Romanos 8:28 Significado de “Todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus”

Romanos 8:28 – ACF

“E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.”

Traduções Bíblicas de Romanos 8:28

ARA – Romanos 8:28

“Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.”

NVI – Romanos 8:28

“Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito.”

NVT – Romanos 8:28

“E sabemos que Deus faz todas as coisas cooperarem para o bem daqueles que o amam e que são chamados de acordo com seu propósito.”

Explicação de “Todas as coisas cooperam para o bem”

Deus é soberano sobre o universo. Desde o início do mundo, ele vem decretando um plano que inclui a livre agência da humanidade lado a lado com sua soberania sobre tudo. É um paradoxo, mas é um dos fatos mais biblicamente verificáveis ​​de nossa existência (Jo 6:64-64; Rm 14:12).

Esta é uma notícia surpreendentemente boa porque significa que mesmo quando coisas terríveis acontecem conosco, há um propósito nisso que envolve o nosso bem.

Mesmo quando pecamos e enfrentamos as consequências do nosso pecado, ele de alguma forma usa as consequências para o nosso bem, e até consegue usar o nosso pecado para o nosso bem, embora ainda arcamos com as responsabilidades por isso (Gn 50:20).

A vida pode se viver de duas maneiras, lutando constantemente contra Deus e seus propósitos, ou submetendo-se humildemente a qualquer que seja o plano dele para você.

O primeiro caminho é a tortura para si mesmo e pode levar à destruição, e o segundo caminho é a vida abundante que Jesus prometeu (Jo 10:10). “Para aqueles que o amam” é tudo para o nosso bem, e com olhos para ver isso, podemos viver com alegria, não importa as circunstâncias.

Interpretação de Romanos 8:28, as partes chave do versículo:

“E…”

Isso se encaixa em uma seção de Romanos onde Paulo está descrevendo a maneira como nosso sofrimento nesta era presente no mundo caído tem um grande propósito. A culminação é a nossa glorificação (Rm 8:30).

“…sabemos…”

Sabemos disso pela fé. Se realmente soubermos disso, isso afetará a maneira como vivenciamos as provações. Alguns psicólogos dizem que a vida não tem sentido exceto o que damos a ela. Para os cristãos, damos-lhe o significado que Deus lhe dá. Deus faz tudo para a sua glória e para o nosso bem (Is 48:11).

“…que todas as coisas contribuem…”

Jesus disse: “Meu Pai está sempre trabalhando” (Jo 5:17). Ele não apenas está sempre trabalhando, mas está trabalhando em todas as coisas. Nem mesmo Satanás é capaz de trabalhar sem a permissão de Deus (Jó 1). Nunca se deve pensar que Deus não está em uma situação. Podemos estar enganados sobre o papel que ele está desempenhando e qual é a sua vontade, mas ele está sempre lá (Js 1:9), e sempre trabalhando.

“…para o bem daqueles que amam a Deus”

Tudo o que Deus faz é para o bem final, pois tudo o que ele faz lhe traz glória e honra. Mas para aqueles que o amam, isso significa o nosso bem também. Para aqueles que não amam a Deus, seu propósito pode terminar em seu dano, pois mesmo os pecadores rebeldes que vão para o inferno o glorificam e destacam sua própria bondade, santidade e misericórdia para com aqueles que se arrependem (Rm 9:21).

“daqueles que são chamados segundo o seu propósito.”

Às vezes, a palavra chamado se usa para descrever a vocação escolhida, especialmente um chamado para o ministério. Mas o uso mais poderoso da palavra é para descrever a salvação de alguém (Rm 8:30). Ninguém é chamado à parte do propósito de Deus. Nenhum propósito de Deus para o crente levará a nada além do bem para aquele que o ama e é chamado.

Comentários sobre o que Significa Romanos 8:28

Comentários sobre o que Significa Romanos 8-28

Testamento grego do expositor Romanos 8:28

Conclusão do argumento: o apóstolo se gloria na certeza do amor eterno e imutável de Deus em Jesus Cristo. Além disso, sabemos: em certo sentido, este é mais um fundamento para acreditar no futuro glorioso: Deus está sempre conosco e não nos abandonará finalmente. Provavelmente é melhor traduzir “Deus coopera para o bem em todas as coisas“.

Comentário de Wiersbe

O cristão não precisa desanimar em momentos de sofrimento e de provação, pois sabe que Deus trabalha no mundo (Rm 8:28) e que o Senhor tem um plano perfeito (Rm 8:29). Seu plano tem dois objetivos: nosso bem e sua glória. No final, ele nos tornará semelhantes a Jesus Cristo! O melhor de tudo, porém, é saber que seu plano será bem-sucedido. Esse plano começou na eternidade, quando Deus nos escolheu em Cristo (Ef 1:4, 5).

Comentário de Beacon

Romanos 8:28 – Tudo o que é negativo nesta vida é visto como tendo um objetivo positivo na execução do plano eterno de Deus. Superficialmente, “as aflições deste tempo presente” parecem atrapalhar o objetivo de Deus para nós; mas, na verdade, tudo o que parece frustrar o objetivo de Deus, vem no sentido de servir à sua realização. “O resultado é que nada pode ferir o cristão. Até mesmo o ataque furioso das forças de destruição pertence a todas as coisas que devem contribuir conjuntamente para o bem”.

Aqui no versículo 28 o termo sabemos parece estar em contraste com a expressão “não sabemos” do versículo 26. Nós podemos não saber, mas “aquele que examina os corações sabe” (v. 27); Ele sabe, e nele nós podemos saber. O versículo 28, portanto, é uma conexão entre o que Paulo acaba de escrever e o que ele irá nos dizer a seguir. “O Espírito traz a garantia não apenas da filiação, como no versículo 16, mas da segurança”. Nós só sabemos porque o Espírito sabe, e nos comunica o seu conhecimento.

Comentário de Matthew Poole

Outro argumento para nos confortar debaixo da cruz, pelos benefícios dela. Sabemos que todas as coisas… Não se trata apenas de suposições e conjecturas, mas de certeza e segurança. Como isso é conhecido? Em primeiro lugar, pelo testemunho de Deus; a Escritura nos diz isso, Salmos 128: 1,2 Is 3:10. Em segundo, por nossa própria experiência; temos certeza disso pelo evento e efeitos de todas as coisas, tanto sobre nós mesmos quanto sobre os outros. Todas as coisas, até o próprio pecado; porque de suas quedas, os filhos de Deus surgem mais humildes e cuidadosos. As aflições são principalmente destinadas; as piores e mais cruéis providências, aquelas coisas que são más em si mesmas, elas cooperam para o bem dos filhos de Deus. Trabalhar juntos.

Visão geral de Romanos cap. 5-16 (Estudo)

Equipe Redação BP

Nossa equipe editorial especializada da Biblioteca do Pregador é formada por pessoas apaixonadas pela Bíblia. São profissionais capacitados, envolvidos, dedicados a entregar conteúdo de qualidade, relevante e significativo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
WhatsApp