O que devemos saber sobre a oração noturna de Lutero?

Há uma oração da noite que existe desde a Reforma Protestante. Esta oração é conhecida como a Oração noturna de Lutero. 

A maioria das pessoas conhece Martinho Lutero como o reformador impetuoso que se apresentou diante de um concílio e declarou que sua consciência estava presa à Palavra de Deus. 

“Aqui estou, não posso fazer outra coisa, então me ajude Deus.” 

Mas Lutero não era um cara que escrevia livros de teologia sistemática. Ele era um pastor que elaborou seus próprios pontos de vista reformadores no contexto de ministrar a pessoas de carne e osso. 

O que é a oração da noite de Lutero?

Como tal, não é surpreendente saber que Lutero era um homem de oração. Ele não era apenas uma pessoa dedicada à oração, mas também escrevia frequentemente sobre a oração.

Lutero se viu no meio de uma batalha cósmica. Mas ele não apenas se viu nessa batalha, mas também viu como seu dever equipar pais e mães para orar por suas famílias. 

É por isso que ele incluiu seções sobre oração em seus catecismos. Ele também escreveu extensivamente sobre a Oração do Senhor. Em uma ocasião, Lutero encorajou adormecer com a oração em seus lábios: 

Cultive o hábito de adormecer com a Oração do Senhor em seus lábios todas as noites ao se deitar e novamente todas as manhãs ao se levantar. E se a ocasião, o lugar e o tempo permitirem, ore antes de fazer qualquer outra coisa. Dessa forma, você se antecipa ao diabo de surpresa e sem aviso prévio, esteja você pronto ou não, antes que ele o alcance e o faça esperar. Pois é melhor orar agora, quando você está meio pronto, do que mais tarde, quando você ainda não está pronto.

Esse hábito foi o que inspirou Lutero a escrever suas orações matinais e noturnas. Felizmente, ainda temos esses recursos disponíveis para nós. Esta é a sua oração da noite: 

“Eu te agradeço, meu Pai celestial, por meio de Jesus Cristo, Teu querido Filho, que Tu graciosamente me guardaste neste dia; e eu oro para que o Senhor perdoe todos os meus pecados, e graciosamente me guarde esta noite. Pois em tuas mãos me entrego, meu corpo e minha alma, e todas as coisas. Que o teu santo anjo esteja comigo, para que o inimigo maligno não tenha poder sobre mim.” 

Devemos fazer esta oração? É bíblico?

Quando me tornei um crente em Jesus, pensei que as orações escritas eram tolas e careciam de espontaneidade. Além disso, pensava que eram frias e calculistas e não o reflexo de um relacionamento vital com Jesus. Mas à medida que cresci na fé, passei a ver isso como tudo, menos fria e formal. 

Orações escritas podem ser incrivelmente úteis para colocar palavras nos murmúrios do seu coração. Elas também têm uma função de ensino e a memorização pode ser útil em momentos difíceis. 

Percebi que Deus nos deu nos Salmos muitas dessas orações escritas. E por isso, agora encontro muito valor nelas.  

Mas, e a oração da noite de Lutero? É certo usá-la para orar? 

Acho que você poderia se dar muito bem sem nunca ter ouvido falar da oração de Lutero. Mas é certamente uma oração simples e útil. É uma que seria benéfico. E é definitivamente bíblica porque é essencialmente uma paráfrase do Pai Nosso. 

Considere toda a teologia recheada nesta pequena oração. Existe a teologia trinitária. Há um reconhecimento de que Jesus é o Mediador entre nós e o Pai. Uma dependência do poder mantenedor do Senhor para nos fazer passar o dia e a noite. Um pedido de perdão. Uma recomendação do eu ao Senhor. Um reconhecimento do mal e da proteção do Senhor. Um espírito de ação de graças em toda a oração também. 

Se tudo o que tivéssemos fosse esta oração, saberíamos que a pessoa que ora está engajada em uma batalha com o mundo, a carne e o diabo, mas é sustentada pelo poder mantenedor da Divindade. 

Orar algo assim todas as noites, creio eu, ajudaria a pessoa a dormir com a base do evangelho em seu coração e mente. 

Confesso que estou um pouco desconfortável com a frase “deixe seu santo anjo estar comigo”, mas isso talvez seja mais meu problema. 

A Bíblia fala de anjos ministrando a Jesus no deserto em sua tentação. O que Lutero diz ali, então, não é contra a Bíblia.

3 orações que podemos dizer com base na oração da noite de Lutero

Não sei por que eu não faria apenas a oração que Lutero escreveu ou o próprio Pai Nosso. Mas se eu fosse encarregado de escrever minhas próprias orações noturnas usando as de Lutero como guia, acho que há três áreas em que me concentraria:

  • A proteção recebida do Senhor;
  • Minha necessidade de perdão
  • E minha necessidade de proteção futura. 

Uma Oração de Ação de Graças pela Proteção Recebida

Pai, não houve um momento, mesmo antes da fundação da terra, que o Senhor não me protegeu. Houve momentos em que me senti como se estivesse sozinho, mas o Senhor nunca me abandonou. 

O Senhor me conduziu através de “muitos perigos, labutas e armadilhas” e usou até mesmo essas circunstâncias infelizes para criar em mim ainda mais alegria em Jesus Cristo. 

Assim como Davi orou: “O Senhor que me livrou das garras do leão e das garras do urso me livrará das mãos deste filisteu”, assim também o Senhor me livrou dos meus próprios leões e ursos e me livrará das mãos do “Filisteu” de hoje. 

Mas como foi proclamado em Daniel, eu proclamo agora, “mesmo que o Senhor não o faça”, eu confiarei em seu resgate final. 

Uma Oração Pela Minha Necessidade de Misericórdia

Para esta oração, compartilho com você esta oração do Vale da Visão : 

Seja misericordioso comigo um pecador;
isto sou por natureza e prática,
isto me proclama a tua Palavra,
isto espero sentir que sou;

No entanto, o Senhor não me deixou em desespero,
pois não há “porventura” em sua graça;
Tenho toda a certeza que preciso
de que contigo há abundante redenção.

Apesar do número dos meus pecados,
o Senhor me deu um sinal para o bem;
O cetro de ouro é erguido,
e tu disseste “Toque-o e viva”.

Que eu possa me encorajar por um senso de tua
total suficiência,
pela fé em tuas promessas,
por visões da experiência de outros.

Para aquele querido refúgio em que tantos se abrigaram
de todas as tempestades
que eu possa me dirigir,
Naquela fonte sempre aberta para o pecado
eu possa ser purificado de toda contaminação.

O pecado é aquela coisa abominável que tua alma odeia,
e só isso me separa de Ti.
Tu não podes contradizer as perfeições essenciais
de tua natureza;

Não posso ser feliz sem o Senhor,
até que faças santo como Tu.
Ó santo Deus, faça de mim uma criatura que o Senhor possa ter prazer


e um ser tal que eu possa ter prazer em ti.

Possa eu consentir e deleitar-me com a tua lei
segundo o homem interior,
nunca reclamar do rigor das tuas exigências,
mas lamentar a minha falta de conformidade com elas;
nunca questione teus mandamentos,
mas considere-os corretos.

Por teu Espírito dentro de mim
que minha prática brote de princípio, e
minhas disposições sejam conformes com o dever.

Uma oração para proteção futura

Senhor, há muitas coisas no mundo de hoje que poderia me causar ansiedade. As coisas parecem estar se desenrolando e nossas fundações estão abaladas. Sua Palavra nos diz para lançar toda a nossa ansiedade sobre Ti. 

Sabemos que por causa de Jesus seremos finalmente protegidos por Ti. Nossas almas estão seguras e, como tal, sabemos que não há nada que o homem possa fazer conosco. 

No entanto, sentimos dor, fome e sede. E nós nos entregamos ao teu cuidado. Queremos redenção, mas só queremos redenção de sua mão. 

Ajude-nos a continuar a ter integridade e a não encontrar proteção em falsos lugares de refúgio. Tu, ó Senhor, és o nosso único refúgio e por isso confiamos em ti. Amém.

Botão Voltar ao topo