Nazireu de Deus: Como era o voto dos nazireus e o seu significado

O que é ser um Nazireu de Deus? Como era feito o voto dos Nazireus? Qual o significado desse voto?

Estas perguntas e outras surgem quando olhamos para a história de Sansão, esse homem que foi juíz de Israel, e tinha esse voto desde seu nascimento.

Portanto separamos à seguir algumas respostas para essas perguntas.

Qual o significado de Nazireu?

O termo Nazireu tem origem Hebraica, a sua raiz está relacionada ao termo “Nazar” que significa separado, consagrado ao Senhor.

O que é ser um Nazireu de Deus?

Nazireu de Deus, é alguém que deseja fazer algo à mais para o Senhor. Por exemplo, uma pessoa que tem sua vida separada, consagrada ao Senhor; que vive de forma íntegra, e reta diante de Deus.

No livro de Números, capítulo 6, vemos que a Lei do nazireado, foi instituída pelo próprio Deus, dando à Moisés para que os filhos de Israel se mantivessem puros.

O que é o voto de nazireu?

O voto de Nazireu era um voto especial que a pessoa fazia à Deus, a fim de consagrar-se para o Senhor. Isto se fazia como dedicação da pessoa à Deus.

Poderia ser feito voluntariamente por um homem ou por uma mulher, por um tempo limitado ou por toda a sua vida.

No entanto, 3 Restrições faziam parte da Separação pelo voto de nazireu.

Quando um homem ou mulher se separava, para ser um Nazireu de Deus, eles deveriam seguir algumas restrições, vejamos à seguir os versículos bíblicos referente a essas restrições:

1. Não comer, nem beber o fruto da vinha, seja vinho, vinagre ou suco.

“De vinho e de bebida forte se apartará; vinagre de vinho, nem vinagre de bebida forte não beberá; nem beberá alguma beberagem de uvas; nem uvas frescas nem secas comerá. Todos os dias do seu nazireado não comerá de coisa alguma, que se faz da vinha, desde os caroços até às cascas”. (Números 6: 3-5)

2. Não cortar os cabelos, era reconhecido como um sinal externo da consagração.

“Todos os dias do voto do seu nazireado sobre a sua cabeça não passará navalha; até que se cumpram os dias, que se separou ao SENHOR, santo será, deixando crescer livremente o cabelo da sua cabeça”. (Números 6: 5)

3. Não tocar em cadáver, mesmo sendo de um membro da família

“Todos os dias que se separar para o SENHOR não se aproximará do corpo de um morto. Por seu pai, ou por sua mãe, por seu irmão, ou por sua irmã, por eles se não contaminará quando forem mortos; porquanto o nazireado do seu Deus está sobre a sua cabeça”. (Números 6: 6-7)

“Todos os dias do seu nazireado santo será ao SENHOR”. (Números 6: 8)

Nazireu podia casar?

Quando olhamos para a Bíblia Sagrada, não encontramos essa retrição para os Nazireus.

Por que Sansão era nazireu de Deus?

Sansão foi escolhido por Deus, desde antes do seu nascimento, para o Nazireato. Quando o Anjo do Senhor visita à sua mãe e lhe entrega uma profecia: Que ela daria à luz um filho que livraria Israel do pesado jugo dos Filisteus.

Porém, este menino seria um Nazireu de Deus, desde o seu nascimento, servindo ao Senhor até o fim de sua vida. Como o povo de Israel, Sansão foi escolhido para ser Santo a Deus.

“E o anjo do SENHOR apareceu a esta mulher, e disse-lhe: Eis que agora és estéril, e nunca tens concebido; porém conceberás, e terás um filho. Agora, pois, guarda-te de beber vinho, ou bebida forte, ou comer coisa imunda. Porque eis que tu conceberás e terás um filho sobre cuja cabeça não passará navalha; porquanto o menino será nazireu de Deus desde o ventre; e ele começará a livrar a Israel da mão dos filisteus”. (Juízes 13: 3-5)

Quem era Nazireu na Bíblia?

Sansão (Juízes 13: 4-7, 16, 17) a qual citamos o seu voto acima e Samuel (I Samuel 1: 11) foram consagrados como Nazireus desde o nascimento.

No Novo Testamento encontramos também João Batista, onde tudo indica que também foi um Nazireu escolhido desde o ventre.  

“Porque será grande diante do Senhor, e não beberá vinho, nem bebida forte, e será cheio do Espírito Santo, já desde o ventre de sua mãe”. (Lucas 1: 15)

Também encontramos o apóstolo Paulo, junto com outros cristãos, que fizeram também um voto temporário.

“E Paulo, ficando ainda ali muitos dias, despediu-se dos irmãos, e dali navegou para a Síria, e com ele Priscila e Áqüila, tendo rapado a cabeça em Cencréia, porque tinha voto. […] Faze, pois, isto que te dizemos: Temos quatro homens que fizeram voto. Toma estes contigo, e santifica-te com eles, e faze por eles os gastos para que rapem a cabeça, e todos ficarão sabendo que nada há daquilo de que foram informados acerca de ti, mas que também tu mesmo andas guardando a lei.” (Atos 18: 18 – 21:23-26).

Em virtude desta consagração, tanto a mãe, durante a gravidez, como o futuro nazireu deviam seguir os votos do Nazireato, abstendo-se de certos alimentos como carnes e bebidas fermentadas, de cortar o cabelo e tocar em cadáveres.

Ainda existe Nazireu nos dias de hoje?

Embora, depois da destruição do segundo templo de Jerusalém o voto de Nazireu foi extinto oficialmente. Pois só era possível com o templo em funcionamento.

Portanto, nos dias atuais, não encontramos mais pessoas que seguem à risca o voto de Nazireu, até pelos usos e costumes de nossa época.

Mas, sim podemos dizer que existem pessoas, que tem uma vida consagrada a Deus. Deixando de lado toda a impureza e maldade, para estar vivendo em uma vida de santidade.

“Por isso, rejeitando toda a imundícia e superfluidade de malícia, recebei com mansidão a palavra em vós enxertada, a qual pode salvar as vossas almas”. (Tiago 1: 21)

Leia também: Quem foi Sansão: 7 Lições da História do Nazireu de Deus.

Indiara Lourenço

Com mais de 20 anos atuando na Pregação e Ensino, Indiara possui experiência em ministério infantil, jovem e feminino. Estudante de Teologia e ministra aulas na EBD. Mãe, esposa e serva que ama fazer a obra de Deus. Contagia a todos com sua alegria e inspira com palavras motivadoras, deixando um impacto positivo por onde passa.

Artigos relacionados

2 Comentários

    1. Glória a Deus! Palavra abençoada, comentário abençoado da palavra de Deus, Deus continue abençoando grandemente em nome de Jesus…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo