4 razões porque Deus apareceu a Elias com uma voz mansa e delicada

E depois do terremoto um fogo, mas o Senhor não estava no fogo; e depois do fogo uma voz mansa e delicada.” – 1 Reis 19:13

Se você não está familiarizado com a história de Elias, então eu o encorajo a passar algum tempo lendo. 

Quando chegamos a 1 Reis 19, Elias tinha acabado de experimentar uma tremenda vitória sobre os profetas de Baal no Monte Carmelo. 

Como resultado desta vitória, um golpe foi lançado sobre ele. A rainha Jezebel o queria morto e deixou bem claro que essa era sua intenção. 

Quando Elias ouviu isso, ele fez o que muitos fariam. Ele correu por sua vida. A propósito, isso não é figurativo, mas é literal. Ele fugiu e se escondeu porque estava com medo. 

Este também é um lembrete de que não importa quão grande seja um homem ou mulher de Deus, eles ainda são humanos. Elias tinha emoções humanas. Altos e baixos. Grande ousadia e grande temor, todos vindos do homem de Deus. 

Quando chegarmos a 1 Reis 19 Elias está cansado, desanimado, se sente sozinho e pronto para desistir. 

Esta versão deprimida de Elias segue para Horebe, a montanha de Deus. É neste lugar que Deus o visita e fala com ele.

O significado da “voz mansa e delicada” de Deus

“O Senhor disse: Saia e fique no monte na presença do Senhor, pois o Senhor está prestes a passar. Então um grande e poderoso vento rasgou os montes e despedaçou as rochas diante do Senhor, mas o Senhor não estava no vento. Depois do vento houve um terremoto, mas o Senhor não estava no terremoto. Depois do terremoto veio um fogo, mas o Senhor não estava no fogo. E depois do fogo veio um sussurro suave. Quando Elias ouviu isso, ele puxou o manto sobre o rosto e saiu e parou na boca da caverna. Então uma voz lhe disse: O que você está fazendo aqui, Elias?” – 1 Reis 19:11-13 

As traduções ESV, NLT e CSB também o expressam como “sussurro”, enquanto outras traduções o expressam como: “e depois do fogo uma voz mansa e delicada”. (KJV & NKJV) e “e depois do fogo um som de um sopro suave.” (NASB).

Há tantas coisas que você pode extrair desta história, mas a pergunta que quero fazer é esta. Qual é o significado de Deus aparecer a Elias em um sussurro suave em 1 Reis 19?

O que é importante em Deus falando em voz baixa e calma?

Veremos a seguir, 4 razões pelas quais Deus apareceu a Elias com uma voz mansa e delicada.

1. Era o que Elias precisava.

Antes de mais nada, por um momento, quero que você se coloque no lugar de Elias. 

Você acabou de ganhar uma tremenda vitória onde Deus apareceu e provou que ele era Deus. Mas. agora você está correndo para salvar sua vida. 

Elias estava tão perturbado que não queria mais viver. Além disso, se desejo de ser profeta também desapareceu. 

Nesse momento, Elias não precisava do poder e da força do vento, de um terremoto ou de um incêndio. Se Deus tivesse aparecido do vento, do fogo ou do terremoto, acho que isso teria esmagado Elias em sua condição frágil. 

O que ele precisava naquele momento era a tranquilizadora presença de Deus. Deus sabia disso e o conheceu dessa maneira.

2. Revelou a natureza terna de Deus.

Enquanto Deus é juiz e todo-poderoso e pode fazer o que quer, quando ele lida com você e comigo, ele raramente vem com o fogo. 

Isso não significa que Deus não traz julgamento porque ele o faz, mas essa não é sua primeira resposta. 

Deus é muito mais calmo quando lida conosco do que nós quando lidamos com as pessoas. Deus lida conosco na maioria das vezes com graça e bondade. 

Acredito que isso fazia parte do significado de Deus aparecer a Elias em um sussurro suave. Isso revelou a natureza terna de Deus. 

Tão importante quanto conhecer o Deus do fogo e enxofre que não nos atrai a ele. É sua bondade, sua misericórdia, sua compaixão, seu amor que nos atrai. Acredito que Deus estava mostrando isso a Elias. Paulo nos lembra disso em Romanos:

“Ou você despreza as riquezas de sua bondade, paciência e paciência, não percebendo que a bondade de Deus tem a intenção de levá-lo ao arrependimento?” – Romanos 2:4

Lembre-se neste ponto da vida de Elias, ele estava em um lugar quebrado. Deus enfrentou seu quebrantamento com ternura, que é o que ele costuma fazer com você.

3. Era um prenúncio do que estava por vir.

Em toda a Escritura, vemos Deus de tempos em tempos se mover de maneira dramática. No entanto, essas são realmente as exceções. 

Na maioria das vezes, quando a presença de Deus aparece, ela vem como um sussurro suave. Quero dar um exemplo do que quero dizer. 

No livro de Atos no dia de Pentecostes o Espírito Santo veio sobre eles. A Bíblia diz que ele veio como um vento impetuoso e línguas de fogo estavam sobre as cabeças dos discípulos ali reunidos. 

Naquele momento eles começaram a falar em outras línguas conforme o Espírito Santo os capacitava. 

Você sabe quantas outras vezes isso aconteceu nas Escrituras? Nenhum. Sim, o Espírito Santo veio e encheu as pessoas, mas não havia nada como aquele dia de Pentecostes. 

É importante entender que os eventos dramáticos no topo da montanha não são típicos de como Deus lida conosco no dia-a-dia. Estes estão fora do padrão. 

Sim, eles podem acontecer, mas na maioria das vezes há uma sensação calma e reconfortante da presença de Deus que você carrega consigo no dia a dia. 

Haverá momentos em que você sentirá mais do que outros, mas na maioria das vezes é firme e consistente como aquele sussurro suave.

4. É o lugar de onde Deus fala.

Há mais uma coisa que encontro no significado de Deus aparecer a Elias em um sussurro suave. 

Em 1 Reis 19, depois que Deus apareceu no sussurro suave, ele falou com Elias. Eu acredito que esta é a mesma maneira que ele fala conosco. 

Outras traduções chamam isso de voz mansa e delicada. Quando Deus fala ao seu coração, muitas vezes é assim que acontece. Não o trovão alto, mas o sussurro suave de uma voz mansa e delicada.

Fui salvo quando tinha 6 anos. No entanto, sempre que o pastor pregava um sermão difícil e fazia uma chamada ao altar, eu subia novamente. Acho que só queria ter certeza. 

À medida que envelheci, comecei a me perguntar se fui salvo aos seis anos ou nas outras vezes ao longo dos anos em que subi ao altar. 

Um dia, quando eu tinha 18 anos, estava andando para pegar o trem. Eu estava indo para a aula na faculdade e esta pergunta estava em minha mente. 

Eu me lembro do lugar exato e da escola que eu estava andando na frente quando Deus falou ao meu coração neste suave sussurro. Aqui está o que ele disse. 

Aquele momento aos seis anos quando você orou foi o momento em que eu te salvei. Eu nunca questionei isso desde então. 

Qual é o ponto desta história? Da mesma forma que Deus falou com Elias. Da mesma forma que Deus falou comigo. É da mesma forma que Deus fala com você.

Ouça a voz mansa e delicada de Deus hoje

Se há uma coisa que é necessária para Deus aparecer e falar dessa maneira, é isso. Você deve abrir espaço para sua presença e deve sintonizar seu ouvido à sua voz. 

O que quero dizer com isso é que aqueles que ouvem Deus falar com mais frequência são aqueles que se prepararam para ouvir. 

A maioria das pessoas não ouvirá Deus falar audivelmente. Você pode ouvir Deus falando ao seu coração através da oração, ou através da leitura da Bíblia. 

Jesus nos deixou com um advogado e ajudador que vive dentro de todos os crentes, o Espírito Santo. 

Gostaria de encorajá-lo a ter momentos de quietude. Por mais que presença de Deus seja tão poderosa, muitas vezes aparece da maneira mais gentil e amorosa. 

Como ele fez com Elias, ele quer conhecê-lo em seu espaço pessoal. Há tesouro escondido no significado de Deus aparecendo a Elias em um sussurro suave. Deus se encontrou com ele um a um. 

Independentemente da sua situação, Deus se importa. Ele não está muito ocupado para se encontrar com você. 

Na verdade, ele o convida a entrar. Ele quer se encontrar com você pessoalmente e ajudá-lo em sua situação mais urgente. 

Não se preocupe, ele não virá com terremotos e fogo. Ele está vindo com uma compaixão gentil porque ele te ama e cuida de você e quer conhecê-lo exatamente onde você está.


Clarence L. Haynes Jr. 

Botão Voltar ao topo