O que o Senhor requer de nós? Pregação em Miquéias 6:6-8

Esboço de pregação expositiva em Miquéias 6:6-8 com o tema: O que o Senhor requer de nós?

Título: O que o Senhor requer de nós?

Texto do sermão: Miquéias 6:6-8

6 Com que me apresentarei ao SENHOR, e me inclinarei diante do Deus altíssimo? Apresentar-me-ei diante dele com holocaustos, com bezerros de um ano? 7 Agradar-se-á o SENHOR de milhares de carneiros, ou de dez mil ribeiros de azeite? Darei o meu primogênito pela minha transgressão, o fruto do meu ventre pelo pecado da minha alma? 8 Ele te declarou, ó homem, o que é bom; e que é o que o SENHOR pede de ti, senão que pratiques a justiça, e ames a benignidade, e andes humildemente com o teu Deus?

Introdução:

Miquéias é um livro profético que nos desafia a refletir sobre nossa relação com Deus e como devemos viver diante Dele.

Nesta passagem específica, o profeta Miquéias nos mostra uma pergunta crucial: o que o Senhor requer de nós?

Vamos mergulhar na mensagem desse texto e aprender as lições atemporais sobre como agradar a Deus em nossa jornada espiritual.

I. Oferecimentos vazios (Miquéias 6:6-7)

A. A atitude religiosa superficial

B. A busca por sacrifícios extravagantes

C. A incompreensão da verdadeira adoração

II. A resposta divina (Miquéias 6:8)

A. O que é bom aos olhos do Senhor

B. A simplicidade do caminho da justiça

C. A humildade e a piedade que Deus valoriza

III. A prática do bem (Miquéias 6:8)

A. A importância de agir com justiça e misericórdia

B. Amar a bondade e a piedade

C. A prática consistente da vontade de Deus

Conclusão:

O texto de Miquéias 6:6-8 nos ensina que Deus não busca apenas rituais vazios ou sacrifícios extravagantes.

O Senhor requer que vivamos com justiça, misericórdia e humildade. Ele valoriza a prática consistente de fazer o bem e amar a bondade.

Dicas para pregar em Miquéias 6:6-8

1. Explique o contexto histórico: Comece explicando o contexto histórico em que Miquéias proferiu essas palavras. Mostre o cenário de injustiças e desobediência que o povo de Israel estava enfrentando naquela época. Isso ajudará a entender o propósito da mensagem de Deus.
  2. Destaque a busca por significado na religiosidade: Discuta como as pessoas muitas vezes buscam por sacrifícios extravagantes ou práticas religiosas vazias em busca de significado espiritual. Mostre como essas atitudes podem se aplicar aos dias atuais.
  3. Enfatize a importância da justiça, misericórdia e humildade: Expanda sobre a resposta divina em Miquéias 6:8, enfatizando a importância de viver uma vida justa, mostrar misericórdia aos outros e andar humildemente diante de Deus.
  4. Use exemplos práticos: Ilustre suas mensagens com exemplos práticos da vida cotidiana. Mostre como a justiça, misericórdia e humildade podem ser aplicadas no dia a dia e como isso faz diferença na vida das pessoas.
  5. Desafie a congregação: Ao concluir a pregação, desafie a congregação a avaliar sua própria vida à luz do que Deus requer de nós. Encoraje-os a fazer um autoexame de suas atitudes e práticas espirituais e a se aproximarem mais do padrão divino.
  6. Ofereça esperança: Apesar das falhas humanas, lembre à congregação que Deus é misericordioso e sempre está pronto a perdoar e restaurar aqueles que se arrependem e buscam uma vida justa e piedosa.

Se gostou deste esboço de pregação em Miquéias 6:6-8, então veja também: