Entenda seu propósito

Falar sobre propósito é sempre muito engrandecedor, pois podemos entender um pouco mais sobre o chamado de Deus para nossas vidas.

Que Ele tem planos para nós, isso já sabemos. Mas o que realmente acontecerá em nossa caminhada é um verdadeiro mistério. Pois temos o livre arbítrio, nossas escolhas podem mudar tudo.

Buscar respostas em Deus é uma maneira de encontrar-se. Nós nascemos para viver aquilo que Deus nos chamou para sermos. E quanto mais rápido nós entendermos o nosso propósito, melhor será, pois teremos muitos anos investidos no Reino.

Entenda seu propósito através dos 3 pontos a seguir, que são muito importantes:

1 – Reflita sobre sua vida

Primeiramente, “Qual é o meu propósito de vida?”. Você já se fez essa pergunta? 

Alguns ouvem o seu chamado como um sussurro ainda muito novo, para essas pessoas não há dificuldade nenhuma em responder, pois a vida já tem seu sentido. Mas para outros essa pergunta pode pesar na mente por longos períodos. 

Para entender mais sobre o propósito de cada um, é necessário parar um pouco e refletir sobre sua vida e sua história.

Qual o objetivo da sua vida? O que você faz para o Senhor com amor e dedicação? O que você nasceu para fazer? Quais as suas habilidades? Qual sua vocação?

Essas são indagações que inicialmente te ajudarão a descobrir o seu chamado. E a busca por respostas te fará entender muitas outras questões. 

Você vai perceber que suas habilidades e aquilo que só você faz muito bem, ou seja sua vocação, pode está alinhado com seu propósito.

Mas afinal, onde exatamente buscar? Só há um lugar, em Deus. Falaremos disso a seguir.

2 – Busque seu propósito em Deus

Em segundo lugar, o ideal para saber e entender seu propósito é estar aos pés de Cristo. Você nasceu com uma missão e um propósito e eles foram dados por Deus. Sua missão é única e clara, está em Marcos 16.15.

Marcos 16.15 ARA

E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura.

Já o propósito é individual, é o objetivo da sua vida, o porquê da sua criação. Buscar em Deus faz parte de um processo de conhecimento que pode não ser rápido, mas valerá a pena.

Você vai precisar orar, ler a bíblia e passar mais tempo na presença do Senhor, um relacionamento mais próximo com Deus te fará entender o projeto de vida que Ele tem para você e por consequência, seu propósito.

Somente em Deus você encontrará o sentido da sua vida. E então suas habilidades, seus dons, sua vocação, seu chamado e tudo que você é, farão um encaixe perfeito com seu propósito de vida.

3 – Para Ele são todas as coisas

Em terceiro lugar, agora que você sabe que em Deus você achará a resposta, você precisa entender o que fazer. A bíblia conta diversas histórias de pessoas que viveram seus propósitos e são grandes exemplos para nós.

O propósito de Jesus era entregar a vida pelo mundo. O de Moisés era libertar o povo de Deus. O de Ester era salvar seu povo em sua posição de rainha. Em todas essas histórias da bíblia a descoberta envolveu a presença do Senhor.

Seu propósito e a busca por ele, vai te levar para mais perto de Deus, porque todas as coisas foram feitas para a glória do nome dEle. Assim como diz em Romanos 11.36.

Romanos 11.36 ARA

Porque dele, e por meio dele, e para ele são todas as coisas. A ele, pois, a glória eternamente. Amém!

Então você entenderá que tudo é sobre Ele e que podemos até fazer nossos planos, mas o propósito de Deus sempre prevalece. Assim como Provérbios 19.21.

Provérbios 19.21 NVT

É da natureza humana fazer planos, mas o propósito do SENHOR prevalecerá. 

Constatar isso faz com que você se coloque no seu lugar, para que a Glória de Deus seja enaltecida. 

Por fim, entender seu propósito requer fé e um relacionamento com Deus. Ou seja, as duas coisas que precisam de tempo investido na presença do Senhor, tanto o relacionamento quanto o seu porpósito. 

Então não deixe para buscar a Deus só no momento de dúvida, alimente seu espírito todos os dias e não haverá incertezas em sua mente.

Vitória Lemos

Vitória Lemos é uma sonhadora cativa nas palavras, Tia rica de risadas e ideias do Ministério Infantil, dedicada aos dons e talentos e serva fiel do Reino na @adtcmutirao.
Botão Voltar ao topo