10 melhores versículos sobre Deus estar no controle

Muitos versículos da Bíblia revelam que Deus está no controle de tudo. São passagens bíblicas que ressaltam a grandeza de Deus e como Ele é soberano sobre todas as coisas. Separamos 10 versículos poderosos sobre Deus estar no controle de tudo e nada acontecer sem sua permissão.

1. Provérbios 16:9

“Em seu coração o homem planeja o seu caminho, mas o Senhor determina os seus passos.”

2. Isaías 55:8-9

“Pois os meus pensamentos não são os pensamentos de vocês, nem os seus caminhos são os meus caminhos”, declara o Senhor. “Assim como os céus são mais altos do que a terra, também os meus caminhos são mais altos do que os seus caminhos e os meus pensamentos mais altos do que os seus pensamentos.”

3. Romanos 8:28

“Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados segundo o seu propósito.”

4. Jeremias 29:11

“Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês”, diz o Senhor, “planos de fazê-los prosperar e não de causar dano, planos de dar a vocês esperança e um futuro.”

5. Provérbios 19:21

versículo Provérbios 19-21 Deus está no controle

“Muitos são os planos no coração do homem, mas o que prevalece é o propósito do Senhor.”

6. Salmo 37:23-24

“O Senhor firma os passos de um homem, quando a conduta deste o agrada; ainda que tropece, não cairá, pois o Senhor o toma pela mão.”

7. Isaías 14:24

“O Senhor dos Exércitos jurou: ‘Como planejei, assim acontecerá; e como pensei, assim será.'”

8. Daniel 2:21

“Ele muda as épocas e as estações; destrona reis e os estabelece. Dá sabedoria aos sábios e conhecimento aos que sabem discernir.”

9. Salmo 115:3

“O nosso Deus está nos céus, e pode fazer tudo o que lhe agrada.”

10. Efésios 1:11

“Nele fomos também escolhidos, tendo sido predestinados conforme o plano daquele que faz todas as coisas segundo o propósito da sua vontade.”

Qual desses versículos sobre Deus estar no controle te agrada mais? Você pode refletir mais nas frases seguintes…

Deus no controle - versículo da bíblia Salmo 115-3

Frases sobre Deus está no controle de tudo

“Quando você aceita o fato de que às vezes as estações são secas e os tempos são difíceis e que Deus está no controle de ambos, você descobrirá uma sensação de refúgio divino, porque a esperança então está em Deus e não em você mesmo.” Charles R. Swindoll

“Com Deus no comando, acredito que tudo dará certo no final.” Henry Ford

“Segurei muitas coisas em minhas mãos e perdi todas; mas tudo o que coloquei nas mãos de Deus, isso ainda possuo.” Martinho Lutero

“As circunstâncias que pedimos a Deus para MUDAR são muitas vezes as circunstâncias que Deus está usando para NOS MUDAR.” Mark Batterson

“Nada é uma surpresa para Deus; nada é um retrocesso em Seus planos; nada pode frustrar Seus propósitos; e nada está além do Seu controle.” Joni Eareckson Tada

“Às vezes, Deus permite que você esteja em uma situação que só Ele pode consertar, para que você veja que Ele é quem resolve. Descansar. Ele conseguiu.” Tony Evans

“Nunca tenha medo de confiar um futuro desconhecido a um Deus conhecido.” Corrie Ten Boom

“Hoje, deixe-me tranquilizá-lo: Deus sabe exatamente onde você está e sabe como levá-lo onde você precisa estar. Mesmo quando as coisas não saem como você planejou, a mão Dele está sobre você.” Victoria Osteen

“A mão de Deus nunca escorrega. Ele nunca comete um erro. Cada movimento seu é para o nosso próprio bem e para o nosso bem final.” Billy Graham

“Você tem que acreditar que Deus está no controle da sua vida. Pode ser um momento difícil, mas você precisa acreditar que Deus tem uma razão para isso e que ele fará com que tudo fique bem.” Joel Osteen

Deus está no controle de tudo e tem todo poder

A soberania de Deus significa que Ele é supremo em autoridade e poder, governando sobre todas as coisas. Assim mostram esses versículos sobre Deus estar no controle.

De acordo com Provérbios 16:9, embora tenhamos liberdade para fazer escolhas, é Deus quem tem o controle final sobre os eventos de nossas vidas.

Isaías 55:8-9 reafirma a transcendência de Deus. O versículo declara que Seus pensamentos e caminhos são mais elevados que os nossos. Nem sempre entendemos os planos de Deus, mas podemos confiar em Sua sabedoria e propósito.

Romanos 8:28 nos assegura que “Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados segundo o seu propósito.” Mesmo em tempos de dificuldade, podemos ter confiança de que Deus está trabalhando para o nosso bem.

Em Daniel 2:21, vemos que Deus tem autoridade sobre os tempos e as épocas, podendo destituir e estabelecer reis. Este versículo enfatiza o controle de Deus sobre tudo. Ou seja, nada acontece fora da vontade permissiva de Deus.

O que um cristão precisa saber sobre o controle de Deus

Tem outros versículos que revelam como Deus está no controle e em tudo tem um propósito. Deus nos amou tanto que enviou Seu único Filho para morrer por nós (João 3:16). Esse era o plano de Deus desde o início. Paulo escreveu aos Romanos: “Portanto, isso não depende da vontade ou esforço humano, mas de Deus, que tem misericórdia” (Romanos 9:16).

A misericórdia faz parte do caráter de Deus. Ele é fiel, santo, justo, soberano e misericordioso. A misericórdia, assim como a graça, se opõe ao valor e ao esforço humano sempre que se trata de salvação. É gratuito, porque Deus não é obrigado a mostrar misericórdia a ninguém.

Deus nos forma no ventre. Ele nos conhece e conhece Seu propósito para nós. Tudo o que Ele faz e permite visa nos atrair para Ele. Deus quer um relacionamento conosco e abriu um caminho através de Cristo, apesar da nossa natureza pecaminosa. A salvação não depende da vontade ou esforço humano, mas de Deus, que tem misericórdia.

Timóteo escreveu que toda a Escritura foi inspirada por Deus. Sua Palavra está viva e ativa em nossas vidas. Quando abrimos a Bíblia, acessamos a sabedoria e instrução de Deus. Não existimos por coincidência, mas pelo propósito que Deus nos deu para trazer glória a Ele.

As profecias sobre o nascimento, vida, morte e ressurreição de Jesus foram detalhadas e cumpridas. João escreveu sobre a crucificação de Jesus: “Porque estas coisas aconteceram para que se cumprisse a Escritura…” (João 19:36).

Deus está no controle. Nossa alegria está no Senhor. Conforme escrito em Neemias 8:10: “…porque a alegria do Senhor é a vossa força.” Em outras palavras, a alegria do Senhor os sustentaria.

André Lourenço

Bacharel em Teologia, Graduado em Gestão da Qualidade e Pós Graduando em Psicologia nas Organizações, André possui mais de 17 anos de experiência na pregação e ensino da Bíblia. É Professor de cursos de Homilética e Hermenêutica. Já escreveu centenas de estudos bíblicos e ministra aulas na EBD. Se considera um eterno aprendiz e apaixonado por Compartilhar a Palavra de Deus!

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo