Mateus 11:28 Significado de Vinde a mim todos os que estais cansados
Mateus 11:28 – ACF
“Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.”
Traduções Bíblicas de Mateus 11:28
NAA – Mateus 11:28
“Venham a mim todos vocês que estão cansados e sobrecarregados, e eu os aliviarei.”
SBB – Mateus 11:28
“Vinde a mim todos os que andais em trabalho e vos achais carregados, e eu vos aliviarei.”
NVI – Mateus 11:28
“Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso.”
Explicação de Vinde a mim todos os que estais cansados
Essas grandes palavras de nosso Senhor têm sido um bálsamo para milhões de cristãos cansados. Deus não promete uma vida livre de dificuldades, mas para aqueles que tentaram carregar seus próprios fardos e ganhar sua própria salvação, é água para um homem no deserto que está morrendo de sede.
Jesus viu que a humanidade estava atormentada e desamparada (Mt 9:36). As ovelhas do seu pasto estavam sedentas de água viva (Jo 4:10). Portanto, Ele mesmo nos conduzirá junto a águas tranquilas para uma bebida tranquila.
“Cansado e sobrecarregado” é uma maneira perfeita de descrever o estado de homens e mulheres na terra, na sociedade apressada de hoje mais do que nunca. O Salvador nos orienta a parar e olhar para ele em busca de descanso.
Isaías 30:15 diz: “No arrependimento e no descanso está a sua salvação, na quietude e na confiança está a sua força, mas você não teria nada disso”.
Quão difícil é para nós em nossa carne fazer a única coisa que seria mais fácil: simplesmente confiar nele e colocar nossos fardos no Senhor.
Comentando e explicando as partes chave de Mateus 11:28
#1 “Vinde a mim”,
Jesus nos chama: “Vem, segue-me” (Mt 4:19), “Vem e seja meu discípulo”. Ele está sempre nos convidando ao longo do caminho que ele está percorrendo. Ele continuará a andar fielmente, devemos decidir se vamos responder e seguir. Seu convite é também um convite para morrer para nós mesmos, para trocar tudo o que temos e para sermos renovados.
#2 “todos vocês que estão cansados e sobrecarregados”,
Jesus nos convida a deixar nossa carga pesada. Seu “jugo é suave e seu fardo é leve” (Mt 11:29). Alguns carregam o jugo da religião, procurando apaziguar a Deus por nossa própria perfeição. Isso nunca funcionará em um mundo caído, em carne caída. Desta forma, estamos condenados. Outros carregam o pesado jugo de buscar a justificação por meio de alguma conquista, ou forma de buscar o reconhecimento de homens e mulheres. Alguns simplesmente estão desgastados pelas provações da vida em um mundo caído em um corpo caído. Mas, Jesus é a resposta para tudo isso.
#3 “e eu te darei descanso”.
O descanso é nossa promessa divina. Desde o sétimo dia da criação, Deus revelou seu coração de descansar nele e confiar em sua obra. Foi descanso que ele prometeu a seus filhos no deserto. Eles falharam em entrar nesse descanso por causa de sua desobediência (Hb 3:19). Enquanto é hoje e o convite está aberto, devemos ir a Jesus e dizer “sim” a ele.
Comentários sobre o significado de Mateus 11:28
Comentário de Beacon
Os versículos 28-30 estão entre os mais belos da Bíblia. Todo cristão deveria memorizá-los e então usá-los como consolo nas suas horas de tristeza ou de sofrimento. Jesus não disse à humanidade pecadora: “Afastem-se de Mim”, mas sim Vinde a mim (28). Quem está sendo convidado? Todos os que estais cansados e oprimidos.
A primeira referência era aos judeus, sob o jugo da Lei. A Lei – escrita e oral – como era interpretada e aplicada pelos rabinos, tornava-se um fardo excessivo para se carregar (23:4; At 15:10). A segunda referência clara é ao peso esmagador do pecado e da culpa do homem, sobre o seu coração. Mas o convite também cabe aos cristãos que estão cansados e fracos. Para eles, Jesus diz: Vinde a mim… e eu vos aliviarei – literalmente, “eu lhes darei descanso”, isto é, com a Minha presença.
Tomar o jugo de Cristo significa submeter-se completamente à sua autoridade. Com os rabinos, tomar o jugo de alguém significava “ir à escola de”. Assim o Mestre disse, na verdade: Vinde à minha escola e aprendei de mim (29). Jesus declarou: Eu sou manso e humilde de coração. Na verdadeira mansidão está o repouso da alma. Cristo ainda declarou: Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve.
Quando os nossos corações estão cheios do amor de Deus, nós nos alegramos por fazer a Sua vontade. Alguém bem disse: “O amor suaviza todos os fardos, tornando-os leves”. Os três imperativos aqui sugerem três temas sob o título “O repouso que Jesus nos dá”. São eles: 1) Vinde; 2) Tomai; 3) Aprendei.
Comentário de Ellicott
Vinde a mim. Como na consciência desta plenitude de poder, o Filho do Homem se volta com infinita compaixão para aqueles cuja fraqueza e cansaço Ele compartilhou, e oferece-lhes o descanso que nenhum outro pode dar.
Trabalho e são pesados. As palavras são amplas o suficiente para cobrir toda forma de pecado e tristeza humana, mas o pensamento que era mais proeminente nelas na época era o dos fardos difíceis de serem suportados, o jugo das tradições e ordenanças que os fariseus e escribas tinham impostas às consciências dos homens. A primeira das duas palavras dá proeminência ao ativo, o último ao passivo, aspecto do sofrimento humano, seja qual for a causa produzida.
Eu vou te dar descanso. O eu é enfatizado no grego. Ele dá o que ninguém mais pode dar – descanso do fardo do pecado, do cansaço do trabalho infrutífero.
Exposições de MacLaren
Mateus 11:28 – O DOADOR DE DESCANSO. Não se sabe se a ternura ou a majestade predomina nestas palavras maravilhosas. Uma penetração divina na verdadeira condição do homem e uma piedade divina são expressas nelas. Pois, Jesus olha com compaixão perspicaz para a história mais íntima de todos os corações, e vê a labuta e a tristeza que pesam sobre cada alma. E não menos notável é a consciência divina do poder, de socorrer e ajudar, que fala neles.
Pense então em um camponês judeu de trinta anos, abrindo os braços para abraçar o mundo e dizendo a todos os homens: “Venha e descanse em meu peito“. Pense em um homem que se supõe possuidor de um encanto que poderia aliviar toda a tristeza e tirar o peso de cada coração.
Notas de Barnes sobre a Bíblia (Comentário de Mateus 11:28)
Todos vocês que trabalham e estão sobrecarregados – O Salvador aqui, talvez, se refira principalmente aos judeus, que gemeram sob o peso de suas leis cerimoniais e as tradições dos anciãos, Atos 15:10. Ele lhes diz que, vindo a ele e abraçando o novo sistema de religião, eles seriam libertados desses ritos e cerimônias onerosos.
Não há dúvida, no entanto, de que ele pretendia aqui principalmente se dirigir ao pobre, perdido e arruinado pecador: o homem “sobrecarregado” com a consciência de suas transgressões, tremendo em seu perigo e buscando libertação. Para tal há alívio.
Cristo diz-lhes que venham a ele, acreditem nele e confiem nele, e somente nele, para a salvação. Fazendo isso, ele lhes dará descanso – descanso de seus pecados, dos alarmes da consciência, dos terrores da lei e dos medos da morte eterna.
Comentário de Wiersbe (Estudo Mateus 11:28)
“Vinde“. O s fariseus diziam “Façam!” e tentavam obrigar o povo a seguir Moisés e as tradições. Mas a verdadeira salvação só pode ser encontrada numa Pessoa: Jesus Cristo. Aceitar esse convite significa crer nele. É um convite aberto a todos os que estão cansados e sobrecarregados, exatamente com o o povo se sentia sob o jugo do legalismo fariseu (Mt 23:4; At 15:10).
“Tomai.” Trata-se de uma experiência mais profunda. Quando nos aproximamos de Cristo pela fé, e/e nos dá descanso. Quando colocam os seu jugo e aprendemos profundo da entrega e da obediência. No primeiro caso, temos “paz com Deus” (Rm 5:1), no segundo, recebem os “a paz de Deus” (Fp 4:6-8). Naquele tempo, a expressão tomar o “jugo” significava tornar-se um discípulo. Quando nos entregamos a Cristo, somos conduzidos por ele. A palavra “suave” significa “do tamanho certo”, pois seu jugo é feito sob medida para nossa vida e nossas necessidades, e não é pesado realizar sua vontade (1 Jo 5:3).
“Aprendei“. As duas primeiras injunções representam um momento crítico, no qual nos aproximamos de Cristo e nos entregamos a ele, mas esse passo é o começo de um processo. À medida que aprendemos
mais dele, encontramos uma paz mais profunda, pois confiamos nele cada vez mais.
A vida é simplificada e unificada em torno da pessoa de Cristo. O convite não é apenas para o povo de Israel, mas para “todos” (Mt 10:5, 6).
Visão geral de especialistas de Mateus Cap. 1-13
Leitura adicional: Mateus 11:28 Esboço de Sermão Textual