Oração pela Família: 5 Tipos de Oração que não Podem Faltar no Lar

Oração pela Família-Tipos de Oração no Lar

Orar pela família é um desafio, porém os benefícios são satisfatórios, ainda mais quando é uma prática contínua no lar. Para te ajudar e incentivar você manter esse costume, separei 5 tipos de oração que não podem faltar no seu lar.

Esses são os 5 Tipos de Oração que não Podem Faltar no Lar

1. Oração de santificação

Sucedia, pois, que, decorrido o turno de dias de seus banquetes, enviava Jó, e os santificava, e se levantava de madrugada, e oferecia holocaustos segundo o número de todos eles; porque dizia Jó: Talvez pecaram meus filhos, e amaldiçoaram a Deus no seu coração. Assim fazia Jó continuamente.

Jó 1:5

A oração de é o tipo de intercessão que não pode faltar em nenhum lar cristão. Sua oração tem duas características: a primeira, sacrificial e a segunda, contínua.

Jó pensava que seus filhos poderiam ter cometido pecados contra Deus, e como ele sabia as consequências disso, então para os proteger do mal, oferecia a Deus sacrifícios.

Veja o cuidado desse pai com os filhos e como não media esforços. Pois, de madrugada oferecia sacrifícios pelos filhos.

Como pais cristãos não podemos de deixar de fazer a oração pedindo que Deus perdoe e santifique nossos filhos. É claro, essa atitude deve ser acompanhada dos ensinamentos para que eles não venham a pecar.

2. Oração intercessora

Longe de ti que faças tal coisa, que mates o justo com o ímpio; que o justo seja como o ímpio, longe de ti. Não faria justiça o Juiz de toda a terra?

Gênesis 18:25

O Patriarca Abraão nos deixa esse lindo exemplo de oração intercessora. Ele intercede a Deus pelo seu sobrinho Ló e pelos justos que poderiam haver naquelas cidades.

Abraão faz uma oração de ousadia, mas ao mesmo tempo, reverente. Ou seja, ele de maneira alguma “colocou Deus na parede” exigindo algo, ao invés disso, apelou pela justiça de Dele.

Seguindo esse exemplo da intercessão de Abraão, devemos pedir a Deus que faça justiça pela nossa família. Mas, antes de pedir isso, certifique-se que esteja fazendo justiça.

Abraão só fez esse tipo de oração por Ló porque o conhecia e sabia que procurava ser justo na terra.

Diante de um mundo cada vez mais injusto, como pais de família, precisamos clamar pela justiça de Deus e procurar ser justos.

Portanto, não importa qual seja o problema de sua família, ore a Deus e creia que Ele tudo pode fazer!

3. Oração de gratidão

Então disse Jacó à sua família, e a todos os que com ele estavam: Tirai os deuses estranhos, que há no meio de vós, e purificai-vos, e mudai as vossas vestes. E levantemo-nos, e subamos a Betel; e ali farei um altar ao Deus que me respondeu no dia da minha angústia, e que foi comigo no caminho que tenho andado.

Gênesis 35:2-3

Essa é uma das minhas passagens preferidas na Bíblia. A oração de Jacó é de alguém que além de estar com o coração grato a Deus, reconhece o que o Senhor fez por ele.

Jacó disse que faria uma altar ao Deus que havia lhe respondido no dia de sua angustia. Que dia foi esse? Quando Jacó saia de casa fugido de seu irmão Esaú. Sozinho e angustiado ele atravessa o deserto.

Ali Deus aparece para ele em sonho (Gênesis 28:12) dando-lhe uma visão. Jacó então faz um voto a Deus: “Se Deus for comigo, e me guardar nesta viagem que faço, e me der pão para comer, e vestes para vestir; E eu em paz tornar à casa de meu pai, o SENHOR me será por Deus…”

Anos depois, Jacó passa pelo mesmo lugar, mas dessa vez ele não está só, mas acompanhado por sua família. E o coração dele é grato a Deus, lembrando de quando ali esteve só, angustiado e sem saber o que seria de seu futuro, mas agora o Senhor o abençoou grandemente.

Você reconhece o que Deus fez por sua família? Quantas bençãos Ele tem dado em seu lar? Então, não deixe de fazer esse tipo de oração de gratidão a Deus em família, principalmente na presença de seus filhos.

4. Oração de entrega

E, indo um pouco mais para diante, prostrou-se sobre o seu rosto, orando e dizendo: Meu Pai, se é possível, passe de mim este cálice; todavia, não seja como eu quero, mas como tu queres.

Mateus 26:39

A Bíblia tem várias orações feita por Jesus. Nosso Senhor fez questão de não só ensinar sobre oração, mas também dar o exemplo.

Essa é o tipo de oração pela família que não pode faltar em nosso lar. Podemos chamá-la de oração de entrega. Porque entregamos nosso coração para fazer não a nossa vontade, mas sim a de Deus.

No exemplo de Jesus, Ele passava um momento difícil como homem, porém, nos dá um exemplo lido de como orar nessas circunstancia. Veja como orou: “Meu Pai, se é possível, passe de mim este cálice; todavia, não seja como eu quero, mas como tu queres.”

Quando você e sua família estiverem passando por uma grande agonia ou incertezas, ore a Deus para que seja feito não a sua, mas a vontade Dele nos seu lar.

5. Oração contínua

Piedoso e temente a Deus, com toda a sua casa, o qual fazia muitas esmolas ao povo, e de contínuo orava a Deus.

Atos 10:2

Esses tipos de orações anteriores que vimos são exemplos que não podem faltar em nosso lar, mas, além disso, elas devem ser feitas de forma contínua.

Tomamos como lição esse exemplo de Cornélio qual Lucas faz questão de registrar que “de contínuo orava a Deus”.

Oração é algo que não pode ser feito de vez em quando, mas sempre. Paulo nos alerta sobre isso em 1 Tessalonicenses 5:17 onde diz: “Orai sem cessar.”

Você pode orar em família quando estiverem reunidos a mesa, à noite antes de dormir ou então ter um horário em consegue reunir todos. Mesmo que não consiga reunir todos no lar para orar, ore você pela família.

Não deixe, portanto, de ter essa linda prática diária de oração no seu lar pela sua família.

André Lourenço

André Lourenço

Professor sempre aprendiz da Bíblia que gosta de ensinar sobre um Deus inexplicável!

Compartilhe

Compartilhe

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts em seu email

Publicidade

© 2022 Biblioteca do Pregador

Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Leia Mais