O que a Bíblia nos diz sobre demônios e como nos proteger

Demônios recebem muita atenção em filmes e programas de TV sobre o paranormal. Mas eles são reais, e o que a Bíblia diz sobre os demônios? Aprender sobre demônios é desagradável. Mas é importante saber o que a Bíblia diz sobre os demônios para se proteger deles.

O que é um demônio?

Um demônio é um anjo caído um dos anjos que se rebelaram contra Deus em busca de ainda mais poder há muito tempo e como resultado se tornaram maus. 

Deus criou todos os anjos para serem santos anjos com natureza puramente boa. No entanto, sempre que qualquer criatura se separa de Deus (que é a fonte de tudo o que é bom), a natureza dessa criatura muda de bem para mal porque não está mais conectada à fonte do bem. 

Um demônio costumava ser um anjo santo, mas agora tem uma natureza maligna porque foi corrompido pelo pecado.

O que a Bíblia diz sobre os demônios?

A Bíblia diz que os demônios foram banidos do céu com Satanás porque se rebelaram contra Deus. Demônios são as “estrelas” descritas em Apocalipse 12:3-4:

“Então apareceu outro sinal no céu: um enorme dragão vermelho com sete cabeças e dez chifres e sete coroas nas cabeças. Sua cauda varreu um terço das estrelas do céu e as atirou para a terra.” 

Esta passagem revela que um terço dos anjos caiu da graça, enquanto dois terços dos anjos ainda são santos e servem a Deus. Isaías 14:12-15 descreve a queda de Satanás, que é o líder dos demônios:

“Como caíste do céu, estrela da manhã, filho da alva! Você foi lançado para a terra, você que uma vez derrubou as nações! Você disse em seu coração: Eu subirei aos céus; Eu levantarei meu trono acima das estrelas de Deus; Eu me sentarei entronizado no monte da assembléia, nas alturas mais altas do monte Zaphon. Subirei acima do topo das nuvens; Eu me tornarei semelhante ao Altíssimo. Mas você é levado ao reino dos mortos, às profundezas da cova”.

Em Lucas 10:18, Jesus diz: “Eu vi Satanás cair do céu como um relâmpago.” Apocalipse 12:7-9 descreve como os anjos que se tornaram demônios caíram do céu junto com Satanás:

“Então irrompeu uma guerra no céu. Miguel e seus anjos lutaram contra o dragão, e o dragão e seus anjos lutaram de volta. Mas ele não era forte o suficiente, e eles perderam seu lugar no céu. O grande dragão foi lançado para baixo – aquela antiga serpente chamada diabo, ou Satanás, que desencaminha o mundo inteiro. Ele foi lançado na terra, e seus anjos com ele”.

Jesus muitas vezes libertou pessoas de demônios durante seu ministério na Terra. 

Ao longo dos Evangelhos, você notará muitos encontros diferentes entre Jesus e demônios. A cada vez, Jesus parou o trabalho maligno dos demônios e trouxe cura espiritual para diversos tipos de aflições. 

Mateus 4:4 diz sobre a obra de cura de Jesus: “…as pessoas trouxeram-lhe todos os enfermos de várias doenças, os que sofriam fortes dores, os endemoninhados, os convulsivos e os paralíticos, e ele os curou”. 

Os seguidores de Jesus também expulsaram demônios das pessoas, às vezes com sucesso (Lucas 10:17 e Atos 16:18) e às vezes sem sucesso, quando precisavam de ajuda extra de Jesus (Marcos 9:28-29).

Os demônios estão trabalhando na Terra

A Bíblia diz que os demônios estão trabalhando na Terra hoje, lutando para destruir a obra de Deus e enganar as pessoas (1 Pedro 5:8 e 2 Coríntios 11:14-15). 

Demônios proclamam falsos ensinamentos (1 Timóteo 4:1), enganam o mundo (2 Coríntios 4:4), atacam pessoas que são fiéis a Deus (2 Coríntios 12:7 e 1 Pedro 5:8), e lutam contra os santos anjos (Apocalipse 12:4-9). 

A possessão demoníaca na qual os demônios entram no corpo dos humanos pode acontecer com pessoas vulneráveis ​​que não estão conectadas a Deus, como mostram as histórias de possessão dos Evangelhos. 

No entanto, os cristãos não podem se tornar possuídos pelo corpo, porque o Espírito Santo vive dentro de nós (Romanos 8:38-39 e 1 Coríntios 3:16).

O que a Bíblia diz sobre de onde vêm os demônios/onde estão agora?

Como exploramos, os demônios eram originalmente anjos santos que se tornaram anjos caídos. A Bíblia menciona que alguns demônios estão ativos na Terra. Eles são mencionados em Efésios 6:12:

“Porque a nossa luta não é contra a carne e o sangue, mas contra os principados, contra as autoridades, contra os poderes deste mundo tenebroso e contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais”. 

Outros demônios já estão sendo punidos por seus pecados. Judas 1:6 menciona-os: “E os anjos que não guardaram suas posições de autoridade, mas abandonaram sua própria morada – esses ele os manteve nas trevas, presos com cadeias eternas para julgamento no grande Dia”.

Deus planejou um “fogo eterno preparado para o diabo e seus anjos” (Mateus 25:41). Os demônios estão cientes de seu destino eterno. Em Mateus 8:29, dois demônios gritam para Jesus: “O que você quer conosco, Filho de Deus? eles gritaram. Você veio aqui para nos torturar antes da hora marcada?”

Neste momento, os demônios ainda estão enganando as pessoas, ferindo as pessoas e influenciando as pessoas a pecar. 

Mas Deus está fazendo uma obra redentora no mundo, e podemos encontrar proteção contra os demônios pedindo a Ele que nos ajude com seu poder ilimitado. Como Jesus diz em Lucas 11:20: “Mas, se eu expulso demônios pelo dedo de Deus, então o reino de Deus chegou sobre vocês”.

Como se proteger dos demônios

Como se proteger de demônios

Os demônios podem prejudicá-lo de várias maneiras. Desde mentir para você e tentá-lo a pecar, até causar angústia mental como depressão e ansiedade ou doenças físicas. Felizmente, com a ajuda de Deus, você pode se proteger de ser vítima de demônios. Veja como:

Coloque sua armadura de batalha espiritual: 

Efésios 6:11 exorta você a: “Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais resistir às ciladas do diabo”. 

Efésios 6:13-17 descreve a armadura que você deve vestir para ter força para vencer as batalhas espirituais invisíveis, porém reais, ao seu redor: o cinto da verdade, a couraça da justiça, o evangelho da paz, o escudo da fé, o capacete da salvação e a espada do espírito

Você pode fazer tudo isso pedindo a Deus para ajudá-lo dia após dia.

Não tente entrar em contato com os anjos por conta própria: 

Em vez de tentar entrar em contato com os anjos por conta própria, espere que Deus traga os anjos para sua vida, de acordo com o que é realmente melhor. Se você entrar em contato com os anjos, não poderá escolher quais anjos responderão. Se você chegar aos anjos em vez de diretamente a Deus, você está abrindo uma porta para que os anjos caídos o manipulem enquanto disfarçados de santos anjos. 

2 Coríntios 11:14 da Bíblia diz que Satanás, que lidera os anjos caídos, “se disfarça de anjo de luz” e os anjos que o servem “se disfarçam de servos da justiça”. 

Deuteronômio 18:10-12 proíbe práticas que envolvam contatar o mundo espiritual à parte de Deus. Fique longe de tabuleiros Ouija, sessões espíritas, canalizações e outras práticas semelhantes que podem ser tentadoras, mas na verdade são bastante perigosas.

Teste as mensagens espirituais que você recebe: 

Não aceite quaisquer mensagens que você possa receber dos anjos como verdadeiras sem examinar e testar essas mensagens. 1 João 4:1 aconselha: “Queridos amigos, não creiais a todo espírito, mas provai os espíritos para ver se eles são de Deus, porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo.” 

Cuidado com mensagens falsas. Satanás, a quem os demônios seguem, é “um mentiroso e pai da mentira”, de acordo com João 8:44, os demônios podem falar como falsos profetas, e Jeremias 23:16 diz que os falsos profetas “falam visões de suas próprias mentes, não de a boca do Senhor”. 

O verdadeiro teste para saber se um anjo está ou não realmente comunicando uma mensagem de Deus é o que o anjo tem a dizer sobre Jesus Cristo, diz a Bíblia em 1 João 4:2: “É assim que você pode reconhecer o Espírito de Deus: Todo espírito que reconhece que Jesus Cristo veio em carne é de Deus.”

Busque a sabedoria por meio de um relacionamento próximo com Deus: 

Embora os demônios possam facilmente influenciá-lo a pecar se você não estiver andando de perto com Deus, você pode obter a sabedoria necessária para vencer a tentação permanecendo perto de Deus. Provérbios 9:10 declara: “O temor do Senhor é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo é entendimento”. 

Temer a Deus não significa ter medo dele. Temer a Deus envolve ter admiração por ele, o que vem de prestar atenção à maravilha de seu trabalho ao seu redor, como explico em meu livro Wake Up to Wonder.

Escolha seguir a direção de Deus: 

Finalmente, é importante basear intencionalmente suas decisões diárias nos valores que refletem o que Deus diz que mais importa. Escolha fazer o que é certo, conforme Deus o guiar, sempre que puder. 

Não comprometa o que você acredita quando faz escolhas todos os dias. Isso é vital porque os demônios estão constantemente tentando você a pecar para tentar afastá-lo de Deus. No entanto, 1 João 4:4 garante que, por meio de um relacionamento com Jesus, você pode vencer todas as batalhas espirituais:

“Filhos, vocês são de Deus e os venceram, porque aquele que está em vocês é maior do que aquele quem está no mundo”.

Conclusão

Para resumir o que a Bíblia diz sobre os demônios, eles são anjos caídos que são perigosos por causa de suas más ações para com a humanidade. No entanto, por meio de um relacionamento com Jesus, você tem acesso a todo o poder necessário para se proteger dos demônios. 

Colossenses 2:15 diz que Jesus “desarmou os poderes e autoridades” e “fez deles um espetáculo público, triunfando deles na cruz” (Colossenses 2:15). Quando você resiste aos demônios pelo poder de Deus, você não tem nada a temer.

Equipe Redação BP

Nossa equipe editorial especializada da Biblioteca do Pregador é formada por pessoas apaixonadas pela Bíblia. São profissionais capacitados, envolvidos, dedicados a entregar conteúdo de qualidade, relevante e significativo.
Botão Voltar ao topo