Quem foi Eli: História e Lições do sacerdote que ensinou Samuel

Quem foi Eli e o que podemos aprender sobre educação de filhos com esse sacerdote?

Nós não precisamos sofrer por falta de entendimento, pois na longa jornada da humanidade, existem figuras que nos deixaram um legado e podemos aprender com elas.

O sacerdote Eli, por exemplo, além de desempenhar um papel fundamental na história bíblica, nos deu exemplos do que fazer e o que não fazer na educação dos filhos.

Neste artigo, vamos conhecer um pouco sobre quem foi Eli e o que ele ensinou a Samuel.

Quem foi Eli o sacerdote que ensinou Samuel?

Eli era um Sumo Sacerdote e segundo a bíblia, também foi juiz em Israel por 40 anos. Além disso, era pai de dois filhos, Hofni e Finéias, também foi pai adotivo de Samuel.

Sua linhagem sacerdotal vinha da tribo de Levi e ele faleceu em Siló com noventa e oito anos quando recebeu a notícia de que a arca de Deus foi tomada e de que seus filhos morreram. 

Neste mesmo tempo, a sua nora, que estava grávida, deu à luz e morreu. Porém, a criança nasceu e recebeu o nome de Icabô, como marca de que a glória de Israel saiu do meio do povo. (I Sm 12-22)

Apesar de desempenhar uma importante função como líder espiritual e juiz, ele enfrentou desafios significativos em sua vida e em seu papel como pai.

Seus filhos também eram sacerdotes, mas não seguiram os caminhos de Deus e se desviaram da conduta moral adequada. 

Na verdade, eles exploravam sua posição sacerdotal para obter ganhos pessoais, desrespeitam as ofertas e comprometem a adoração no templo. ( ISm 2: 12-17)

Como Samuel entra na história desse juiz de Israel?

O livro de primeiro Samuel inicia contando a história de um homem que tinha duas esposas, Penina e Ana. A primeira tinha filhos, enquanto a outra não. (I Sam 1: 1-2)

Por esse motivo, ela sofreu muitas humilhações da sua competidora. E foi essa dor que a levou orar a Deus quando subiram no templo para adorar e sacrificar ao Senhor. (I Sm 1:10-16)

Acontece que Deus atendeu ao pedido da sua serva e deu-lhe um filho o qual recebeu o nome de Samuel. Quando a criança desmamou, ela o entregou no templo para servir a Deus para o resto de sua vida. (I Sm 1: 22-28)

Foi dessa maneira que o profeta Samuel entrou na vida do Sumo Sacerdote. Porém, a história de Eli termina quando os filisteus vencem os israelitas e a arca é tomada. (4: 1-22)

Quais as lições o sacerdote Eli ensinou a Samuel?

Os textos bíblicos não detalham como foi a educação de Samuel, mas certamente, sob influência de sua mãe que o visitava uma vez por ano, está escrito que: “ele crescia diante do Senhor”. (I Sm 2: 18-21)

Uma das lições foi ensinar o menino a ministrar perante o Senhor, isto é, exercer o ofício de sacerdote, ainda criança. Mas a lição mais importante que se destaca no texto, foi ensinar Samuel a ouvir a voz de Deus. (I Sm 3: 1-14)

O que podemos aprender com essa história bíblica?

A história de Eli e seus filhos nos ensina sobre as consequências devastadoras da falta de limites na educação dos filhos. Embora Eli tenha repreendido seus filhos e tentado corrigir seus erros, ele falhou em impor limites e disciplina adequada. (I Sm 2: 22-26)

Essa falta de intervenção apropriada resultou na perpetuação do comportamento errôneo dos jovens sacerdotes, o que afetou negativamente toda a nação de Israel.

É fundamental entender que os limites são uma parte essencial da educação, pois eles fornecem estrutura, orientação e responsabilidade para as crianças e jovens.

Embora Eli falou na educação de seus próprios filhos, ele foi um mentor espiritual e líder respeitado para Samuel, um jovem que viria a ser um dos maiores profetas de Israel.

Para Samuel, o Sumo Sacerdote conseguiu ensinar a ouvir a voz de Deus e obedecer a Seus mandamentos. Além disso, ele transmitiu a importância da justiça, da adoração sincera e do respeito pelos ensinamentos divinos. 

Podemos aprender, portanto, que ao impor limites, os pais estão ensinando seus filhos sobre:

  • O certo e o errado;
  • As consequências de suas ações;
  • A importância de respeitar as normas estabelecidas pela sociedade. 

Assim, com uma educação sólida as crianças conseguirão tomar decisões éticas e a desenvolver relacionamentos saudáveis ao longo de suas vidas.

Josiane Silva

Olá, eu sou a Josiane Silva, mãe, avó e procuro servir a Deus. Amo estudar a bíblia para compreender o comportamento humano. Afinal podemos aprender muito com as histórias dos outros, não é mesmo? Como gosto muito de ler e de escrever, também trabalho como redatora freelancer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo