O grande mistério da piedade – 1 Timóteo 3:16

Esboço de pregação textual em 1 Timóteo 3:16 com o tema “O grande mistério da piedade”.

Tema: O grande mistério da piedade

Texto: 1 Timóteo 3:16

E, sem dúvida alguma, grande é o mistério da piedade: Deus se manifestou em carne, foi justificado no Espírito, visto dos anjos, pregado aos gentios, crido no mundo, recebido acima na glória.

ObjetivoDoutrinário: Mostrar a grandeza do mistério da piedade revelado em Cristo, que é o centro da nossa fé e redenção, destacando cada aspecto da sua obra redentora.

Introdução

Em 1 Timóteo 3:16, Paulo revela o grande mistério da piedade, algo que foi escondido por eras, mas agora foi manifestado em Cristo.

Este versículo encapsula a essência do evangelho e da obra de Cristo, que é fundamental para nossa fé e salvação.

Hoje, vamos ouvir uma pregação verdadeiramente cristocêntrica.

Paulo apresenta um hino de exaltação a Jesus e lista seis atributos do Redentor.

I. Manifestado em carne

1. Jesus, o Verbo eterno, assumiu a forma humana.

2. Ele não apenas visitou a terra, mas se fez carne, habitando entre nós (Jo 1:14).

3. Ele nasceu de mulher na plenitude dos tempos (Gl 4:4).

4. Em sua humanidade, experimentou as limitações humanas e mostrou o caráter de Deus de forma palpável.

5. A encarnação de Cristo é o centro da nossa fé, pois Deus se fez carne para resgatar o homem.

6. O apóstolo se refere aqui à perfeita humanidade de Cristo.

II. Justificado no Espírito

1. Jesus foi plenamente justificado pelo Espírito. Sua perfeita justiça, suas alegações acerca de Sua pessoa e obra foram totalmente estabelecidas e confirmadas pelo Espírito Santo.

2. Desde o início, o Espírito foi o agente de Sua concepção (Lucas 1:35).

3. Ele foi revestido com o Espírito no Seu batismo (Mateus 3:16).

4. Cheio do Espírito, enfrentou a tentação no deserto (Lucas 4:1).

5. Durante Seu ministério, pelo poder do Espírito, realizou milagres e proclamou o Reino (Lucas 4:18).

6. Por fim, foi o poder do Espírito que o ressuscitou dos mortos (Romanos 8:11).

7. Esta frase destaca a perfeição espiritual de Jesus e a confirmação divina de Sua justiça.

III. Visto dos anjos

1. Desde o nascimento de Cristo até sua ascensão, os anjos estiveram presentes e testemunharam sua obra redentora.

2. Eles anunciaram o seu nascimento (Lucas 2:13-14)

3. Fortaleceram-no no Getsêmani (Lucas 22:43)

4. Estiveram na sua tumba vazia (Mateus 28:2).

5. Os anjos são espectadores da obra de salvação e a admiram com grande reverência (1 Pedro 1:12).

IV. Pregado aos gentios

1. Antes de sua ascensão, o Cristo ressurreto deu à igreja a grande comissão (Mt 28:18-20).

2. O evangelho de Cristo, inicialmente revelado aos judeus, foi proclamado ao mundo todo.

3. Os gentios, que antes estavam longe de Deus, agora são convidados a se reconciliar com Ele através de Jesus (Efésios 2:17).

4. A mensagem de salvação em Cristo é universal, sem distinção de raça ou nação.

V. Crido no mundo

1. A fé em Cristo se espalhou por todo o mundo.

2. Desde o início da igreja até hoje, milhões de pessoas colocaram sua fé em Jesus como Salvador.

3. Esse é um testemunho vivo do poder do evangelho, que transforma vidas em todas as culturas e contextos (Colossenses 1:6).

VI. Recebido acima na glória

1. Após completar sua obra na terra, Jesus foi exaltado e recebido na glória, à direita de Deus (Atos 1:9-11).

2. Sua ascensão marca o fim de sua missão terrena e o início de seu reinado eterno, onde intercede por nós (Hebreus 7:25).

3. A exaltação de Cristo garante que Ele reina soberano e voltará um dia para buscar sua Igreja.

O mistério da piedade é revelado de forma poderosa e completa em Cristo. Ele…

• se manifestou em carne,
  • foi justificado no Espírito,
  • visto dos anjos,
  • pregado aos gentios,
  • crido no mundo
  • e recebido na glória.

Esse é o evangelho que transforma vidas e oferece salvação a todos.

Que possamos reconhecer e proclamar a grandeza deste mistério com gratidão e reverência.

Dicas para esta Pregação em 1 Timóteo 3:16

1. Leia o contexto de 1 Timóteo 3:16 diversas vezes: Procure ler o capítulo 3 todo. Além disso, leia comentários de Bíblias de estudo. Isso ajudará a trazer clareza e confiança na hora de pregar.

2. Faça aplicação: Neste esboço de pregação, o versículo (1 Timóteo 3:16) está dividido em seis partes para fácil aplicação. É um versículo rico em doutrina, contendo seis declarações fundamentais sobre Cristo:

1. “Aquele que foi manifestado na carne” – A encarnação de Jesus.
  2. “Foi justificado em espírito” – A aprovação divina de Cristo.
  3. “Visto pelos anjos” – O testemunho celestial.
  4. “Pregado entre as nações” – A proclamação do evangelho.
  5. “Crido no mundo” – A resposta de fé dos crentes.
  6. “Recebido na glória” – A ascensão de Jesus.

Cada uma dessas partes é uma lição a ser desenvolvida e aplicada. Como são seis tópicos neste sermão, então procure se organizar bem com o tempo.

3. Mantenha o foco no objetivo do sermão: O objetivo deste sermão deve ser destacar a pessoa e a obra de Cristo como o centro da nossa fé. Focar nele te ajudará não fugir do tema. Mantenha o foco em exaltar a Cristo em cada ponto.

Se gostou deste sermão, então confira mais esboços de pregação.