12 coisas para orar pelos adolescentes de sua Família

Ser adolescente é difícil, imagine agora ser um adolescente cristão, é ainda mais difícil. Estamos atravessando anos turbulentos, carregando fardos prementes, sentimentos, tentações, desejos e medos. Quando adolescentes, lutamos para viver as dores do crescimento – como seguidores de Cristo, vivendo nossa fé.

Nós precisamos da sua ajuda. Mais especificamente, precisamos da sua oração. Precisamos de guerreiros de oração. Necessitamos que as gerações mais velhas se levantem e intercedam por nós. Precisamos de seus apelos amorosos, estratégicos e persistentes.

Mas talvez você não saiba exatamente como orar pelos adolescentes de sua família, ou pelos que você conhece.

Pensando nisso, separei 12 coisas para que vocês possam orar pelos adolescentes 

1. Ore para que seus adolescentes sejam salvos

“IRMÃOS, o bom desejo do meu coração e a oração a Deus por Israel é para sua salvação”.
(Romanos 10:1)

O clamor mais profundo do seu coração deve ser que Deus salve os adolescentes, não regenerados que você conhece. Ore por uma transformação autêntica e total do coração. Ore para que os adolescentes não confiem em uma oração infantil memorizada ou em uma experiência emocional, mas se arrependam de seus pecados e confiem somente em Cristo.

2. Ore para que eles amem a Palavra de Deus

“Com que purificará o jovem o seu caminho? Observando-o conforme a tua palavra. Com todo o meu coração te busquei; não me deixes desviar dos teus mandamentos”. (Salmos 119:9-10)

Ore para que Deus fale com os adolescentes, por meio de sua Palavra e os abençoe de uma forma extraordinária. Peça a Deus em oração, para que eles submetam cada pergunta, decisão e desejo à autoridade da Bíblia sagrada e sigam de bom grado seus conselhos. Peça a Deus, para que eles leiam a Palavra de Deus diariamente, e que Deus os ensine e os fortaleça através dela.

3. Ore para que seus filhos adolescentes permaneçam na igreja

“Não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia”. (Hebreus 10:25)

Ore para que Deus lhes dê um amor permanente pelos irmãos e uma paixão para participar dos cultos na igreja local. Interceda, para que eles priorizem a igreja sobre o trabalho e os amigos e milhares de outras coisas triviais e temporais. Ore para que Deus use a igreja local para equipá-los, encorajá-los, santificá-los; para assim combater a saída dos mesmos da igreja.

4. Ore para que seus adolescentes tenham discernimento (Romanos 12:2).

“E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus”.
(Romanos 12:2)

Peça a Deus em oração, para que eles conheçam a verdade e resistam ao falso ensino. Ore para que eles se comprometam a permanecer fiéis à Palavra de Deus. Ore para que eles se submetam a bons mestres e pastores fundamentados na Bíblia Sagrada.

5. Ore para que seus filhos sigam líderes sábios

“Sede meus imitadores, como também eu de Cristo”. (1 Coríntios 11:1)

Peça a Deus em oração, para que Ele coloque conselheiros fortes e sábios em suas vidas, que os apontem no caminho certo. Ore para que os adolescentes tenham a humildade de ouvir os mais velhos. Ore para que Deus os proteja de más decisões e erros ingênuos.

6. Ore para que seus adolescentes lutem contra a tentação

“Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar”.
(1 Coríntios 10:13)

Interceda à Deus, para que os adolescentes não cedam à cultura ou à pressão esmagadora dos colegas, mas permaneçam firmes contra as tentações que enfrentam – tentação sexual, tentação social, tentação digital. Ore para que o Espírito Santo os convença do pecado e os guie na justiça. Ore para que os adolescentes recebam com alegria e até busquem a responsabilidade.

7. Você deve orar para que façam amigos piedosos

“O homem de muitos amigos deve mostrar-se amigável, mas há um amigo mais chegado do que um irmão”. (Provérbios 18:24)

Ore para que Deus lhes conceda amizades florescentes que os encorajem no evangelho e os amadureçam em sua fé. Para que eles passem tempo com aqueles que são gentis, humildes, graciosos e sábios. Ore para que eles sejam influenciados para o bem duradouro pelas pessoas com quem convivem.

8. Ore para que seus adolescentes busquem relacionamentos saudáveis ​​

“Foge também das paixões da mocidade; e segue a justiça, a fé, o amor, e a paz com os que, com um coração puro, invocam o Senhor”. (2 Timóteo 2:22)

Ore para que eles busquem e celebrem a pureza em todos os seus relacionamentos. Peça para que Deus lhes conceda um cônjuge piedoso e os proteja do pecado sexual. Mas, em última análise, ore para que eles amem a Deus mais íntima e profundamente do que qualquer menino ou menina.

9. Ore para que seus adolescentes se destaquem do mundo

“Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte; Nem se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas no velador, e dá luz a todos que estão na casa. Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus”. (Mateus 5:14-16)

A oração deve ser para que os adolescentes abracem sua identidade em Cristo e o obedeçam de todo o coração, mesmo que isso lhes custe. Ore para que eles não sejam soprados pelos ventos da cultura, mas arrisquem suas reputações para seguir publicamente a Cristo. Ore para que eles se regozijem em sua liberdade do pecado e brilhem em um mundo escuro.

10. Uma oração para que suportem os sofrimentos

“Mas tu, sê sóbrio em tudo, sofre as aflições, faze a obra de um evangelista, cumpre o teu ministério”.
(2 Timóteo 4:5)

Sua petição deve ser para que Deus os ensine a confiar nele através de suas provações mais amargas. Ore para que eles sejam santificados através do sofrimento. Ore para que Deus use suas circunstâncias para tornar sua fé mais forte, mais feliz e mais resiliente.

11. Ore, para terem sabedoria

“E acharás graça e bom entendimento aos olhos de Deus e do homem. Confia no SENHOR de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento”. (Provérbios 3:4-5)

Busque em Deus, para que eles tenham orientação e direção em meio à grande incerteza. Ore para que Deus os proteja do medo e da ansiedade e os torne mais dependentes dele. Ore para que tudo o que ele planejou para o futuro deles lhe traga glória.

12. Interceda, para que seus adolescentes se levantem e façam grandes coisas para o Reino de Deus

“Ninguém despreze a tua mocidade; mas sê o exemplo dos fiéis, na palavra, no trato, no amor, no espírito, na fé, na pureza”. (1 Timóteo 4:12)

Peça, para que Deus use esta próxima geração para fazer coisas muito maiores para o seu reino. Ore para que esta próxima geração aprenda tanto com a sabedoria quanto com os erros de nossos mais velhos, e então corajosamente enfrente os desafios. Ore por esta próxima geração.

Afinal, nós adolescentes somos os próximos missionários, pastores, professores, políticos, autores. Sobretudo, somos a próxima igreja.

Autora: Jaqueline Crowe

Botão Voltar ao topo