Gentileza na Bíblia: 7 Exemplos de pessoas gentis

A bíblia está repleta de bons exemplos de pessoas gentis que merecem não só nossa admiração, mas também precisam ser imitadas. Uma boa atitude que encontramos em pessoas na bíblia, é a gentileza.

Durante séculos, as pessoas reconheceram o poder da bondade. Ser gentil não apenas ajuda os outros ao seu redor, mas também impacta positivamente sua vida!

Apesar de muitas atitudes que nos espantam e são mostradas na bíblia como mal exemplos, os gentis são aqueles que merecem nossa atenção na palavra de Deus. Separei aqui uma lista com 7 exemplos para você aprender com as atitudes desses amáveis personagens.

Significado de Gentileza

Antes de ver exemplos de Gentileza na Bíblia, vamos entender melhor o significado de ser gentil.

Segundo o dicionário Dicio, Gentileza é um comportamento distinto; em que há nobreza e/ou elegância: a gentileza é uma qualidade em extinção.

Veja também alguns sinônimos da palavra gentileza, para que você entenda as atitudes dessas pessoas gentis na Bíblia.

Amabilidade, atenção, cortesia, delicadeza, educação, elegância, civilidade, simpatia e cavalheirismo.

Bom, agora que você entendeu melhor o que é gentileza, podemos ver alguns exemplos de pessoas na bíblia que foram gentis.

Aqui estão 7 Exemplos de Gentileza na Bíblia

1. A gentileza de Jetro

E disse a suas filhas: E onde está ele? Por que deixastes o homem? Chamai-o para que coma pão.

Êxodo 2:20

2. Raabe

Então aqueles homens responderam-lhe: A nossa vida responderá pela vossa até à morte, se não denunciardes este nosso negócio, e será, pois, que, dando-nos o SENHOR esta terra, usaremos contigo de misericórdia e de fidelidade. Ela então os fez descer por uma corda pela janela, porquanto a sua casa estava sobre o muro da cidade, e ela morava sobre o muro. E disse-lhes: Ide-vos ao monte, para que, porventura, não vos encontrem os perseguidores, e escondei-vos lá três dias, até que voltem os perseguidores, e depois ide pelo vosso caminho.

Josué 2:14-16

3. Gentileza de Boaz

Então disse Boaz a Rute: Ouves, filha minha; não vás colher em outro campo, nem tampouco passes daqui; porém aqui ficarás com as minhas moças. Os teus olhos estarão atentos no campo que segarem, e irás após elas; não dei ordem aos moços, que não te molestem? Tendo tu sede, vai aos vasos, e bebe do que os moços tirarem. […] …disse-lhe Boaz: Achega-te aqui, e come do pão, e molha o teu bocado no vinagre. E ela se assentou ao lado dos segadores, e ele lhe deu do trigo tostado, e comeu, e se fartou, e ainda lhe sobejou. E, levantando-se ela a colher, Boaz deu ordem aos seus moços, dizendo: Até entre as gavelas deixai-a colher, e não a censureis… deixai cair alguns punhados, e deixai-os ficar, para que os colha, e não a repreendais.

Rute 2:8-16

4. A gentileza de Davi

E DISSE Davi: Há ainda alguém que tenha ficado da casa de Saul, para que lhe faça benevolência por amor de Jônatas? […] E disse-lhe Davi: Não temas, porque decerto usarei contigo de benevolência por amor de Jônatas, teu pai, e te restituirei todas as terras de Saul, teu pai, e tu sempre comerás pão à minha mesa.

2 Samuel 9:1-13

5. Eliseu

Porque ele tinha falado a Geazi: Dize-lhe: Eis que tu nos tens tratado com todo o desvelo; que se há de fazer por ti? Haverá alguma coisa de que se fale por ti ao rei, ou ao capitão do exército? E disse ela: Eu habito no meio do meu povo. Então disse ele: Que se há de fazer por ela? E Geazi disse: Ora ela não tem filho, e seu marido é velho. Por isso disse ele: Chama-a. E, chamando-a ele, ela se pôs à porta. E ele disse: A este tempo determinado, segundo o tempo da vida, abraçarás um filho.

2 Reis 4:13-17

6. Mardoqueu

Este criara a Hadassa (que é Ester, filha de seu tio), porque não tinha pai nem mãe; e era jovem bela de presença e formosa; e, morrendo seu pai e sua mãe, Mardoqueu a tomara por sua filha.

Ester 2:7

7. A gentileza de José

Então José, seu marido, como era justo, e a não queria infamar, intentou deixá-la secretamente. […] E José, despertando do sono, fez como o anjo do Senhor lhe ordenara, e recebeu a sua mulher;

Mateus 1:19-24

Versículos bíblicos sobre Gentileza

Versículos bíblicos sobre Gentileza

Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus perdoou vocês em Cristo. Efésios 4:32

Amem, porém, os seus inimigos, façam-lhes o bem e emprestem a eles, sem esperar receber nada de volta. Então, a recompensa que terão será grande e vocês serão filhos do Altíssimo, porque ele é bondoso para com os ingratos e maus. Lucas 6:35

Senhor, trata com bondade aos que fazem o bem, aos que têm coração íntegro. Salmos 125:4

Portanto, como povo escolhido de Deus, santo e amado, revistam-se de profunda compaixão, bondade, humildade, mansidão e paciência.
Suportem-se uns aos outros e perdoem as queixas que tiverem uns contra os outros. Perdoem como o Senhor lhes perdoou. Colossenses 3:12,13

Ao servo do Senhor não convém brigar mas, sim, ser amável para com todos, apto para ensinar, paciente. 2 Timóteo 2:24

Quem trata bem os pobres empresta ao Senhor, e ele o recompensará. Provérbios 19:17

Portanto, enquanto temos oportunidade, façamos o bem a todos, especialmente aos da família da fé. Gálatas 6:10

A mulher mais gentil e delicada entre vocês, tão delicada e gentil que não ousaria encostar no chão a sola do pé, será mesquinha com o marido a quem ama e com o filho e a filha. Deuteronômio 28:56

Até mesmo o homem mais gentil e educado entre vocês não terá compaixão do seu irmão, da mulher que ama e dos filhos que sobreviverem. Deuteronômio 28:54

O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha.
Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor.
O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade.
Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. 1 Coríntios 13:4-7

Seja a amabilidade de vocês conhecida por todos. Perto está o Senhor. Filipenses 4:5

André Lourenço

Bacharel em Teologia, Graduado em Gestão da Qualidade e Pós Graduando em Psicologia nas Organizações, André possui mais de 17 anos de experiência na pregação e ensino da Bíblia. É Professor de cursos de Homilética e Hermenêutica. Já escreveu centenas de estudos bíblicos e ministra aulas na EBD. Se considera um eterno aprendiz e apaixonado por Compartilhar a Palavra de Deus!

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo