Lições de Pedro e a pesca maravilhosa de peixes

Esboço de pregação expositiva cem Lucas 5 com lições da pesca maravilhosa.

Introdução deste sermão sobre a pesca maravilhosa

Todos nós enfrentamos problemas nesta vida. A maioria deles são questões que podemos controlar. Mas às vezes enfrentamos aqueles que estão além do nosso controle.

Há dois mil anos, um pescador chamado Pedro também teve esse problema. Uma noite, Peter e seus amigos tentaram todas as ferramentas e truques do ofício, mas não pegaram um único peixe. Na manhã seguinte, ele conheceu Jesus, que parecia controlar até a mãe natureza. Pedro seguiu suas instruções e pegou uma grande quantidade de peixes em plena luz do dia.

Não é apenas a situação de Pedro que mudou. A vida de Pedro foi transformada. Isso foi há 2000 anos.

Você sabe que o mesmo Jesus está aqui para fazer o mesmo com você e seu problema esta noite? Vamos descobrir.

1. Os problemas fazem parte do plano de Deus

I. O cenário: Os pescadores estavam lavando suas redes porque tinham juntado muita sujeira e imundície em vez de peixes (Lucas 5:1-2).

II. Neste momento, Jesus entrou intencionalmente no barco de Pedro (Lucas 5:3) e ensinou a multidão por um tempo. Havia mais um barco – Por que ele escolheu aquele que pertencia a Pedro?

III. Ele tinha um plano para Peter e seus amigos. Ele os havia escolhido embora eles não soubessem. Deus tem um plano para você também. Ele te conhece embora você não o conheça. Ele utiliza sua crise para se manifestar. Voce acredita nisso? Você daria uma chance a ele?

2. Todas as coisas são possíveis com Deus (Lucas 5:4-5)

I. Depois de um tempo, Jesus disse:

“Lançai-vos nas águas profundas e baixai as vossas redes para pescar”. Pedro respondeu – “Mestre, trabalhamos duro a noite toda e não pegamos nada! Mas, com a sua palavra, vou baixar as redes.” (Lucas 5:4-5)

II. Pedro estava certo. A noite é a melhor hora para pescar. Além disso, quem sabe melhor sobre pesca. Jesus o carpinteiro ou Pedro o pescador?

III. Eles trabalharam duro. Eles estavam cansados. Estavam desgastados. Você trabalhou duro para nada esta noite? Está cansado? Você está desgastado? Você está pronto para fazer o que Deus lhe diz – não importa o que for preciso?

3. Deus é seu último recurso? (Lucas 5:6-7)

I. “Mas sob a tua palavra, vou lançar as redes”. Para Pedro, o conselho de Jesus era apenas um último recurso.

II. Eles pegaram uma pesca tão grande que suas redes foram rasgadas e os barcos quase afundaram (Lucas 5:6-7). Eles não tinham recursos adequados para lidar com isso porque nunca haviam pescado uma carga tão grande de peixes antes.

III. Você veio a Deus depois que todo o resto falhou? Você acredita que Deus é capaz de ajudar?

4. Qual foi a reação de Pedro? (Lucas 5:8-9)

I. A reação de Pedro foi 3 vezes maior. Primeiro, ele se sentiu culpado. Em segundo lugar, ele ficou surpreso. Terceiro, ele deixou tudo para trás e seguiu Jesus junto com seus companheiros.

II. Por que Pedro se sentiu culpado? porque o milagre refletiu a própria natureza pecaminosa de Pedro (Lc 5:8)

III. Por que ele ficou maravilhado? porque ele não acreditou, (Lucas 5:9). Por que ele seguiu Jesus? Porque depois do milagre Pedro acreditou que Jesus é Deus (Lucas 5:10-11).

Lições e aplicação das lições da pesca maravilhosa:

A. Em Jesus, você pode experimentar milagres maravilhosos.

Esta noite você experimentará o primeiro milagre em sua vida. Você terá um encontro pessoal com Deus. Você se tornará um seguidor de Jesus.

B. Arrependa-se e confesse seu pecado:

O pecado é a única barreira entre o homem e Deus. Pedro disse: “Senhor, sou um homem pecador”. Pedro era um criminoso? Não. É pecado ser pescador? Não. Então, o que fez de Pedro um pecador? O que faz de você um pecador?

Você pode dizer “Eu nunca matei um animal. Eu nunca disse uma mentira” Mas a Bíblia diz “Todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus” (Romanos 8:23). Você não precisa pecar para ser um pecador. Está dentro de você. Todos nós somos pecadores e precisamos de um salvador. A boa notícia é que Jesus pode libertá-lo.

No início deste sermão eu disse que Deus tem um plano para você. Ele apenas usou seu problema para se revelar.

O que ele tem para você é algo mais do que um milagre. Mais do que uma solução. Você gostaria de segui-lo como Pedro e seus amigos e encontrar sua vontade mais ampla para sua vida?

Se você gostou deste sermão, então veja outros esboços de pregação.