Por que estudar o livro de 2 Coríntios?
O livro de 2 Coríntios é muito importante para qualquer cristão que seja estar instruído e edificado na fé em Jesus.
1. Um livro necessário
A vida cristã é impossível viver sem 2 Coríntios.
Pelo menos, é assim que me sinto em relação a este livro da Bíblia. Não queremos elevar nenhuma porção das Escrituras sobre o resto, é claro, então suponho que devo recuar dessa afirmação. Toda a Escritura nos é dada por Deus e vital para a profundidade com ele (2 Coríntios 3:16-17). Mas 2 Coríntios realmente é único.
Como assim?
2. O segredo do discipulado cristão
O macrotema que percorre 2 Coríntios, visto repetidamente de diferentes ângulos, é: o caminho para cima é para baixo. O caminho para a alegria é através da tristeza. A morte traz a vida. O conforto vem através da aflição.
Em outras palavras, esta carta nos acalma com a certeza de que é nas adversidades da vida neste mundo caído, e não evitando a adversidade, que a vida com Deus floresce. Facilidade de vida resulta em espuma de vida. Os homens e mulheres mais substanciais e radiantes que encontramos são aqueles que carregam cicatrizes, que suportaram vales sombrios. E eles andaram com Cristo em vez de se tornarem cínicos.
E então a razão pela qual sou tentado a dizer que é impossível viver a vida cristã sem 2 Coríntios é que todos nós passamos pela dor. De diferentes maneiras, por diferentes razões, em diferentes épocas da vida, as dificuldades nos inundam. Como poderíamos permanecer sãos e alegres sem a insistência de Deus ao longo desta carta de que seus consolos mais profundos são mediados para nós na tristeza, não depois?
3. O tema que atravessa a letra
Com apenas algumas exceções, toda a carta de 2 Coríntios extrai essa verdade paradoxal. Considere as maneiras como o apóstolo Paulo olha para esse paradoxo de diferentes ângulos:
- 1:3–7 Conforto através da aflição
- 1:8–11 Libertação por meio do fardo
- 1:12–22 Graça através da Simplicidade
- 1:23–2:4 Alegria através da Dor
- 2:12–17 Vitória através do cativeiro
- 3:1–6 Suficiência por Insuficiência
- 3:12–18 Transformação através da Revelação
- 4:1–6 Ministério através da auto-renúncia
- 4:7–15 Vida através da Morte
- 4:16–18 Renovação por corrosão
- 5:1–10 Habitando sem-teto
- 5:11–21 A impecabilidade através da pecaminosidade
- 6:1–13 Bênção por meio do sofrimento
- 6:14–7:1 Acolhimento através da Separação
- 7:2–16 Alegria através da Dor
- 8:1–24 Abundância através da pobreza
- 9:1–15 Colhendo através da Doação
- 10:1–18 Elogio por difamação
- 11:1–15 Exaltação através da Humildade
- 11:16–33 Confiança em meio às dificuldades
- 12:1–10 Força através da Fraqueza
- 12:11–21 Superioridade através da inferioridade
- 13:1–4 Poder através da Fraqueza
- 13:5–10 Aprovação por Reprovação Aparente
Esta parte de Conhecendo a Bíblia analisa 2 Coríntios através dessa lente de que o caminho para cima é para baixo. Um estudo destes temas o ajuda muito a conhecer melhor a Bíblia. Espero que através deste estudo, você possa tomar mais gosto por 2 Coríntios. Mas em um nível mais profundo, esta carta vai te ajudar a ter mais profundidade com Deus à medida que você suporta suas próprias dificuldades.
4. A própria experiência de Cristo
Mais do que qualquer outro livro da Bíblia, talvez, 2 Coríntios vira de cabeça para baixo nossas intuições mais profundas de que o caminho para a alegria é a facilidade, o conforto, a saúde e a prevenção da dor. O caminho para a alegria é, na verdade, o próprio Cristo, o Amigo dos Pecadores, caminhando com ele dia após dia – e o prazer desse Amigo tende a aumentar à medida que as circunstâncias ao nosso redor caem.
Afinal, esta foi a experiência do próprio Cristo. Ele suportou a dor, a dor final da condenação sob a ira do Pai. E através dessa dor ele foi elevado à vida e à realeza sobre o cosmos com sua amada igreja acolhida na própria alegria da Trindade. Para o próprio Jesus, o caminho para cima era para baixo. Seguimos o Salvador nesse padrão, olhando com esperança para a nova terra e o fim de toda tristeza e dor.
Estude 2 Coríntios. Torne-se um ser humano mais profundo, mais sólido, mais invencível. O caminho para cima é para baixo.
A epístola 2 Coríntios pode ser dividida em cinco partes:
- introdução (1.1-11),
- o ministério do apóstolo (1.12–7.16),
- a coleta (8.1–9.15),
- uma defesa da autoridade apostólica (10.1–13.10)
- e uma conclusão (13.11-14).
À parte da introdução e conclusão, a epístola tem três seções importantes que parecem ter sido escritas em ocasiões diferentes.