10 poderosas profecias do Antigo Testamento cumpridas por Cristo

As 10 poderosas profecias do Antigo Testamento cumpridas por Cristo aqui nos ensinam muito.

A Bíblia nos diz que muito antes do mundo começar, Deus tinha um plano para trazer redenção, por meio de Cristo, a todos aqueles que escolhessem crer e segui-Lo (1 Pedro 1:19-20). 

Deus, portanto, sabia que precisaríamos de um Salvador. Ele sabia que precisaríamos ser libertos. Sendo assim, Ele fez um caminho, enviando Seu Filho Unigênito, para que pudéssemos receber perdão e encontrar nova vida e esperança por meio dele (João 3:16).

E ao longo da Bíblia Sagrada, versículo após versículo no Antigo Testamento, há profecias que falam do Cristo que havia de vir. 

Estudiosos da Bíblia concluíram a partir de muitas pesquisas que centenas de anos antes de Jesus nascer, mais de 300 profecias estavam registradas para falar de Sua vinda, Sua vida e jornada até a cruz, e de Sua Poderosa Ressurreição.

Afinal, Jesus é o cumprimento das escrituras. Ele é a Palavra, é a Luz, é o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por Ele. Jesus cumpriu cada palavra profética.

Aqui estão as 10 profecias do Antigo Testamento sobre a jornada de Cristo até a cruz e a ressurreição:

1. A Viagem Triunfante de Cristo a Jerusalém

Profecia  

Regozijai-vos muito, ó povo de Sião! Gritem em triunfo, ó povo de Jerusalém! Olhe, seu rei está vindo até você. Ele é justo e vitorioso, mas é humilde, montado em um jumento, até em um jumentinho”. (Zacarias 9:9)

Cumprimento por Cristo 

No dia seguinte, a notícia de que Jesus estava a caminho de Jerusalém varreu a cidade. Uma grande multidão de visitantes da Páscoa pegou ramos de palmeiras e desceu a estrada para encontrá-Lo. Eles gritaram: ‘Louvado seja Deus! Abençoe Aquele que vem em nome do Senhor! Salve o Rei de Israel! Jesus encontrou um jumentinho e montou nele, cumprindo a profecia que dizia: ‘Não tenham medo, povo de Israel. Veja, o seu Rei está vindo, montado no jumentinho.‘” (João 12:12-15)

E muitíssima gente estendia as suas vestes pelo caminho, e outros cortavam ramos de árvores, e os espalhavam pelo caminho. E a multidão que ia adiante, e a que seguia, clamava, dizendo: Hosana ao Filho de Davi; bendito o que vem em nome do Senhor. Hosana nas alturas! E, entrando ele em Jerusalém, toda a cidade se alvoroçou, dizendo: Quem é este? E a multidão dizia: Este é Jesus, o profeta de Nazaré da Galiléia.” (Mateus 21:8-11)

2. Rejeição de Cristo por Seu Próprio Povo

Profecia

“Era desprezado, e o mais rejeitado entre os homens, homem de dores, e experimentado nos trabalhos; e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dele caso algum. (Isaías 53:3)

Cumprimento por Cristo 

“Estava no mundo, e o mundo foi feito por ele, e o mundo não o conheceu. Veio para o que era seu, e os seus não o receberam.” (João 1:10-11)

“E, ainda que tinha feito tantos sinais diante deles, não criam nele; Para que se cumprisse a palavra do profeta Isaías, que diz: SENHOR, quem creu na nossa pregação? E a quem foi revelado o braço do Senhor?” (João 12:37-38)

3. Jesus ficou em silêncio diante de seus acusadores

Profecia 

Ele foi oprimido e afligido, mas não abriu a sua boca; como um cordeiro foi levado ao matadouro, e como a ovelha muda perante os seus tosquiadores, assim ele não abriu a sua boca.” (Isaías 53:7)

Cumprimento por Cristo 

“Mas Jesus nada mais respondeu, de maneira que Pilatos se maravilhava.” (Marcos 15:5)

4. Os soldados dividiram suas vestes e lançaram sortes por suas roupas

Profecia 

“Poderia contar todos os meus ossos; eles vêem e me contemplam. Repartem entre si as minhas vestes, e lançam sortes sobre a minha roupa.” (Salmo 22:17-18)

Cumprimento por Cristo 

“Tendo, pois, os soldados crucificado a Jesus, tomaram as suas vestes, e fizeram quatro partes, para cada soldado uma parte; e também a túnica. A túnica, porém, tecida toda de alto a baixo, não tinha costura. Disseram, pois, uns aos outros: Não a rasguemos, mas lancemos sortes sobre ela, para ver de quem será. Para que se cumprisse a Escritura que diz: Repartiram entre si as minhas vestes, E sobre a minha vestidura lançaram sortes. Os soldados, pois, fizeram estas coisas.” (João 19:23-24)

5. Nenhum de seus ossos se quebrariam

Profecia 

“Não devem deixar nada do cordeiro até a manhã seguinte, e não devem quebrar nenhum de seus ossos. Eles devem seguir todos os regulamentos normais relativos à Páscoa.” (Números 9:12)

Cumprimento por Cristo

“Os líderes judeus não queriam as vítimas penduradas lá no dia seguinte, que era o sábado(e um sábado muito especial, porque era a Páscoa), então eles pediram a Pilatos que apressasse suas mortes ordenando que suas pernas fossem quebradas. Então seus corpos poderiam ser retirados. Então os soldados vieram e quebraram as pernas dos dois homens crucificados com Jesus. Mas quando eles foram a Jesus, eles viram que Ele já estava morto, então eles não quebraram Suas pernas. Um dos soldados, porém, perfurou Seu lado com uma lança, e sangue e água jorrou. Este relatório é de uma testemunha ocular dando um relato preciso; é apresentado para que você também possa acreditar. Essas coisas aconteceram em cumprimento das Escrituras que dizem: ‘Nenhum dos seus ossos será quebrado’, e ‘Olharão para aquele a quem traspassaram.’” (João 19:31-37)

6. Eles perfurariam suas mãos e pés

Profecia  

“Como água me derramei, e todos os meus ossos se desconjuntaram; o meu coração é como cera, derreteu-se no meio das minhas entranhas. A minha força se secou como um caco, e a língua se me pega ao paladar; e me puseste no pó da morte. Pois me rodearam cães; o ajuntamento de malfeitores me cercou, traspassaram-me as mãos e os pés.” (Salmos 22:14-16)

Cumprimento por Cristo 

“Vede as minhas mãos e os meus pés, que sou eu mesmo; apalpai-me e vede, pois um espírito não tem carne nem ossos, como vedes que eu tenho.” (Lucas 24:39)

“Mas Cristo nos resgatou da maldição pronunciada pela lei. Quando ele foi pendurado na cruz, ele tomou sobre si a maldição por nossos erros. Pois está escrito nas Escrituras: “Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro”. (Gálatas 3:13)

7. Jesus morrerá como sacrifício pelos nossos pecados

Profecia 

“Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho; mas o SENHOR fez cair sobre ele a iniqüidade de nós todos. Ele foi oprimido e afligido, mas não abriu a sua boca; como um cordeiro foi levado ao matadouro, e como a ovelha muda perante os seus tosquiadores, assim ele não abriu a sua boca. Da opressão e do juízo foi tirado; e quem contará o tempo da sua vida? Porquanto foi cortado da terra dos viventes; pela transgressão do meu povo ele foi atingido.” (Isaías 53:5-8)

Cumprimento por Cristo 

Levando ele mesmo em seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro, para que, mortos para os pecados, pudéssemos viver para a justiça; e pelas suas feridas fostes sarados.” (1 Pedro 2:24)

“Porque primeiramente vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras, E que foi sepultado, e que ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras.” (1 Coríntios 15:3-4)

8. Jesus foi sepultado no túmulo de um homem rico

Profecia

“E puseram a sua sepultura com os ímpios, e com o rico na sua morte; ainda que nunca cometeu injustiça, nem houve engano na sua boca.” (Isaías 53:9)

Cumprimento por Cristo

“Ao cair da tarde, José, um homem rico de Arimatéia que era um dos seguidores de Jesus, foi a Pilatos e pediu o corpo de Jesus. E Pilatos emitiu uma ordem para liberá-lo para ele. José pegou o corpo e o envolveu em um longo pano de linho. Ele o colocou em seu próprio túmulo novo, que havia sido esculpido na rocha. Então ele rolou uma grande pedra na entrada ao sair.” ( Mateus 27:57-60 )

9. Jesus não ficaria enterrado, mas ressuscitou dos mortos

Profecia 

“Pois não deixarás a minha alma no inferno, nem permitirás que o teu Santo veja corrupção. (Salmos 16:10)

Cumprimento por Cristo

“Ele não está aqui; ele ressuscitou, assim como ele disse. Venha e veja o lugar onde ele jazia”. (Mateus 28:6)

“Ora, se já morremos com Cristo, cremos que também com ele viveremos; Sabendo que, tendo sido Cristo ressuscitado dentre os mortos, já não morre; a morte não mais tem domínio sobre ele. Pois, quanto a ter morrido, de uma vez morreu para o pecado; mas, quanto a viver, vive para Deus. Assim também vós considerai-vos como mortos para o pecado, mas vivos para Deus em Cristo Jesus nosso Senhor.” (Romanos 6:8-11)

10. Cristo estaria assentado à direita de Deus

Profecia  

“Disse o Senhor ao meu Senhor: Assenta-te com honra à minha direita, até que eu humilhe os teus inimigos, pondo-os por escabelo debaixo dos teus pés.” (Salmos 110:1)

Cumprimento por Cristo 

“Mas nosso Sumo Sacerdote se ofereceu a Deus como um sacrifício pelos pecados, bom para sempre. Então Ele se sentou no lugar de maior honra à direita de Deus. Lá Ele espera até que Seus inimigos sejam humilhados como escabelo sob Seus pés”. (Hebreus 10:12-13)

“Esta profecia falava de Jesus, a quem Deus ressuscitou dos mortos, e todos nós somos testemunhas disso. Agora Ele está sentado no trono de maior honra no céu, à direita de Deus. E o Pai, como Ele havia prometido, deu a Ele o Espírito Santo para derramar sobre nós, assim como você vê e ouve hoje. Pois o próprio Davi nunca subiu ao céu, mas ele disse: ‘O Senhor disse ao meu Senhor: ‘Senta-te em honra à minha direita até que eu humilhe os teus inimigos, colocando-os por escabelo debaixo dos teus pés’. por todos em Israel que Deus fez deste Jesus, a quem vocês crucificaram, Senhor e Messias!” ( Atos 2:32-36 )

Equipe Redação BP

Nossa equipe editorial especializada da Biblioteca do Pregador é formada por pessoas apaixonadas pela Bíblia. São profissionais capacitados, envolvidos, dedicados a entregar conteúdo de qualidade, relevante e significativo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você precisa desativar o Adblock para continuar navegando em nosso site!