Quem foi Ana: 4 Lições da história da mãe de Samuel

A história que vamos relatar agora, é de uma mulher chamada Ana, que vivenciou as piores surpresas que a vida poderia lhe dar, porém, com muita insistência e fé, ela alcançou a realização do seu maior sonho.

Vamos então nos aprofundar na história de Ana, a mãe do profeta Samuel, e assim descobrir qual foi o propósito que ela fez com Deus, quais suas características, o por que e como Penina a irritava e quais as lições que podemos aprender com Ana, essa heroína da Bíblia Sagrada.

Quem foi Ana na Bíblia?

Ana foi a mãe do profeta Samuel, esposa de Elcana, um levita que morava em Ramá, no território da Tribo de Efraim.

Ana foi considerada uma das heroínas da Bíblia Sagrada, por sua perseverança na oração e obediência ao Senhor, pela sua fidelidade à Deus cumprindo fielmente o voto que tinha votado ao Senhor.

Seu nome Ana significa “cheia da graça” ou “graciosa”.

História de Ana na Bíblia

A história de Ana está no Antigo Testamento, no livro de 1 Samuel capítulo 1 até o capítulo 2:1-10.

Ana era uma das esposas de Elcana. Provavelmente ela teria sido a primeira esposa de Elcana. Porém, Ana enfrentava uma aflição muito grande por ser estéril, Deus havia cerrado a madre dela.

A Bíblia não fala claramente o porque Deus havia cerrado a sua madre e a tornado estéril, porém, nós sabemos e acreditamos que em tudo há um propósito de Deus.

Por Ana ser estéril, e a poligamia naquele tempo era considerada ética, mesmo não sendo o plano original de Deus para a família. Elcana, casou-se também com Penina, uma mulher fértil, que lhe dava muitos filhos.

Agora a história de Ana fica mais angustiante ainda, pois já não bastava a dor por ser estéril, agora Ana tinha uma rival, que a irritava e provocava.

Ana era muito amada pelo seu esposo Elcana, temos a certeza disso quando o relato bíblico nos mostra que Elcana quando subiam ao Templo, de ano em ano, para adorar e sacrificar ao Senhor, Elcana dava porção dobrada do sacrifício para ela.

Talvez esse gesto, fosse para demonstrar para Ana que ele a amava e não se importava se ela era estéril ou não.

Penina, vendo isso acontecer todos os anos e perceber que Ana era a favorita e a esposa mais amada de Elcana, irritava-a excessivamente, fazendo com que o coração de Ana se ferisse de tal forma, que ela não conseguia nem comer (1 Samuel 1:7).

Elcana vendo a situação de Ana, chega lhe perguntar se ele não era melhor do que dez filhos.

Então a Bíblia diz que Ana quando ainda estava no Templo se levantou, e orou ao Senhor com grande amargura e chorando abundantemente, mesmo sendo tida como embriagada pelo Sacerdote Eli, ela fez um voto ao Senhor.

Por quanto tempo Ana orou e esperou para ter um filho?

A principal causa da aflição de Ana era por não ter filhos, muitas vezes ficando se perguntando quanto tempo Ana orou e esperou para ter um filho, a verdade é que não sabemos se foi 1, 2, 3,10 ou 19 anos, algumas fontes judaicas até acreditam que ela orou e esperou por 19 anos. Pois, de acordo com a lei judaica, um casal poderia tentar por até 10 anos para ter um filho.

Se a esposa não conseguisse gerar filhos dentro desse período, então uma segunda esposa poderia ser tomada pelo marido para garantir que eles fossem fiel e seguissem o mandamento de Deus de serem frutíferos e se multiplicarem.

Lembrando sempre que a poligamia não era da vontade de Deus, pela qual acarretava grandes prejuízos e conflitos para a família, um exemplo disso foi de Sara, Raquel e com a própria família de Elcana.

O Propósito de Deus na Oração de Ana - pregaçao 1 Samuel 1

Qual foi a oração e o voto de Ana?

Então Ana orou ao Senhor e fez um voto, dizendo que se Deus lhe desse um filho varão ela o entregaria ao Senhor, por todos os dias da sua vida, fazendo também um propósito de não passar navalha sobre a cabeça do menino, ou seja, ela fez um voto que o menino seria um Nazireu de Deus.

Qual é o significado da oração de Ana?

A oração de Ana significa uma oração de confiança e entrega total a Deus.

Significa uma oração de quebrantamento com a sua alma totalmente amargurada, porém entregando todas as suas angústias, dores, amarguras, o seu maior desejo ou sonho, a sua humilhação, as afrontas.

Confiando totalmente que era só o Senhor Deus, que poderia realizar o desejo de seu coração e transformar aquela situação.

O que podemos aprender com a oração de Ana é que ela invocou um atributo específico de Deus. Se dirigindo a Deus com muita fé e reconhecendo que somente Ele é o Senhor do Exércitos. Que guerreia as nossas guerras e que tem todo o poder nos céus e na terra. Ana especificou seu pedido a Deus, mesmo sendo uma oração silenciosa em palavras, porém, feita com toda a sua alma.

Se queremos ter a resposta ou a solução para os nossos problemas e anseios, devemos aprender a orar como Ana orou.

  1. Dirija-se a Deus com o nome que corresponda ao atributo que você deseja que Ele use
  2. Diga a Deus a verdade do que está em seu coração. Seja detalhado e específico
  3. Ore com fé
  4. Tome posse da vitória pela fé
  5. Aguarde com esperança
  6. Agradeça

“E, tudo o que pedirdes na oração, crendo, o recebereis.” (Mateus 21:22)

Características de Ana na Bíblia

1. Fé Inabalável (1 Samuel 1:1-20):

  • Diante da esterilidade, Ana demonstra fé profunda em Deus, buscando-o em oração fervorosa e persistente.
  • Sua fé a impulsiona a superar a amargura e o ciúme de Penina, sua rival.

2. Perseverança e Confiança (1 Samuel 1:6-10):

  • Ana ora com frequência, mesmo quando Eli, o sacerdote, a interpreta erroneamente.
  • Sua perseverança e confiança em Deus a recompensam com a bênção de um filho, Samuel.

3. Dedicação e Gratidão (1 Samuel 1:21-28):

  • Cumpre sua promessa a Deus, consagrando Samuel ao serviço no Tabernáculo.
  • Demonstra profunda gratidão pela resposta de Deus às suas orações.

4. Humildade e Submissão (1 Samuel 2:1-10):

  • Reconhece a grandeza e santidade de Deus em seu cântico de louvor.
  • Submete-se à vontade divina, mesmo com o coração dolorido pela partida de Samuel.

5. Força e Discernimento (1 Samuel 2:22-26):

  • Defende a viúva de Elcana contra a injustiça de Eli e seus filhos.
  • Demonstra discernimento ao perceber a corrupção de Hofni e Fineias.

6. Integridade e Piedade (1 Samuel 2:21):

  • Educa Samuel nos caminhos do Senhor, transmitindo-lhe valores éticos e religiosos.
  • Reconhecida como mulher de grande integridade e piedade.

7. Exemplo de Oração (1 Samuel 1:10-15):

  • Sua oração no Tabernáculo serve como modelo para o povo de Israel.
  • Demonstra a importância da oração fervorosa, humilde e persistente.

8. Mãe Exemplar (1 Samuel 2:19):

  • Cria Samuel com amor e dedicação, preparando-o para sua missão profética.
  • Serve como exemplo de mãe piedosa e dedicada.

Quais as lições que aprendemos com a história de Ana?

O que aprendemos com Ana - Pregação e Estudo em 1 Samuel 1

1. Seja uma pessoa de fé firme e prática

Embora a situação de Ana fosse constrangedora, de grande humilhação, ela não desistiu de sua fé. Vemos isso, quando a bíblia diz que de ano em ano, ela subia com seu esposo Elcana, até o templo.

Não importa qual seja a sua situação, não desista de sua fé.

2. Confie que Deus pode fazer o impossível se tornar possível

Ana confiou de todo o seu coração, que poderia receber o seu milagre. Aos olhos humanos era impossível, porém ela confiava e não perdia a esperança.

Saiba que Deus é o Deus do impossível, quando para a medicina já não tem mais jeito, Deus pode realizar o milagre.

3. Cumpra aquilo que prometeu a Deus

Ana votou, podemos até dizer um voto bem difícil de se cumprir. Imagine esperar quanto tempo pelo seu maior sonho e de repente ter que entregar no Templo. Porém, ela foi fiel no que prometeu a Deus e quando o menino foi desmamado, ela o entregou para Deus. Cumprindo assim o seu propósito e sendo abençoada por Deus com mais seis filhos.

Saiba que você não é obrigado fazer votos com Deus, mas se votar é necessário cumprir, para que possa ser abençoado por Deus.

4. Seja grato

Ana após receber a sua benção e cumprir o seu voto, ela agradece ao Senhor através de um louvor, declarando a santidade singular de Deus, sua soberania e poder.

“ENTÃO orou Ana, e disse: O meu coração exulta ao SENHOR, o meu poder está exaltado no SENHOR; a minha boca se dilatou sobre os meus inimigos, porquanto me alegro na tua salvação. Não há santo como o SENHOR; porque não há outro fora de ti; e rocha nenhuma há como o nosso Deus.” (1Samuel 2:1-2)

Conclusão de quem foi Ana e da sua história

Ana foi realmente uma heroína na fé, uma mulher de palavra e comprometida com Deus.

Que sua vida de intimidade com Deus, sua oração fervorosa, a coragem de ela cumprir o voto ao qual tinha votado, a gratidão que havia no seu coração, possa nos encorajar em todos os momentos de nossas vidas.

Enfim, sua história de vida nos ensina que vale a pena buscar, nunca desistir de nossos sonhos, acreditando que Deus é o Deus do impossível e pode transformar o nosso choro em alegria.

Indiara Lourenço

Com mais de 20 anos atuando na Pregação e Ensino, Indiara possui experiência em ministério infantil, jovem e feminino. Estudante de Teologia e ministra aulas na EBD. Mãe, esposa e serva que ama fazer a obra de Deus. Contagia a todos com sua alegria e inspira com palavras motivadoras, deixando um impacto positivo por onde passa.
Botão Voltar ao topo