Ajudando seu filho a desenvolver um relacionamento pessoal com Deus

Você pode ajudar seu filho a desenvolver um relacionamento pessoal com Deus sim.

Gênesis 3 descreveu Adão e Eva como tendo um relacionamento íntimo com Deus. Eles tinham um relacionamento e intimidade tão grande com Deus que passeavam com Ele no jardim e até falavam diretamente com Ele. 

Mas quando eles pecaram, eles perderam esta liberdade, e a proximidade do homem com Deus foi cortada. No entanto, após séculos de sofrimento, Deus enviou seu amado filho Jesus Cristo para levar nossos pecados. Jesus foi morto e depois ressuscitou, demonstrando Sua vitória sobre o pecado e a morte. 

Romanos 8:1 diz:

“Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus”. 

Aceitar esse dom nos torna aceitáveis ​​a Deus e nos permite estabelecer um relacionamento com Ele. Um relacionamento pessoal com Deus começa quando reconhecemos nossa necessidade Dele, admitimos que somos pecadores e aceitamos Jesus Cristo como nosso Salvador pela fé. Deus, nosso Pai celestial, sempre quis estar perto de nós e ter uma conexão conosco.

Quando as crianças têm um relacionamento pessoal com Deus, Ele se faz presente em suas vidas diárias. Eles também oram a Deus e leem Suas palavras para conhecê-Lo melhor. Eles buscam sabedoria (Tiago 1:5) e oram por meio de Cristo Jesus (João 15:16) porque reconhecem o amor de Deus por nós, valorizando que Ele deu Sua vida para preencher a lacuna entre Deus e nós.

Ter um relacionamento pessoal com Deus significa que eles permanecem em Deus, e Deus habita neles. Este pode ser um conceito complicado para as crianças entenderem completamente e, portanto, investirem totalmente.

No entanto, aqui estão quatro maneiras de ajudar seu filho a desenvolver um relacionamento pessoal com Deus em seu nível:

1. Reconheça a onipresença de Deus 

Ensine seu filho a reservar um tempo para encontrar um lugar tranquilo para acalmar sua mente, desligar o barulho mundano ao seu redor e reconhecer a presença de Deus com o coração aberto. 

Quando eles fazem isso, seu coração se abre para receber o Espírito Santo. Talvez sua casa na árvore, balanço ou quarto seja um lugar que eles gostem, então encoraje-os a se retirarem para esses lugares onde possam conversar com Deus no conforto da familiaridade. 

Também precisamos ensinar nossos filhos sobre a natureza onipresente de Deus. Deixe-os saber que Deus está presente ao redor deles, e Seu Espírito Santo está neles. Lembre-os de que, seja na escola, em casa, na aula ou na prática de esportes, Deus está com eles, animando-os.  

Ensine seus filhos a pedir ajuda a Deus, especialmente em momentos de estresse ou necessidade. Encorajá-los a fazer isso regularmente os ajuda a buscar a Deus por conta própria. 

2. Orar Juntos

As crianças são muitas vezes confrontadas com muitos problemas, seja na escola ou entre os seus pares. Sempre que eles compartilharem suas preocupações com você, certifique-se de perguntar se vocês podem orar juntos sobre isso.  

É importante que os pais ensinem seus filhos a levar suas preocupações ao Senhor em oração. Ofereça seu conselho e orientação, mas o mais importante, incentive-os a orar sobre isso. 

Sempre que estiverem doentes, lutando com uma situação difícil ou precisarem de alguma forma de provisão, ensine-os a orar a Deus. Dessa forma, você os está preparando para um momento em que não estará por perto para ajudar. Também os ajuda a desenvolver confiança em seu Pai celestial. 

Às vezes, as criancinhas não oram porque não sabem como. Você pode ajudar dando-lhes uma abordagem passo a passo, que é ação de graças, pedir perdão e depois fazer pedidos especiais a Deus. 

Outra abordagem é ensinar aos seus filhos orações específicas, como a oração do Senhor em Mateus 6:9-13. Você também pode ensiná-los a falar frases nas Escrituras, como no Salmo 23Salmo 91 e outros. 

Estes servirão como uma arma espiritual e aumentarão sua confiança em Deus quando confrontados com desafios.

3. Exiba a arte de adorar a Deus com um coração puro

Como pais, devemos ensinar nossos filhos desde pequenos a importância de adorar a Deus. Devemos deixá-los saber o quanto Deus preza a adoração e recompensa aqueles que O adoram genuinamente.

Para adorar a Deus de forma eficaz, eles devem observar as duas principais regras de adoração, conforme declarado no livro de João 4:23:

“Mas vem a hora, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; Pai procura tal para adorá-lo.” Depois, Jesus enfatizou estas duas regras: “Deus é espírito; e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade” (João 4:24). 

Ensine-lhes várias canções de adoração e introduza a adoração em eventos cotidianos: indo para a escola, limpando a sala de jogos ou até mesmo preparando-se para dormir. 

4. Ensine-os a discernir a voz de Deus

À medida que seus filhos crescem e precisam tomar decisões maiores na vida, incentive-os a buscar a Deus de maneiras que nunca fizeram antes. Você pode fazer isso incluindo-os no processo de tomada de decisão em casa quando estiver orando sobre uma situação e não souber o que fazer.  

Em momentos como este, faça-os entender que a família ora a Deus e pede que Ele fale ao coração deles, revelando a decisão certa a ser tomada.

Incluir seus filhos no processo de discernir a voz de Deus como família os ajuda a fortalecer seu relacionamento com Deus. Também os ajuda a aceitar a decisão final, mesmo quando não está de acordo com seus desejos naturais. 

Quando as crianças são ensinadas desde cedo a ouvir e ser capazes de discernir a verdadeira voz de Deus, isso fortalece sua fé. Eles também ficam mais ansiosos para buscar a orientação de Deus em todos os aspectos de suas vidas à medida que continuam crescendo e tomando decisões cada vez maiores. 

As crianças que aprenderam a discernir a voz de Deus não são facilmente enganadas e não são ingênuas ao engano do diabo. Ajudar seus filhos a desenvolver interesse em ouvir a voz de Deus também melhorará seu relacionamento com Ele.  

É sua responsabilidade como pai ensinar a seus filhos os caminhos do Senhor. Embora Deus tenha lhe dado esses filhos, Ele espera que você os leve de volta a Ele e ofereça seus corações e almas a Ele. Provérbios 22:6 diz:

“Educa a criança no caminho em que deve andar, e até quando envelhecer não se desviará dele”. 

Como pai, você não pode ensinar ao seu filho tudo o que ele precisa saber; você só pode ajudá-los a saber tudo ensinando-os a ouvir e discernir a voz do Espírito Santo.  

Mostrar ao seu filho como desenvolver um relacionamento pessoal com Deus não é tão difícil quanto você imagina. Afinal, os filhos imitam o que você faz, então quanto mais você investir em um relacionamento com Deus, mais ansiosos eles ficarão para buscá-Lo.

Quando você ora e medita na Bíblia, você ensina seu filho que Deus é confiável, e quando ele acredita em Deus como seu Sustentador, certamente terá um vínculo mais forte com Ele.

Equipe Redação BP

Nossa equipe editorial especializada da Biblioteca do Pregador é formada por pessoas apaixonadas pela Bíblia. São profissionais capacitados, envolvidos, dedicados a entregar conteúdo de qualidade, relevante e significativo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo