Gentileza na Bíblia: 7 Exemplos de pessoas gentis

A bíblia está repleta de bons exemplos de pessoas que merecem não só nossa admiração, mas também precisam ser imitadas. Uma boa atitude que encontramos em pessoas na bíblia, é a gentileza.

Apesar de muitas atitudes que nos espantam e são mostradas na bíblia como mal exemplos, os gentis são aqueles que merecem nossa atenção na palavra de Deus. Separei aqui uma lista com 7 exemplos para você aprender com as atitudes desses amáveis personagens.

Significado de Gentileza

Antes de ver exemplos de Gentileza na Bíblia, vamos entender melhor o significado de ser gentil.

Segundo o dicionário Dicio, Gentileza é um comportamento distinto; em que há nobreza e/ou elegância: a gentileza é uma qualidade em extinção.

Veja alguns sinônimos de Gentileza

Veja também alguns sinônimos da palavra gentileza, para que você entenda as atitudes dessas pessoas gentis na Bíblia.

Amabilidade, atenção, cortesia, delicadeza, educação, elegância, civilidade, simpatia e cavalheirismo.

Bom, agora que você entendeu melhor o que é gentileza, podemos ver alguns exemplos de pessoas na bíblia que foram gentis.

Aqui estão 7 Exemplos de Gentileza na Bíblia:

1. Gentileza de Jetro

E disse a suas filhas: E onde está ele? Por que deixastes o homem? Chamai-o para que coma pão.

Êxodo 2:20

2. Gentileza de Raabe

Então aqueles homens responderam-lhe: A nossa vida responderá pela vossa até à morte, se não denunciardes este nosso negócio, e será, pois, que, dando-nos o SENHOR esta terra, usaremos contigo de misericórdia e de fidelidade. Ela então os fez descer por uma corda pela janela, porquanto a sua casa estava sobre o muro da cidade, e ela morava sobre o muro. E disse-lhes: Ide-vos ao monte, para que, porventura, não vos encontrem os perseguidores, e escondei-vos lá três dias, até que voltem os perseguidores, e depois ide pelo vosso caminho.

Josué 2:14-16

3. Gentileza de Boaz

Então disse Boaz a Rute: Ouves, filha minha; não vás colher em outro campo, nem tampouco passes daqui; porém aqui ficarás com as minhas moças. Os teus olhos estarão atentos no campo que segarem, e irás após elas; não dei ordem aos moços, que não te molestem? Tendo tu sede, vai aos vasos, e bebe do que os moços tirarem. […] …disse-lhe Boaz: Achega-te aqui, e come do pão, e molha o teu bocado no vinagre. E ela se assentou ao lado dos segadores, e ele lhe deu do trigo tostado, e comeu, e se fartou, e ainda lhe sobejou. E, levantando-se ela a colher, Boaz deu ordem aos seus moços, dizendo: Até entre as gavelas deixai-a colher, e não a censureis… deixai cair alguns punhados, e deixai-os ficar, para que os colha, e não a repreendais.

Rute 2:8-16

4. Gentileza de Davi

E DISSE Davi: Há ainda alguém que tenha ficado da casa de Saul, para que lhe faça benevolência por amor de Jônatas? […] E disse-lhe Davi: Não temas, porque decerto usarei contigo de benevolência por amor de Jônatas, teu pai, e te restituirei todas as terras de Saul, teu pai, e tu sempre comerás pão à minha mesa.

2 Samuel 9:1-13

5. Gentileza de Eliseu

Porque ele tinha falado a Geazi: Dize-lhe: Eis que tu nos tens tratado com todo o desvelo; que se há de fazer por ti? Haverá alguma coisa de que se fale por ti ao rei, ou ao capitão do exército? E disse ela: Eu habito no meio do meu povo. Então disse ele: Que se há de fazer por ela? E Geazi disse: Ora ela não tem filho, e seu marido é velho. Por isso disse ele: Chama-a. E, chamando-a ele, ela se pôs à porta. E ele disse: A este tempo determinado, segundo o tempo da vida, abraçarás um filho.

2 Reis 4:13-17

6. Gentileza de Mardoqueu

Este criara a Hadassa (que é Ester, filha de seu tio), porque não tinha pai nem mãe; e era jovem bela de presença e formosa; e, morrendo seu pai e sua mãe, Mardoqueu a tomara por sua filha.

Ester 2:7

7. Gentileza de José

Então José, seu marido, como era justo, e a não queria infamar, intentou deixá-la secretamente. […] E José, despertando do sono, fez como o anjo do Senhor lhe ordenara, e recebeu a sua mulher;

Mateus 1:19-24

Em resumo, essas são os 7 exemplos de Gentileza na Bíblia:

  1. Jetro
  2. Raabe
  3. Boaz
  4. Davi
  5. Eliseu
  6. Mardoqueu
  7. José

André Lourenço

Professor sempre aprendiz da Bíblia que gosta de ensinar sobre um Deus inexplicável!
Botão Voltar ao topo