Os Dias de Nossas Vidas – Pregação em Eclesiastes 12

Esboço de pregação expositiva em Eclesiastes 12:1-8 com o tema: Os dias de nossas vidas.

Tema: Os dias de nossas vidas

Propósito Geral: EVANGELÍSTICO – Persuadir os perdidos ao arrependimento.

Propósito Específico: Convocar os ouvintes a fazer uma escolha decisiva por Cristo, encorajá-los a preparar-se para as inevitáveis mudanças da vida e a estar prontos para o encontro com Deus, reforçando a urgência de decidir por Jesus enquanto há tempo.

Texto do sermão: Eclesiastes 12:1-8

Introdução:

A vida é curta e cheia de mudanças.

A vida passa rapidamente, e é repleta de eventos que nos moldam. Alguns são bons, outros, nem tanto. No entanto, existem três eventos que todos inevitavelmente enfrentarão.

Dado que a vida é tão breve, é crucial entender esses momentos que Salomão descreve em Eclesiastes 12:1-8.

Nesta pregação em Eclesiastes 12, vamos refletir sobre esses três eventos que são comuns a todos nós.

I. Haverá dias de escolha (Eclesiastes 12: 1a)

A. A Vida é Cheia de Escolhas:

Todos nós enfrentamos escolhas diariamente, algumas não tão importantes, outras com impacto profundo em nossas vidas.

Entre essas escolhas, a mais importante é a decisão de seguir a Cristo.

B. A Juventude é o Melhor Momento para Escolher:

A juventude é uma fase cheia de desafios e pressões, mas também é a época ideal para fazer as escolhas certas.

A decisão mais importante que qualquer jovem pode fazer é entregar seu coração ao Senhor. Isso os livrará de muitos fardos desnecessários.

As estatísticas mostram que a maioria das conversões acontece antes dos 19 anos. Isso destaca a importância de se entregar a Cristo o quanto antes.

Não gaste sua vida servindo ao diabo e ofereça apenas a fumaça de uma vida desperdiçada a Deus! Sirva-O enquanto você ainda tem vigor e oportunidades.

C. Faça Sua Escolha por Jesus Hoje

Hoje é o dia de escolha. Se ainda não entregou sua vida a Cristo, este é o momento! Este é o momento de decidir por Jesus enquanto você ainda tem a oportunidade.

II. Haverá dias de mudança (Eclesiastes 12: 1a-6)

A. A Juventude Não Dura para Sempre

A vida avança e, com ela, vem o envelhecimento e suas demandas. Salomão nos lembra que o corpo humano se desgasta com o tempo, comparando-o a uma casa que se deteriora (Jó 4:19; 2 Coríntios 5:1-2; 2 Pedro 1:3).

B. A Imagem do Envelhecimento

Salomão descreve de forma vívida os sinais do envelhecimento – mãos trêmulas, visão debilitada, perda de força e audição.

Cada uma dessas mudanças aponta para a inevitabilidade do fim da vida.

C. A Morte Chegará a Todos

A vida termina com a morte, descrita como um cordão frágil que se rompe. Hebreus 9:27 nos lembra que todos enfrentaremos a morte e o julgamento.

Como estamos nos preparando para esse dia? A sabedoria está em estar pronto para encontrar o Senhor (Provérbios 27:1; Lucas 12:13-20).

III. Haverá dias de conclusão (Eclesiastes 12: 7-8)

A. O Corpo Retornará ao Pó

A morte é certa e o corpo retornará ao pó (Gênesis 3:19; Eclesiastes 3:20; 2 Coríntios 5:8).

B. A Alma Retornará a Deus

Após a morte, a alma enfrentará o julgamento de Deus (Eclesiastes 3:21; 2 Coríntios 5:1-8).

O destino eterno depende da escolha que fizermos em relação a Cristo – Céu para os salvos, inferno para os perdidos (Filipenses 1:23; Ezequiel 18:4; Romanos 6:23).

C. Tudo é Vaidade Sem Jesus

Salomão conclui que a vida é vazia sem Cristo. No entanto, com Jesus, a vida é cheia de glória e esperança.

Conclusão desta pregação:

Estes são os dias de nossas vidas! Que tipo de dia é este para você?

É um dia de escolha? Escolha a vida, escolha Jesus.

É um dia de mudança? Deixe que Ele o ajude nas transformações necessárias.

Este pode ser um dia de conclusão. Esteja pronto!

Se você está salvo ou perdido, se há uma necessidade em sua vida, ela pode e será atendida se você buscar o Senhor agora mesmo.

Confira mais esboços de sermões prontos e gratuitos.