7 orações para o novo ano de 2024

À medida que chegamos ao fim de 2023, fazemos reflexões na tentativa de melhorar nossas vidas no novo ano. Embora não haja nada de errado em querer melhorar, a área mais importante de nossas vidas que sempre pode ser melhorada é a nossa vida espiritual. Em vez das promessas de Ano Novo que muitas vezes fazemos e deixamos de cumprir, que tal fazer de 2024 o ano em que reavivamos nossa vida de oração?

Jesus, nosso maior exemplo, passava muito tempo em oração. A oração era o centro de seu ministério. Ele não poderia fazer nada sem ela. João 15:19 diz:

“Jesus lhes deu esta resposta: Em verdade, em verdade vos digo que o Filho nada pode fazer por si mesmo; ele só pode fazer o que vê seu Pai fazer, porque tudo o que o Pai faz, o Filho também o faz.”

Como podemos esperar crescer espiritualmente se não sabemos o que o pai tem no coração para nós? Aqui estão sete orações que você pode fazer no ano novo:

1. Oração para humildade

Cuidado com o orgulho. Um dos maiores pecados em que podemos facilmente cair sem perceber é o pecado do orgulho. Ao tentar seguir o exemplo de Cristo em nossa vida de fé, buscamos fazer as coisa certas. Lemos a Bíblia, oramos e frequentamos a igreja regularmente. 

Mas se não tivermos cuidado, nosso crescimento espiritual baseado apenas em nossos comportamentos pode levar à comparação e, por fim, ao orgulho. Precisamos fazer essas coisas sim, mas nunca esquecer que por mais que fazemos, nada merecemos, tudo é pela graça de Deus.

Gálatas 6:4-5 diz:

“Cada um deve testar suas próprias ações. Então eles podem se orgulhar sozinhos, sem se comparar a ninguém, pois cada um deve levar sua própria carga.” 

Que possamos viver ao exemplo de Jesus, com uma postura de humildade. Não vamos nos achar melhor do que os outros, mas responder àqueles que nos perseguem com amor e misericórdia.

orando por humildade - orações para ano novo

2. Oração pedindo paz

À medida que nos aproximamos dos últimos dias, os problemas de saúde mental estão aumentando. A ansiedade é um dos distúrbios de saúde mental mais comuns que afetam as pessoas hoje. E os cristãos não estão imunes. 

Como as igrejas nem sempre estão preparadas para lidar com problemas de saúde mental, as pessoas facilmente se enterram na ansiedade, em vez de buscar ajuda na igreja. No entanto, a igreja é o lugar onde as pessoas devem ser vulneráveis ​​e expressar seus problemas em um ambiente seguro. 

A igreja deve ser um lugar de paz. À medida que as igrejas se preparam para o futuro, um dos melhores investimentos que ela pode fazer é em serviços de aconselhamento para pessoas com problemas de saúde mental. 

Como cristãos não somente precisamos ter paz, mas também transmiti-la para àqueles que muitas das vezes enfrentam tempestades.

Além de orar para Deus nos dar da sua paz, devemos orar para que as pessoas ao nosso lado sintam esta paz que excede todo entendimento.

3. Oração para viver a Graça

Enquanto lutamos para vencer o nosso orgulho e nos tornarmos mais humildes, é mais fácil tratar os outros com bondade do que tratar a nós mesmos. Às vezes, a pessoa mais difícil de perdoar somos nós mesmos. Quando não podemos perdoar a nós mesmos pelas transgressões passadas, deixamos de viver sob a mensagem do evangelho de que o sangue de Cristo cobre todos os pecados que cometemos (ou cometeremos). 

Quanto mais graça concedemos a nós mesmos, mais graça concedemos aos outros. Vamos pedir a Deus que nos ajude a usufruir desta graça enquanto processamos a dor do passado, perdoamos a nós mesmos e avançamos para nos tornarmos os exemplos de Cristo que Deus deseja para seu povo.

Portanto, orar é importante que oremos pedindo a Deus que nos ajude a reconhecer e viver Sua Graça em nossas vidas.

4. Oração pedindo para Deus sarar nossa terra

2 Crônicas 7:14 diz:

“Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar e orar, buscar a minha face e se afastar dos seus maus caminhos, dos céus o ouvirei, perdoarei os seus pecados e sarar a sua terra.” 

Vivemos dias de incertezas em nosso país. Mas lembre-se que Deus não perdeu o controle e ainda temos a esperança que nossas orações são ouvidas. No entanto, Deus sabe como e quando agir. Tudo o que precisamos é orar e confiar.

Devemos orar frequentemente para Deus sarar a nossa terra, fazer justiça em nossa nação e nos guardar dos homens maldosos.

Que 2024 possamos ver o agir de Deus de uma forma maravilhosa em nossas igrejas e em nossa nação.

5. Oração para uma “visão diferente”

Em 2 Reis 6, o profeta Eliseu pediu a Deus que concedesse ao moço uma nova maneira de ver o mundo ao seu redor:

“Abra seus olhos, Senhor, para que ele veja. Então o Senhor abriu os olhos do servo, e ele olhou e viu as colinas cheias de cavalos e carros de fogo ao redor de Eliseu”. 

Nessa passagem bíblica aprendemos que a forma de ver as coisas fazem toda a diferença. Por isso é importante pedir a Deus em nossas orações para nos dar “olhos mais espirituais”.

Embora possamos ver as circunstâncias ao nosso redor, será que realmente vemos as pessoas da maneira que Jesus gostaria? Que Deus nos conceda novas formas de ver o mundo ao nosso redor.

Oração para ser mais parecido com Cristo no novo ano

6. Oração para ser mais parecido com Cristo

Todo cristão precisa fazer esse tipo de oração. Orar pedindo ajuda de Deus para se parecer mais com Jesus. Ele nos deixou um exemplo e desejar seguir esse exemplo demonstra nosso amor por Jesus.

A melhor maneira de sermos como Cristo é demonstrando o Fruto do Espírito em nossa vida. Sem o Espírito Santo, não podemos afirmar que conhecemos a Deus. Portanto, nossas ações devem ser evidenciadas na presença do Espírito Santo em nossas vidas. 

Cultive esses frutos permitindo que eles cresçam em sua vida. Por exemplo, entre na fila mais longa do supermercado para desenvolver a paciência. Para desenvolver a gentileza, evite entrar em debates nas redes sociais. Para desenvolver alegria, procure louvar ao Senhor em situações difíceis. 

À medida que você aprender a cultivar os Frutos do Espírito com mais regularidade, as pessoas perceberão uma mudança em você. O processo não será fácil, mas valerá a pena. Você pode não ver uma recompensa aqui na terra, mas a recompensa será maravilhosa no céu.

7. Oração de entrega à vontade de Deus

O profeta Isaías não recusou o chamado do Senhor para ele, mas apenas disse: “Então ouvi a voz do Senhor dizendo: “A quem enviarei e quem irá por nós?” E eu disse: “Aqui estou”.

Será que podemos dizer coo Isaías disse? Ou cantamos o hino “Eu entrego tudo” na igreja, depois vamos para casa e tentamos desesperadamente nos apegar a todas as coisas do mundo que são mais importantes para nós.

Estamos levando a sério sobre dedicar nossas vidas à vontade de Deus? É o momento de refletir e ter um atitude de entregar nossas vidas à vontade de Deus. Se Ele quiser nos usar na Sua obra, para orar por alguém ou aconselhar pessoas, que possamos dizer: “Eis me aqui”.

Assim como Isaías, ore constantemente colocando sua vida à disposição do Senhor.

Em vez de nos contentarmos com as mesmas velhas promessas, vamos resolver ter as melhores vidas de oração. Vamos entregar todas as áreas de nossas vidas a Ele e fazer de 2024 o ano em que precisamos de avivamento não apenas em nossos corações, mas no mundo. Sejamos uma nação faminta por mais do Senhor, em vez de faminta por nos exaltarmos.

Equipe Redação BP

Nossa equipe editorial especializada da Biblioteca do Pregador é formada por pessoas apaixonadas pela Bíblia. São profissionais capacitados, envolvidos, dedicados a entregar conteúdo de qualidade, relevante e significativo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo