João 10:10 Significado de “Roubar Matar e Destruir”

João 10:10 – ACF (Almeida Corrigida Fiel)

O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância.

Versões Bíblicas de João 10:10

João 10:10 – NVT (Nova Versão Transformadora)

“O ladrão vem para roubar, matar e destruir. Eu vim para lhes dar vida, uma vida plena, que satisfaz.”

João 10:10 – NAA (Nova Almeida Atualizada)

“O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância.”

João 10:10 – NVI (Nova Versão Internacional)

“O ladrão vem apenas para furtar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham plenamente.”

João 10:10 – NTLH (Nova Tradução Linguagem de Hoje)

“O ladrão só vem para roubar, matar e destruir; mas eu vim para que as ovelhas tenham vida, a vida completa.”

Explicação e Comentário de João 10:10

Jesus está discursando sobre aqueles que vieram antes como falsos messias e pastores egoístas com motivos ímpios. Ele os chama de ladrões, assaltantes, estranhos e assalariados. Comparando-os àqueles que arrombam e roubam ovelhas.

Então, de si mesmo, ele usa os termos bom pastor e até mesmo a porta do curral das ovelhas. Jesus é o caminho, a verdade e a vida. Os impostores vêm para fazer mal e engordar às custas do povo de Deus. Eles tiram a vida e destroem a vida. Jesus, por outro lado, veio para dar vida plena e abundante.

Seguir o Bom Pastor levará a uma vida de paz e alegria. Embora não sem alguma provação, as ovelhas do seu pasto estarão protegidas dos lobos e dos ladrões, porque o Bom Pastor deu a sua vida pelas ovelhas (Jo 10:11).

Interpretação de João 10:10, as partes chave do versículo

#1 “O ladrão…”
O ladrão é o falso pastor. Houve falsos messias na história de Israel que lideraram rebeliões e fizeram com que o povo de Deus fosse massacrado. Houve falsos profetas que enganaram o povo de Deus para ganho pessoal. Havia, e ainda há, falsos pastores que falharam em ensinar os caminhos de Deus e, em vez disso, usaram suas posições para engordar (Ez 34:2). Sua condenação será severa (Tg 3:1).

#2 “…vem apenas para roubar, matar e destruir;”
Isso soa como nosso inimigo número um, satanás (1 Pe 5:8), que realmente sussurra no ouvido de todos os falsos pastores, messias e profetas que fazem sua obra de destruição entre o povo de Deus.

#3 “Eu vim…”
A luz veio sobre “o povo que andava nas trevas” (Is 9:2). O Reino de Deus irrompeu no mundo caído e o próprio Rei é o Bom Pastor. Quem for ovelha do seu pasto ouvirá a sua voz e entrará pela porta. Ele conhece os nomes de cada uma de suas ovelhas e não deixará de chamá-las (Jo 18:9).

#4 “…para que tenham vida, e a tenham em abundância.”
Ao contrário da matança e destruição dos falsos pastores, o Bom Pastor oferece uma vida plena e plena de propósito e alegria. Não é possível saber o que Deus tem reservado para aqueles que o amam. “O que os olhos não viram, o que os ouvidos não ouviram, e o que a mente humana não concebeu, as coisas que Deus preparou para aqueles que o amam” (1 Co 2:9). Aqueles que se rendem a Deus são aqueles que se tornam quem realmente são, mas nunca poderiam ter visto sob a nuvem do pecado e da incredulidade.

Comentários sobre o que Significa João 10:10

comentários bíblicos sobre o versículo

Comentário de Ellicott

O ladrão não vem senão para roubar. A descrição do ladrão é oposta à do pastor, que entra e sai constantemente e encontra pastagem. Suas visitas são raras, e quando ele vem é apenas para seus próprios propósitos egoístas e para a ruína do rebanho. Debruça-se sobre cada detalhe de sua cruel obra, para trazer à tona em toda a baixeza de sua extensão a correspondente verdade espiritual.

Eu vim para que tenham vida. O pronome deve ser enfatizado. Eu vim, em oposição ao ladrão. Ele não se detém mais no pastor, mas passa para o pensamento de Si mesmo e, assim, prepara o caminho para o pensamento de Si mesmo como o Bom Pastor no versículo seguinte. O objetivo de Sua vinda é o oposto direto do ladrão, que vem apenas para roubar, matar e destruir. Ele veio de uma vez por todas, para que nele as ovelhas tenham vida. 

E que eles possam tê-lo mais abundantemente. Melhor, e que eles possam tê-lo em abundância. A palavra “mais” é uma inserção da versão em inglês sem qualquer autoridade, e enfraquece o sentido. Não é que um maior seja comparado com uma menor abundância, mas que a abundância de vida que resulta da vinda de Cristo é contrastada com as necessidades espirituais e a morte que Ele veio remover. Esta vida é dada por Ele aos homens em abundância, transbordante. Somos lembrados do Salmo do Pastor Rei cantando os “pastos verdes”, e “águas de descanso”, e “mesa preparada” e “copo transbordante”.

Comentário conciso de Matthew Henry

João 10:10-18 Cristo é um bom Pastor; muitos que não eram ladrões, mas foram descuidados em seu dever, e por sua negligência o rebanho foi muito ferido. Os maus princípios são a raiz das más práticas. O Senhor Jesus sabe quem escolheu e está seguro deles; eles também sabem em quem confiaram e estão seguros dEle. Veja aqui a graça de Cristo; já que ninguém poderia exigir sua vida dele, ele a entregou por si mesmo para nossa redenção. Ele se ofereceu para ser o Salvador; Nosso Senhor não deu sua vida por sua doutrina, mas por suas ovelhas.

Testamento grego do expositor João 10:10 

João 10:10 – O décimo versículo introduz um novo contraste entre o bom pastor e os ladrões e mercenários. O ladrão tem apenas uma razão para vir ao redil: ele vem para roubar, matar e destruir; engrandecer-se à custa das ovelhas. θύσῃ provavelmente tem o significado simples de “matar”, como em Atos 10:13, Mateus 22:4; Deuteronômio 22:1. 

Exposição de Gill de toda a Bíblia

O ladrão não vem senão para roubar… Essa é sua primeira e principal visão; roubar, é invadir, apreender e levar a propriedade alheia. Esses mestres que não entram pela porta certa, ou com uma comissão divina, procuram enganar e tirar dele as ovelhas de Cristo, embora não sejam capazes de fazê-lo; e roubar seus corações dele, como Absalão roubou os corações do povo de seu legítimo senhor e soberano, Davi, seu pai; e sujeitá-los a si mesmos, para que os dominassem e os tornassem propriedade, como faziam os fariseus, que, sob o pretexto de longas orações, devoravam as casas das viúvas.

Eu vim para que tenham vida; para que as ovelhas tenham vida, ou os eleitos de Deus tenham vida, tanto espiritual quanto eterna.

Estudo da Visão geral de João 1-12

Equipe Redação BP

Nossa equipe editorial especializada da Biblioteca do Pregador é formada por pessoas apaixonadas pela Bíblia. São profissionais capacitados, envolvidos, dedicados a entregar conteúdo de qualidade, relevante e significativo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo