7 maneiras de orar quando seu filho se perde

Como confiar em Deus e não se preocupar quando vê seu filho começar a decair? 

Como você pode confiar, que Deus tem o “melhor”, quando tudo parece estar se perdendo? 

Sabemos no entanto, que uma das maiores e mais intensas preocupações, que uma mãe tem por seus filhos, além de sua preocupação com a segurança física, é a sua preocupação com a condição espiritual deles. 

Constantemente, tememos que nossos filhos voltem as costas para Deus e de tudo o que aprenderam e acabem tropeçando, desnecessariamente ao longo da vida. 

Essa situação, afinal pode não apenas ser assustadora, mas pode nos fazer sentir tão desamparadas. 

Perguntei a centenas de mães, qual era o segredo para manter a esperança em um filho rebelde, mesmo que a situação pareça desesperadora. 

Todavia, a resposta delas é sempre a mesma. A esperança delas está em Deus, não no filho, está, sobretudo na capacidade de Deus, fazer o coração desse filho voltar para casa. 

Aqui está como você pode manter a esperança enquanto ora por seu filho que se perdeu

1. Ore, versículos bíblicos

Janice, testemunhou a autodestruição de sua filha em drogas e um estilo de vida perigoso por vários anos, ela contudo disse que viu Deus transformar o coração de sua filha. 

Mas, seu único conforto durante esta época de rebelião, foi orar os versículos da bíblia, por sua filha. 

O versículo de Isaías foi especialmente encorajador neste momento. 

“Eis que nas palmas das minhas mãos eu te gravei; os teus muros estão continuamente diante de mim.” (Isaías 49:16)

Embora, esse versículo se refira profeticamente às marcas dos pregos nas mãos de Jesus, ele simboliza para nós que Jesus conhecia cada pessoa pelo nome e pelo qual Ele morreria; aquelas marcas, eram como um nome gravado em Sua mão. 

“Que conforto saber que o nome da minha filha foi gravado na mão de Jesus”, disse Janice. 

2. Ore, concentrando-se no caráter de Deus

Uma mãe cujo filho sumiu durante seu mandato militar disse que encontrou conforto e esperança na Palavra de Deus, especialmente nos versículos que falam sobre o caráter de Deus.

“Um dos versículos mais predominantes que orei sobre meu filho é o Salmo 139 – que paz sabendo que Deus está lá com ele no escuro, na luz, acordado, dormindo, saindo, entrando.” 

Somente no Salmos 139, podemos ser encorajados sabendo que Deus é Aquele que: 

  • Nos sonda e nos conhece de dentro para fora (versículo 1)
  • Conhece todas as nossas ações e pensamentos (versículos 2-3)
  • Sabe o que vamos dizer antes de dizer (versículo 4) 
  • Segue-nos em todos os lugares que vamos (versículos 8-12)
  • Formou-nos e cuidou de nós enquanto estávamos no útero (versículos 13-15)
  • Escreveu nossa história de vida em Seu livro antes mesmo de vivê-la (versículo 16)
  • Tem inúmeros pensamentos sobre nós (versículos 17-18)
  • Conhece nossas ansiedades (versículo 23)
  • Convence-nos de nossa ofensa e nos leva na direção certa (versículo 24)

Esse Salmos nos lembra que Deus está mais intimamente familiarizado com nossos filhos do que jamais estaremos. E que Ele está cuidando e guardando eles quando não podemos. 

3. Ore para que seu filho possa discernir a voz de Deus

Uma mãe de seis filhos me disse: “Eu sempre oro para que a voz de Deus seja alta aos ouvidos dos meus filhos”. 

As crianças vão ouvir nossas vozes em suas cabeças. E eles podem tentar calar essa voz às vezes se seus corações estiverem endurecidos. As crianças também ouvirão as vozes de seus amigos e colegas, e a voz do inimigo procurando desviá-las. Mas queremos que a voz de Deus – a voz do Seu Espírito Santo – seja mais alta do que a voz de qualquer outra pessoa.

Insira o nome do seu filho nesta oração e ore sempre: 

Senhor, ajuda ____________ a ouvir o que Tu dizes e a valorizar os Teus mandamentos. Sintonize os ouvidos de _______________ à sabedoria e ajude _____________ a se concentrar no entendimento (Provérbios 2:1-2). Instrua ____________ no caminho da sabedoria e conduza ________________ por caminhos retos (Provérbios 4:11).

4. Ore pedindo sabedoria para saber quando falar e quando ficar em silêncio

Chegará um momento em que suas palavras cairão em ouvidos surdos, mas a vontade de Deus nunca. 

Portanto, ore pedindo sabedoria para saber quando falar, o que falar e quando ficar em silêncio para que Deus possa falar. 

Aqui está uma maneira de orar por isso agora: 

Senhor, Tua Palavra diz: “Se algum de vós tem falta de sabedoria, peça a Deus, que a todos dá generosamente sem censura, e ser-lhe-á dada” (Tiago 1:5). Senhor, eu preciso desse tipo de sabedoria para saber quando falar com ______________ e quando ficar em silêncio. “Não deixem sair da (minha) boca nenhuma palavra insalubre (discursos, julgamentos ou acusações), mas apenas o que for útil para a edificação (meus filhos) de acordo com suas necessidades, para que beneficie os que ouvem” (Efésios 4:29 ) Deixe-me também ser “rápido para ouvir, tardio para falar e tardio para se irar, pois (minha) ira não traz a vida justa que Deus deseja” (Tiago 1:19).

5. Louve a Deus pelo que você ainda não vê

Há três versículos na Bíblia que descrevem claramente a vontade de Deus para nós como indivíduos, como pais e como filhos de Deus: 

“Regozijai-vos sempre; orai continuamente; em todas as circunstâncias dai graças, porque esta é a vontade de Deus para vós em Cristo Jesus” (1 Tessalonicenses 5:16-18). 

Não poderia ser mais simples:

  • 1) Seja alegre – sempre; 
  • 2) Ore – continuamente; e
  • 3) Agradeça a Deus – por todas as circunstâncias, não apenas aquelas com as quais você se sente confortável 

Agradeça a Deus muitas vezes por algo na vida de seu filho pelo qual você normalmente não agradeceria, como uma forma de confiar em Seu trabalho na vida de seu filho. 

É também uma maneira de reconhecer que Ele está no controle e uma maneira tangível de esperar com expectativa o trabalhar do Senhor. 

6. Ore pelo seu eventual retorno

Insira o nome do seu filho nos versículos à seguir como forma de orar pela condição de seu coração e retornar aos braços amorosos de Deus:  

Cria no _________________ um coração puro, ó Deus, e renova nele um espírito firme ( Salmo 51:10 ). Embora o Senhor tenha feito o ____________ ver muitos problemas, e amargos, o Senhor restaurará a vida do ____________ novamente; das profundezas da terra o Senhor trará novamente o _____________. O Senhor aumentará a honra e o conforto de ________________ mais uma vez ( Salmo 71:20-21 ). Obrigado porque Tua palavra diz que estou convencido de que nem a morte nem a vida, nem os anjos nem os demônios, nem o presente nem o futuro, nem quaisquer poderes, nem altura, nem profundidade, nem qualquer outra coisa em toda a criação será capaz de separar ___________ do amor de Deus que está em Cristo Jesus, nosso Senhor.

7. Ore pelo abrandamento do seu próprio coração

A Bíblia diz que todos nós, como ovelhas, andamos desgarrados (Isaías 53:6). Verificamos outras pastagens. 

Nós nos afastamos, sem perceber o quão longe fomos até que olhamos ao redor e percebemos que estamos perdidos e há lobos à espreita nos arbustos, esperando para nos devorar. 

No entanto, Jesus contou uma história comparando nosso Deus, como um Pai perdoador que observa a estrada, esperando nosso retorno, e depois corre ao nosso encontro (Lucas 15). 

Portanto, ore para que você seja o tipo de pai que um dia acolherá calorosamente seu filho de volta em seus braços, com perdão e gentileza também.  

Hora de Confiar

À medida que entregamos nossos filhos a Deus por meio da oração, podemos confiar que eles estão em Suas mãos e Ele fará qualquer trabalho que queira fazer neles para Sua glória. 

Afinal, não devemos nos preocupar, e sim orar, confiar e descansar nAquele que já está no controle de suas vidas. 

Autora: Cindi McMenamin

Botão Voltar ao topo