O que a Bíblia diz sobre saúde?

Nossa força não está na ausência de doença, provação ou desespero, mas nossa força está na verdade de que Deus está presente conosco mesmo nestes momentos. O coração de Deus deve ser nossa força quando estamos fracos.

Antes de entrarmos no que a bíblia Sagrada nos diz sobre saúde, vejamos rapidamente uma definição da palavra. O dicionário Oxford nos diz que é o “estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar“.

Eu não sei nada sobre você, contudo, eu luto diariamente com diversos problemas de saúde, como dores crônicas, problemas de saúde mental duradouros e sintomas remanescentes da pandemia de coronavírus, sim essas são algumas doenças que enfrento, mesmo servindo ao Senhor.

No entanto, existem algumas igrejas, comunidades cristãs e grupos de pessoas que sugerem que estou doente porque tenho pouca fé, não estou orando por cura ou sou uma pecadora, e minha doença é consequência de minhas próprias ações. .

Apesar disso, deixe-me ser bastante clara desde o início e dizer a você que essas palavras não são de Deus, elas nem se alinham com a Bíblia sagrada

Se você sofre de doenças crônicas, como dores musculares, problemas ósseos ou problemas de saúde mental, saiba que não está sozinho.

Há muitos, muitos de nós que lutam. De fato, a Organização Mundial da Saúde (OMS) nos diz que 10,7% da população mundial foi diagnosticada com transtornos de saúde mental nestes últimos anos.

O fato assustador nesses resultados é que só registra quem tem acesso à saúde para receber o diagnóstico. Para sua própria referência, esses 10,7% equivalem a cerca de 792 milhões de pessoas.

A saúde não está baseada na moralidade

Mas o que Jesus diz sobre nossa saúde? Como Deus se aproxima disso? Quando o Éden foi criado e os humanos foram feitos à imagem de Deus, como a doença se encaixava nesse quadro?

Em primeiro lugar, gostaria de começar pelo final da história. 

“E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas.” (Apocalipse 21:4)

Que esperança, para nós que conhecemos Jesus, quando estivermos no lar no céu, nossa dor, nossa doença, nossos problemas e conflitos não existirão mais! Que esperança para ancorar nossas vidas.

Um dia essa dor passará e estaremos em corpos perfeitos e livres. Nenhuma cadeira de rodas para nos amarrar, nenhuma vara para nos agarrar, nenhum marido que precise ser auxiliar de caminhada, nenhuma alça em nossas mãos, nenhum remédio para lembrar. Livre! Essa é a esperança que eu seguro com tanta força.

Mas há muito mais, vamos mergulhar em outra história.

Se abrirmos nossas Bíblias em João 9, encontraremos a história de um homem sem nome que era cego. Quando Jesus e seus discípulos passam, eles perguntam a Jesus:

“Quem pecou, ​​foram os pais ou o homem que nasceu cego? Jesus lhes responde dizendo: Não foi que este homem pecou ou seus pais, mas que as obras de Deus se manifestassem nele.”

Eu sei, amigo, que dias difíceis vêm, e a doença pode parecer um fardo pesado para carregar.

A cegueira no caso deste homem o teria deixado incapaz de se defender sozinho, mas confiando todos os dias nos outros para ajudá-lo, mesmo com tarefas simples. Especialmente em uma cultura do Oriente Médio que acreditava que a doença era um fardo e os rejeitava .

Mas as palavras de Jesus sempre me deixaram com esperança, e espero que elas também lhe dêem esperança. A doença e a vulnerabilidade deste homem não eram por causa do pecado, como os discípulos pensavam, mas eram para que as obras ou a glória de Deus pudessem ser exibidas nele. 

Aqui, nesta passagem, Jesus remove a ideia de que pecado e doença estão conectados de tal maneira. Claro, sabemos que a morte e a doença nunca deveriam fazer parte do belo plano de Deus (Gênesis 1-2) deixa isso claro. 

Deus é mais do que nossa doença e dor

Gênesis 3 nos conta a história da Queda. Ervas daninhas na terra, morte de toda a criação e doenças, foram o resultado.

Romanos 3 nos lembra que somos todos pecadores. Se a doença fosse uma conexão direta com o nosso pecado, então todos estaríamos doentes, física ou mentalmente, e isso não é verdade para todos nós.

Recentemente, tenho lido as palavras de 2 Coríntios 12 com frequência. Eles conectam esta passagem ao coração de Deus na minha opinião.

Estas palavras foram escritas pelo apóstolo Paulo, onde nos lembra de um espinho em sua carne, um espinho sobre o qual ele orou e orou, mas Deus lhe respondeu assim:  “Minha graça te basta, pois o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza”.

Como Paulo declara, Deus nos dá a graça que nos sustenta e é suficiente para nós. Somente reconhecer nossas misérias, para nos aproximarmos de Deus.

É nos momentos de desespero que a maioria de nós clama a Deus para nos ajudar, e quando nos aproximamos de Deus, Tiago nos diz que Deus se aproxima de nós. Como Davi declara no Salmos 23, mesmo no vale, Deus está conosco.

É um testemunho em si estar lutando todos os dias e ainda se levantar louvando a Deus e seguindo Seus passos.

Para finalizarmos esse tópico quero lhes deixar alguns versículos bíblicos sobre saúde.

Versículos bíblicos sobre saúde

“Espera no SENHOR, anima-te, e ele fortalecerá o teu coração; espera, pois, no SENHOR.” (Salmos 27: 14)

“Amado, desejo que te vá bem em todas as coisas, e que tenhas saúde, assim como bem vai a tua alma.” (3 João 1:2)

“Não sejas sábio a teus próprios olhos; teme ao SENHOR e aparta-te do mal. Isto será saúde para o teu âmago, e medula para os teus ossos.” (Provérbios 3:7-8)

“Está alguém entre vós doente? Chame os presbíteros da igreja, e orem sobre ele, ungindo-o com azeite em nome do Senhor; E a oração da fé salvará o doente, e o Senhor o levantará; e, se houver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados.” (Tiago 5: 14-15)

“A minha carne e o meu coração desfalecem; mas Deus é a fortaleza do meu coração, e a minha porção para sempre.” (Salmos 73:26)

Conclusão

Amigo, acorde todos os dias e procure a bondade de Deus, espere no Senhor e tenha coragem, Ele não é um Deus que está longe, ou que brinca de esconde-esconde, mas Ele deseja ser encontrado por você, e muitas vezes está apenas esperando que você desvie seu olhar de suas circunstâncias para seu salvador.

Lá você encontrará tudo o que precisa para sustentá-lo e levá-lo a cada dia, nas mãos do mestre, e você também pode encontrar a bondade de Deus mesmo com problemas de saúde, porque onde Deus está, sempre há bondade.

Equipe Redação BP

Nossa equipe editorial especializada da Biblioteca do Pregador é formada por pessoas apaixonadas pela Bíblia. São profissionais capacitados, envolvidos, dedicados a entregar conteúdo de qualidade, relevante e significativo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo