Encorajado pelo Espírito Santo – Pregação em Atos 9:31

Esboço de pregação temática sobre o Espírito Santo baseado no texto de Atos 9:31 com tema: Animado pelo Espírito Santo.

Tema da pregação: Encorajado pelo Espírito Santo

Texto do Sermão: Atos 9:31

Assim, pois, as igrejas em toda a Judéia, e Galiléia e Samaria tinham paz, e eram edificadas; e se multiplicavam, andando no temor do Senhor e consolação do Espírito Santo.

INTRODUÇÃO desta pregação sobre o Espírito Santo 

O Espírito Santo nos encoraja. A vida pode ficar difícil às vezes. Pode ser brutal. Isso pode esgotar sua energia e fazer você querer desistir. Mas então o Espírito Santo vem e como uma brisa lhe dá o encorajamento que você precisa para continuar.

O contexto de Atos 9:31

Em Atos 9, onde encontramos este versículo, a igreja estava passando por um momento difícil. Depois que Estêvão foi martirizado por sua fé em Atos 7, lemos que

“irrompeu uma grande perseguição contra a igreja em Jerusalém, e todos, exceto os apóstolos, foram espalhados por toda a Judéia e Samaria”. (Atos 8:1)

Essa perseguição continuou por algum tempo, mas agora a igreja estava desfrutando de um tempo de paz durante Espírito Santo a fortaleceu e encorajou.

Eu gostaria de passar algum tempo esta manhã apenas refletindo sobre essa frase: “encorajados pelo Espírito Santo”. O que significa encorajado pelo Espírito Santo? Como o Espírito Santo nos encoraja? Quais são os resultados?

I. O Espírito Santo é uma Pessoa

Esta é uma das primeiras coisas que precisamos aprender sobre o Espírito Santo. Ele não é algum tipo de força ou influência que Deus envia ao mundo, mas é uma pessoa.

Deus é um, mas que subsiste em três pessoas: Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo. Não pensamos em Deus Pai ou Deus Filho como algum tipo de força impessoal, mas às vezes cometemos esse erro com o Espírito Santo. E, no entanto, o Espírito Santo é tanto uma pessoa quanto Deus Pai e Deus Filho.

Nós tendemos a relacionar a palavra “pessoa” com um corpo, provavelmente porque a maioria das pessoas que conhecemos tem um corpo. O Espírito Santo, é claro, não tem um corpo, e por isso às vezes temos dificuldade em pensar nele como uma pessoa. Mas Deus o Pai não tem um corpo. 

A Bíblia nos diz que Deus é Espírito, não carne. Jesus não tinha um corpo até que ele nasceu neste mundo como um ser humano. Deus é Espírito, mas ainda é uma pessoa. Na verdade, ele é três pessoas: Pai, Filho e Espírito Santo.

Ele nos encoraja

Isso é importante quando pensamos no encorajamento do Espírito Santo. Há uma enorme diferença entre encorajado por uma pessoa e encorajado por algo que é impessoal. Por exemplo, podemos ser encorajados pelas circunstâncias. 

Podemos ser encorajados por algo que lemos ou vemos. Podemos até ser encorajados pelo bom tempo! Mas isso é completamente diferente de ser encorajado por outra pessoa.

Quando uma pessoa chega e encoraja você, há algo mais, bem, pessoal! O encorajamento pessoal nos toca profundamente porque há intenção e há relacionamento. 

Penso em Jônatas no Antigo Testamento. Jônatas foi até Davi no deserto quando Davi estava fugindo e “ajudou-o a encontrar forças em Deus”. (1 Samuel 23:16)

Penso em Barnabé no Novo Testamento. O nome de Barnabé na verdade significa “Filho do Encorajamento” (Atos 4:36).

Barnabé encorajou a igreja em Antioquia e depois foi procurar Saulo em Tarso e o trouxe de volta a Antioquia e o encorajou também. (Atos 11:22-26)

Quando o Espírito Santo te encoraja, ele é pessoal. Há intenção e há relacionamento. A pessoa do Espírito Santo alcança você como pessoa e o encoraja como pessoa. E isso é muito incrível.

II. O que significa encorajado pelo Espírito Santo? (João 14:16-17)

Então, o que significa encorajado pelo Espírito Santo? A palavra traduzida como “encorajado” no versículo 31 é a palavra grega “paraklesis”. 

Pode ser traduzido como “exortação, conforto ou encorajamento”. Literalmente significa “chamado para o seu lado”, e assim é a imagem de alguém vindo ao seu lado para lhe dar ajuda, conforto, encorajamento e força.

Há uma ilustração maravilhosa do que esta palavra “incentivo” significa que aconteceu nos Jogos Olímpicos de Verão de 1992 em Barcelona, ​​Espanha. 

O corredor britânico Derek Redmond estava competindo na corrida de 400 metros. Ele já detinha o recorde nacional britânico neste evento. Nas Olimpíadas anteriores, ele foi forçado a desistir dez minutos antes da corrida por causa de uma lesão no tendão de Aquiles. Agora, quatro anos depois, ele estava aqui, pronto para competir, determinado a ganhar uma medalha nos 400 metros. Seu pai estava nas arquibancadas assistindo.

Durante a bateria da semifinal, Redmond estava liderando o pelotão e a apenas 175 metros da linha de chegada, quando seu tendão direito estourou de repente e ele caiu no chão enquanto todos os outros corredores passavam por ele em direção à linha de chegada. Mais uma vez, seu sonho olímpico foi arrancado dele. Mas Redmond estava determinado a terminar a corrida, então ele se levantou e começou a mancar em direção à linha de chegada. Ele estava com dor visível a cada passo, e não estava claro se ele conseguiria fazê-lo.

De repente, seu pai se levanta da arquibancada. Ele pula na pista, passa correndo pelos seguranças, e vem ao lado do filho na pista. Ele coloca o braço em volta da cintura do filho e o encoraja a continuar. E enquanto 65.000 pessoas no estádio se levantam em aplausos, pai e filho descem juntos a pista para a linha de chegada. 

Derek Redmond não ganhou sua medalha olímpica. Mas com a ajuda de seu pai, ele terminou a corrida. 

    A. O Espírito Santo vem ao seu lado para ajudar. (João 14:16)

Essa é uma bela imagem do que esta palavra “encorajamento” significa. O que significa ser encorajado pelo Espírito Santo? 

Em primeiro lugar, significa que o Espírito Santo vem ao seu lado para ajudar. Ele se aproxima de você e lhe dá encorajamento pessoal quando você está sofrendo. No evangelho de João, Jesus usou uma forma relacionada desta palavra como um nome para o Espírito Santo. Ele diz em João 14 versículo 16:

“Eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Conselheiro para estar convosco para sempre, o Espírito da verdade”.

A palavra traduzida como “Conselheiro” em João 14 é a palavra grega “parakletos”, que significa “ajudador, consolador, encorajador ou advogado”. 

E assim, este é um dos nomes reais do Espírito Santo nas Escrituras. Em outras palavras, o Espírito Santo nos ajuda e nos encoraja porque é quem ele é. 

É da natureza dele encorajar e ajudar. Ele é o Conselheiro; ele é o Consolador; é ele que nos dá ânimo e esperança.

    B. O Espírito Santo habita dentro de você. (João 14:17)

O que significa ser encorajado pelo Espírito Santo? Em primeiro lugar, significa que o Espírito Santo vem ao seu lado para ajudar. Em segundo lugar, significa que o Espírito Santo habita dentro de você. Veja o que Jesus diz em João 14:17:

“O mundo não pode aceitá-lo, porque não o vê nem o conhece. Mas você o conhece, pois ele mora com você e estará em você”. 

Se você conhece a Cristo, o Espírito Santo não apenas vem ao seu lado para ajudá-lo, mas também habita dentro de você. Esta é uma das coisas mais incríveis que Jesus já ensinou. 

Quando você conhece a Cristo, Deus realmente vive dentro de você através do Espírito Santo.

Seus amigos e familiares nem sempre podem estar lá para encorajá-lo quando você precisar. Eu sei que eles gostariam de ser, mas como humanos somos limitados. 

Às vezes estamos separados pela distância, às vezes pelas emoções, às vezes pelo pecado. 

Mas se você é um cristão, o Espírito Santo está sempre perto para ajudá-lo e encorajá-lo. Não há lugar para onde você possa ir que o Espírito Santo não possa ajudá-lo porque ele vive dentro de você. Mas observe que esse encorajamento do Espírito Santo é apenas para aqueles que conhecem e aceitam a Deus. 

Jesus diz:

“O mundo não pode aceitá-lo, porque não o vê nem o conhece. Mas você o conhece, pois ele mora com você e estará em você”. (João 14:17)

    C. O Espírito Santo nunca o deixará. (João 14:16)

O que significa ser encorajado pelo Espírito Santo? Ele vem ao seu lado para ajudar. O Espírito Santo habita dentro de você. E em terceiro lugar, o Ele nunca o deixará. Você captou isso no versículo 16? 

Jesus disse: “Eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Conselheiro para estar convosco para sempre”. (João 14:16)

Deus lhe deu seu Espírito Santo para estar com você para sempre. Não importa onde você vá, o Espírito Santo está lá com você. 

Não importa o momento ou circunstância, ele nunca vai deixar você. Ele sempre estará ao seu lado para ajudá-lo, porque é quem ele é. Esse é o nome dele. Ele é o Conselheiro, o Consolador, o Encorajador.

III. Como o Espírito Santo o encoraja?

Então, como o Espírito Santo o encoraja? Vejamos cinco maneiras da Bíblia que o Espírito Santo o encoraja quando você coloca sua fé em Cristo.

    A. Ele ensina a verdade de Deus (João 14:26)

Em primeiro lugar, ele ensina a verdade de Deus. Jesus disse:

“Mas o Conselheiro, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito”. (João 14:26)

Agora, este versículo tinha uma aplicação especial para os apóstolos que escreveriam os ensinamentos de Jesus para nós nas Escrituras do Novo Testamento. 

Mas tem uma aplicação secundária para nós, pois o Espírito Santo também nos ensina da Palavra de Deus. 

Toda vez que você abrir sua Bíblia, você deve orar: “Espírito Santo, ensine-me com sua palavra hoje”. O Espírito Santo encoraja você ensinando a verdade de Deus.

    B. Ele lhe dá a paz de Deus (João 14:27)

Em segundo lugar, ele lhe dá a paz de Deus. Jesus disse:

“Deixo-vos a paz; minha paz te dou. Eu não dou a você como o mundo dá. Não se turbe o seu coração e não tenha medo”. (João 14:27)

Que bela promessa! Não há paz tão bela, tão repousante, tão reconfortante como a paz de Cristo. E como Jesus deixa sua paz conosco? Ele nos dá o Seu Espírito. O Espírito Santo encoraja você dando-lhe a paz de Deus.

    C. Ele te enche com o amor de Deus (Romanos 5:5)

Em terceiro lugar, ele o enche com o amor de Deus. Romanos 5:5 diz: “Deus derramou seu amor em nossos corações pelo Espírito Santo, que ele nos deu”. 

A palavra traduzida como “derramado” não significa apenas borrifar um pouco aqui e ali. Significa derramar liberalmente, generosamente, jorrar, derramar por todo o lugar. Deus derramou seu amor em nossos corações pelo Espírito Santo. Ele o encoraja enchendo seu coração com o maravilhoso amor de Deus.

    D. Ele lhe assegura que Deus é seu Pai (Romanos 8:15-17)

Uma quarta maneira pela qual o Espírito Santo o encoraja é assegurando-lhe que Deus é seu Pai. Romanos 8 diz:

“Vocês receberam o Espírito de filiação. E por ele clamamos: ‘Abba, Pai.’ O próprio Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus. Ora, se somos filhos, somos herdeiros, herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo, se de fato participamos de seus sofrimentos para que também participemos de sua glória”. (Romanos 8:15-17)

Quando você coloca sua fé em Cristo, o Espírito Santo testifica com seu espírito que você foi adotado na própria família de Deus. 

É através do Espírito Santo que você tem a confiança de se dirigir a Deus como “Abba, Pai”. Não só isso, se você é um dos filhos de Deus, então você também é um herdeiro de Deus e um co-herdeiro com Cristo. 

Isso significa que você herdará a promessa de vida eterna de Deus e compartilhará da glória de Cristo. Tudo isso faz parte de pertencer à família de Deus. O Espírito Santo lhe assegura que Deus é seu Pai. Que incentivo maravilhoso!

    E. Ele dá dons de encorajamento (Romanos 12:8)

E então, em quinto lugar, o Espírito Santo dá dons de encorajamento. Romanos 12 lista vários dons espirituais que são dados pelo Espírito Santo, e um deles é o dom espiritual de exortação ou encorajamento. 

“Se o dom de um homem é encorajador, deixe-o encorajar.” (Romanos 12:8)

Este é um dos dons que Deus me deu junto com os dons de ensino e liderança. Agora eu adoro ensinar e adoro liderar, mas este é provavelmente o meu presente favorito de todos. 

Adoro encorajar as pessoas. Adoro estar ao lado para ajudar e encorajar outros a amar a Deus e seguir a Cristo e crescer em sua fé.

Mas quer você tenha o dom espiritual de encorajamento ou não, Deus usa todo o corpo para encorajar e fortalecer uns aos outros na igreja. Ele usa todos os dons do corpo. 

Como crentes, todos nós temos o Espírito Santo e, portanto, todos podemos nos unir para ajudar e encorajar. 

O Espírito Santo usa cada um de nós, todos nós, todo o corpo de Cristo para encorajar uns aos outros em nossa fé.

IV. Quais são os resultados?

Finalmente, quais são os resultados quando somos encorajados pelo Espírito Santo dessa maneira? Somos fortalecidos no Senhor. Aproximamo-nos de Deus. Alcançamos os outros. Isso é o que vemos em Atos 9:31:

“Então a igreja em toda a Judéia, Galiléia e Samaria desfrutou de um tempo de paz. Foi fortalecido; e encorajado pelo Espírito Santo, cresceu em número, vivendo no temor do Senhor”. 

À medida que a igreja era encorajada pelo Espírito Santo, o corpo era fortalecido e edificado. Eles se aproximaram de Deus, andando no temor do Senhor.

 E eles cresceram em número à medida que alcançavam outros com o conforto e o amor de Deus.

CONCLUSÃO desta pregação em Atos 9:31

Então, não deixe o mundo te derrubar após ouvir este sermão. Não desanime por circunstâncias ou fracassos. Jesus Cristo ressuscitou dos mortos. Exaltado à destra de Deus Pai, enviou o Espírito Santo para estar convosco para sempre. 

Então seja encorajado! E ore para que as palavras de Atos 9:31 sejam verdadeiras para o corpo da nossa igreja aqui: que desfrutemos de paz; que seremos fortalecidos; e encorajados pelo Espírito Santo, cresceremos em número à medida que alcançamos os outros, vivendo no temor do Senhor.

“Ora, o Deus da esperança os encha de todo o gozo e paz, por sua confiança nele, para que vocês transbordem de esperança pelo poder do Espírito Santo”. (Romanos 15:13)

Para mais temas basta acessar aqui a página de esboços de pregações.

Por Ray Fowler. Site: rayfowler.org

Equipe Redação BP

Nossa equipe editorial especializada da Biblioteca do Pregador é formada por pessoas apaixonadas pela Bíblia. São profissionais capacitados, envolvidos, dedicados a entregar conteúdo de qualidade, relevante e significativo.
Botão Voltar ao topo