O que a fidelidade de Jó nos ensina?

Você com certeza já ouviu falar da história de Jó, o homem que perdeu tudo mas sua fé e fidelidade a Deus não se abalaram. O livro de Jó está no velho testamento da bíblia, mas a fé perseverante dele é vista também no novo testamento.

Jó nos ensina algumas lições importantes através da sua experiência. E podemos aplicar esses ensinamentos até hoje em nossas vidas.

Jó era um homem temente a Deus, cheio de posses, bens materiais, riqueza, família grande, felicidade e uma vida bem sucedida em todas as áreas. Até que o inimigo começou a tocar em tudo que Jó tinha.

Em poucos dias, ele perdeu seus bens, seus filhos, sua mulher e até sua saúde. No entanto, em meio a essa situação difícil e desesperadora, ele só sabia agradecer a Deus por tudo que estava acontecendo e ainda iria acontecer.

Jó nos mostrou que sempre teremos Deus do nosso lado a todo momento. Então, vamos mostrar a seguir o que podemos aprender com a história de Jó.

Não perca a fé em Deus, assim como Jó

Em primeiro lugar, as tribulações não conseguiram fazer Jó perder a fé que ele tinha depositado em Deus. Essa é uma lição sobre ser fiel e persistir naquilo que você acredita. 

Pois ao longo de nossas vidas vamos passar por muitas situações que nem imaginamos. Porém, em todas elas precisamos lembrar que não estamos sozinhos, Deus sempre estará conosco e essa é a chave para superar todos os problemas que possam vir.

A história de Jó mostra que Deus sempre está no controle

Em segundo lugar, Jó foi perdendo tudo que conseguiu com muito trabalho a vida toda. Mas os bens materiais não importavam tanto quanto a família e a saúde. 

Jó não entendia porque tudo estava desmoronando e porque seus filhos foram afetados. Mas sabia que Deus estava vendo tudo e que Ele tinha o controle sobre a situação.

Acreditar sem ver, essa é a fé genuína, aquele homem tinha fé que Deus estava cuidando de tudo, mesmo que houvesse nenhum sinal de esperança ao seu redor.

Pessoas boas também passam por tribulações

Em terceiro lugar, algumas pessoas e até os próprios amigos de Jó acreditavam que aquela situação era resultado de algum pecado que ele cometeu. 

Quando na verdade, ele estava passando por uma provação com o consentimento de Deus, que sabia que ele não abandonaria sua fé mesmo que tirassem tudo que ele tinha. 

Desse modo, aprendemos que nem todo sofrimento pode ser atribuído a uma consequência de ações passadas. 

Pessoas boas e de bom testemunho também podem passar por dias difíceis. Como Jó, um homem de coração bom, com um testemunho impecável e mesmo assim passou por todas essas aflições.

A recompensa vem após as provações

Em quarto e último lugar, a história de Jó nos ensina que após as provações sempre há dias melhores por vir. Depois que ele foi provado e se manteve fiel a Deus, ele recebeu em dobro tudo aquilo que havia perdido.

Precisamos entender que as nossas atitudes quando estamos em meio às tribulações são sementes que futuramente vão gerar frutos. Então, devemos ter sabedoria para fazer as melhores escolhas.

Já que essas decisões afetarão a nossa colheita a longo prazo. Jó se manteve fiel e recebeu recompensa por isso, precisamos nos espelhar nessas atitudes para que possamos receber nossas recompensas depois das aflições.

Por fim, a história de Jó nos deixou aprendizados em muitas áreas, não é atoa que foi escolhido para compor os livros da bíblia. Meditar nesta mensagem nos faz crescer em sabedoria.

Por isso, não deixe de lado o hábito de ler a palavra de Deus todos os dias. Além disso, a leitura vai te trazer para mais perto do seu Criador e não há outro livro que consiga fazer isso.

Vitória Lemos

Vitória Lemos é uma sonhadora cativa nas palavras, Tia rica de risadas e ideias do Ministério Infantil, dedicada aos dons e talentos e serva fiel do Reino na @adtcmutirao.
Botão Voltar ao topo