram os rebanhos e pastores de Nabal. 

Nem todos os fora-da-lei são ruins, e esse foi o caso de Davi e seus homens. Visto que eles eram um exército de guerreiros acampados no deserto sem nada para fazer, eles decidiram manter suas habilidades afiadas guardando as ovelhas de Nabal dos saqueadores. 

“Esses homens foram muito bons para nós, disse um dos servos a Abigail. Noite e dia eles eram um muro ao nosso redor” (v. 15-16).

Quando chegou a hora da tosquia, Davi enviou uma mensagem a Nabal, perguntando se ele poderia enviar algumas pernas de cordeiro em gratidão por sua proteção. Nabal despachou os mensageiros de Davi, falando palavras de insultos. A Bíblia não registra exatamente o que Nabal disse, mas quando os mensageiros repetiram suas palavras a Davi, ele ficou furioso. 

“Foi inútil – toda a minha vigilância sobre a propriedade deste sujeito no deserto para que nada dele estivesse faltando. Ele me pagou de volta o mal com o bem. Que Deus trate com Davi, seja tão severamente, se pela manhã eu sair vivo um homem de todos os que lhe pertencem!” (v. 21-22). Ele reuniu suas tropas e se preparou para destruir Nabal e sua casa.

E é aqui que Abigail brilha nas páginas da história bíblica:

Pensamento rápido e engenhoso, ela empilhou pão, carne e bolos de passas em burros e saiu para encontrar Davi. Quando ela o viu, ela desmontou e inclinou o rosto para o chão. 

Caindo a seus pés, ela disse:

“Meu senhor, deixe a culpa ser só minha. Por favor, deixe seu servo falar com você; ouça o que seu servo tem a dizer. Que meu senhor não dê atenção a esse homem mau Nabal. Ele é como o nome dele, seu nome é Louco, e a loucura o acompanha. Mas quanto a mim, seu servo, não vi os homens que meu senhor enviou.

Ela confirmou o chamado de Davi como futuro rei, implorou perdão pela loucura de seu marido e implorou a ele que poupasse seu povo.

Davi aceitou seu apelo eloquente e humilde e recebeu a comida que ela trouxe. Dez dias depois, Deus feriu Nabal morto. Quando Davi soube da morte de Nabal, não perdeu tempo e prontamente pediu Abigail em casamento. 

Não tenho certeza de qual era o período tradicional de luto naqueles dias, mas não acho que Abigail o tenha observado. As Escrituras nos dizem: 

“Abigail montou rapidamente em uma jumenta e, acompanhada por suas cinco servas, foi com os mensageiros de Davi e se tornou sua esposa” (v. 42). 

A história de Abigail contém um final de Cinderela para os padrões de qualquer século.

Itai, o Gitita

Avanço rápido na história bíblica algumas décadas, e você chega à história da rebelião de Absalão em 2 Samuel 15. Davi foi rei de Israel por muitos anos. Sem que ele soubesse, seu filho Absalão estava desviando o coração do povo de seu pai para derrubar seu reinado e roubar o trono. 

Imagine a cena em que o idoso rei Davi, sua família, conselheiros e seguidores leais fugiram do palácio para escapar do golpe assassino de Absalão. Com o coração partido, os olhos abatidos e as roupas rasgadas de luto, Davi para surpreso ao ver Itai, o giteu, um estrangeiro que havia acabado de chegar a Jerusalém, junto com sua família e servos. 

“Por que você deveria vir conosco? ele perguntou. Volte e fique com o rei Absalão. Você é um estrangeiro, um exilado de sua pátria. Você veio apenas ontem. E hoje devo fazê-lo vagar conosco, quando não sei para onde estou indo? Vá volta e leva os teus conterrâneos. Que a bondade e a fidelidade estejam contigo” (v. 19-20).

E é aqui que Itai, o Gitita, brilha nas páginas da história bíblica:

“Mas Itai respondeu ao rei: Tão certo como vive o Senhor, e como vive o rei meu senhor, onde quer que o rei meu senhor esteja, quer seja para a vida ou para a morte, ali estará o teu servo.”

“Então Davi disse a Itai: Vá em frente, marche. Assim foi Itai, o giteu, com todos os seus homens e as famílias que estavam com ele” (v. 21-22).

O fiel Itai ganha a distinção de Novo Amigo Mais Leal, encoraja Davi e garante um lugar na minha lista de indivíduos incríveis, porém pouco conhecidos, do Antigo Testamento.

Sifrá e Puá

Agora eu quase posso garantir que essas duas senhoras não vão acabar em sua pequena lista de personagens bíblicos facilmente reconhecidos, mas a nação de Israel deve a elas uma dívida de gratidão. 

Sifrá e Puá eram duas das parteiras designadas para atender as mulheres israelitas durante o parto nos anos anteriores ao êxodo. Os estudiosos discordam sobre se eram hebreias ou egípcias, mas todos concordam que essas mulheres foram corajosas.

Você deve se lembrar de que, na época de José, os israelitas gozavam de favores perante Faraó e sua corte. Depois que ele morreu, no entanto, outro faraó tomou seu lugar. À medida que a população dos israelitas aumentava, os egípcios se sentiam cada vez mais ameaçados e temiam que os israelitas dominassem a nação. Para limitar o crescimento populacional, o rei do Egito deu às parteiras uma ordem assustadora: 

“Quando ajudares as mulheres hebréias no parto e as observares no banco do parto, se for menino, mate-o; mas se for menina, que viva” (Ex 1:16 ).

Mas Sifrá e Puá temiam a Deus. Eles se recusaram a fazer o que o rei do Egito ordenou. Desobedecendo deliberadamente ao comando de seu líder, eles deram à luz a cada recém-nascido com toda a habilidade e habilidade que possuíam.

Em pouco tempo, sua desobediência chamou a atenção do rei, e ele os convocou para ficar diante dele.

“Por que você fez isso? ele perguntou. Por que você deixou os meninos viverem?” (v. 18).

É aqui que Sifrá e Puá brilham nas páginas da história bíblica:

Não só elas eram tementes a Deus, eles também eram sábias. Embora reconhecessem sua responsabilidade de obedecer a seus líderes, também entendiam que a lei de Deus substitui a lei do homem. Eles sabiam que não podiam pecar contra Deus matando os bebês hebreus. 

“As mulheres hebréias não são como as egípcias, disseram ao faraó. Elas são vigorosas e dão à luz antes que as parteiras cheguem.”

As escrituras nos dizem que Deus sorriu em sua coragem e compromisso de fazer o que era certo. Ele…

 “foi amável com as parteiras… e porque as parteiras temeram a Deus, ele lhes deu suas próprias famílias” (v. 20-21).

Sifrá e Puá, embora obscuras, são exemplos poderosos de fazer o que é certo custe o que custar.

Conclusão dos personagens pouco conhecidos

Espero que esta pequena lista de personagens bíblicos pouco conhecidos tenha inspirado você a abrir as páginas das Escrituras e ler o resto de suas histórias. Você nunca sabe, o “programa de perguntas e respostas” pode apenas pedir para você nomear a esposa de raciocínio rápido de Nabal ou o novo amigo leal do rei Davi. 

Alerta! questões à parte, é importante lembrar que obscuro não significa insignificante no reino de Deus. Se ele puder usar uma dona de casa de raciocínio rápido, um novo amigo leal e duas parteiras corajosas em seu grande plano de redenção, imagine o que ele fará com você.

Equipe Redação BP

Nossa equipe editorial especializada da Biblioteca do Pregador é formada por pessoas apaixonadas pela Bíblia. São profissionais capacitados, envolvidos, dedicados a entregar conteúdo de qualidade, relevante e significativo.
Botão Voltar ao topo