10 maneiras de ouvir a voz de Deus regularmente

Muitas vezes, quando estamos preocupados, ansiosos ou sobrecarregados, clamamos a Deus para falar conosco. Procuramos a voz de Deus para orientação quando precisamos de algo. A boa notícia é que Deus está sempre querendo nos ouvir e falar conosco. 

Deus está constantemente falando com as pessoas. Mas, muitas vezes, elas deixam de ouvir as mensagens de Deus porque buscam Sua orientação apenas ocasionalmente. Geralmente quando estão passando por uma crise ou enfrentando uma decisão importante. 

Então, com uma extrema necessidade de ouvir de Deus, as pessoas ficam confusas e frustradas quando não ouvem claramente o que devem fazer. Eles começam a se perguntar como ouvir de Deus e por que não estão. 

Não precisa ser assim. Deus quer que todos ouçam Sua voz claramente. E isso é possível. 

A chave é esquecer as fórmulas e truques para ouvir Deus e se concentrar em desenvolver o tipo de relacionamento com Ele que o capacitará a ouvi-lo falando regularmente. 

Quanto mais perto você chegar de Deus, mais poderá desfrutar de conversas contínuas com Ele. E mais, Deus usará essas conversas para transformá-lo na pessoa que Ele quer que você se torne.

Aqui estão 10 maneiras de ouvir de Deus e reconhecer sua voz regularmente:

1. Reconheça que Deus o criou para uma amizade íntima com Ele. 

A maneira como você ouve melhor Deus é no contexto de uma amizade com Ele. Deus pretende que você descubra Sua vontade livre e inteligentemente enquanto você se envolve em conversas regulares com Ele. 

A vontade de Deus é estar pessoalmente presente e falar momento a momento enquanto você passa pela vida. 

Então você crescerá para entendê-Lo mais e se tornar mais como Seu Filho, Jesus.

2. Considere seus motivos para querer ouvir de Deus. 

Reflita honestamente sobre por que você quer ouvir de Deus. É porque você está realmente aberto a tudo o que Deus tem a dizer? E está comprometido em colocar Sua orientação em ação e cumprir Seus propósitos, mesmo quando isso é desafiador? 

Ou é por uma razão egoísta, como querer sentir-se justo ou confortado? Confesse e se arrependa de quaisquer motivos errados. Peça a Deus que lhe dê abertura para ouvir e responder fielmente ao que Ele quer lhe dizer.

3. Faça do seu objetivo mais do que apenas ouvir a Deus. 

Embora seja importante ouvir Deus, esse não deve ser seu objetivo final. Em vez disso, tenha como objetivo principal tornar-se uma pessoa espiritualmente madura em um relacionamento íntimo com Deus. 

Essa é a única maneira de você ouvir clara e corretamente o que Deus tem a lhe dizer.

4. Saiba que você é importante para Deus, mas seja humilde. 

Tenha a confiança de que Deus está disposto a falar com você tão poderosamente quanto Ele fez com as pessoas na Bíblia. Porque Ele valoriza você da mesma forma. 

No entanto, não deixe o orgulho invadir sua alma, porque você deve ser humilde para receber e responder fielmente as mensagens que Deus tem para você.

5. Não tente forçar Deus a lhe dizer algo. 

Não importa o quanto você queira ouvir Deus sobre algo ou o quanto tente convencê-lo a falar, você só ouvirá de Deus quando Ele escolher se comunicar com você. 

Concentre-se em desenvolver um relacionamento respeitoso com Deus e espere que ao tempo dele lhe dê mensagens. 

Além disso, se Deus optar por não lhe dar orientação específica sobre o qual você orou, mas se isso estiver dentro dos princípios morais da Bíblia, você pode seguir em frente com confiança e tomar sua própria decisão sobre o que fazer. Pois, estará dentro da vontade de Deus.

6. Reconheça que Deus se comunica de muitas formas, mas na maioria das vezes através de sua mente. 

Deus pode escolher qualquer uma das muitas maneiras diferentes de se comunicar com você, de acordo com o que for melhor em determinados momentos e circunstâncias. 

Às vezes, você pode ouvir a mensagem de Deus de maneira dramática, como por meio de anjos, visões ou eventos milagrosos. Mas com mais frequência, você ouvirá Deus falando através de seus pensamentos.

E Ele usará práticas comuns, como ler a Bíblia, orar em silêncio, aprender com as circunstâncias ou buscar conselhos de outros cristãos. 

Deus usará meios dramáticos para chamar sua atenção quando necessário, mas Seu objetivo é que você esteja tão intimamente ligado a Ele que preste atenção sempre que Ele falar com você. 

Normalmente, Deus fala através do que as pessoas descrevem como uma “voz mansa e delicada” para encorajar aqueles que Ele ama a continuar andando de perto com Ele ao longo da vida.

7. Renove sua mente. 

Uma vez que Deus fala através de sua mente e quer que você desenvolva o que a Bíblia chama de “mente de Cristo” (a capacidade de tomar decisões como Jesus faria), é crucial que você siga a exortação da Bíblia em Romanos 12:2:

“Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente. Então você será capaz de testar e aprovar qual é a vontade de Deus – Sua boa, agradável e perfeita vontade.” 

Ao convidar o Espírito Santo para renovar sua mente todos os dias, Ele a limpará de sujeira e desordem como falsas crenças e atitudes, sentimentos doentios e planos equivocados. 

Então o Espírito Santo substituirá tudo isso por pensamentos verdadeiros que refletem os propósitos de Deus.

8. Convide a Palavra viva para ajudá-lo quando você ler a palavra escrita. 

A Palavra de Deus é uma força viva e criativa – o próprio Jesus – e Ele está trabalhando ativamente quando você lê a palavra escrita de Deus – a Bíblia – em oração. 

Quando você ler a Bíblia, peça a Jesus para fazer com que as palavras da Bíblia ganhem vida para você e se tornem canais através dos quais Ele envia Seus pensamentos, fé e amor em sua alma. 

Em seguida, concentre-se no que Ele lhe envia e oriente-se em direção a isso para que comece a transformar sua vida.

9. Reconheça a voz de Deus acima de todas as outras. 

Pela experiência, você pode aprender a reconhecer a voz de Deus quando Ele fala e a responder com confiança ao que Ele diz. 

Quando os pensamentos voltarem, ore sobre eles para discernir se eles podem vir de Deus. Tenha em mente que Deus nunca lhe enviará uma mensagem que contradiga os princípios da Bíblia. 

Além disso, a voz de Deus carrega consigo o peso da autoridade e expressa um espírito de paz, confiança, alegria e boa vontade. 

Se você acha que Deus pode falar com você, peça a Ele que confirme enquanto estuda e medita na Bíblia, enquanto está alerta para as circunstâncias que encontra, ou enquanto experimenta os testemunhos do Espírito Santo em sua mente.

10. Reserve tempo regularmente para ouvir as mensagens de Deus. 

Crie o hábito de ouvir intencionalmente e com expectativa o que Deus queira lhe dizer. É mais importante tornar-se uma pessoa que ouve a Deus regularmente do que pedir constantemente a Deus que lhe dê orientação.

Reserve algum tempo hoje para começar a ouvir a voz de Deus e ouvir suas promessas e planos para você. Mantenha um diário para lembrar as coisas que ele traz à vida em você.

Botão Voltar ao topo