Como saber quando uma criança tem idade suficiente para aceitar Jesus como seu Salvador

No fim de semana passado, eu estava ensinando o grupo elementar em minha igreja local. Perguntei a uma das meninas, de 9 anos, se ela havia aceitado Jesus como seu Salvador.

A resposta dela foi: “Ainda não. Minha mãe acha que eu não tenho idade suficiente para entender.

Também já vi acontecer o contrário. Um pai está pressionando para que seu filho “faça a oração” aceitando Jesus e depois seja batizado. Mas a criança tem apenas 5 anos.

Então, como você sabe quando uma criança tem idade suficiente para aceitar Jesus?

Como líder do ministério infantil, é crucial que você saiba como ajudar as famílias a tomarem a decisão mais importante que seus filhos tomarão.

Aqui estão as coisas que uma criança precisa saber para entrar em um relacionamento com Jesus.

Eu pequei

Antes que você possa ser salvo, você tem que entender que está perdido. Se você perguntar a uma criança se ela já pecou e ela disser “não”, então ela não está pronta para ser salva. Romanos 3:23 deixa isso muito claro.

Há um preço pelo pecado que deve ser pago

Uma criança deve entender que ela não pode entrar em um relacionamento com Jesus até que sua conta de pecado seja paga. (Romanos 6:23)

Jesus morreu por nossos pecados

Ele pagou nossa conta de pecado. Devemos pedir a Ele que perdoe nossos pecados e confie nEle e somente nEle, para nossa salvação. (João 3:16, Romanos 10:9-10)

A criança mostra desejo de aceitar Jesus por conta própria.

Outra maneira que você pode saber é esta: a criança continua trazendo o assunto por conta própria. Se elas continuam falando para você sobre isso, então é um sinal de que Deus as está atraindo para Si.

Você sente que a criança entende que precisa tomar essa decisão.

Aqui está outra coisa importante. Não é porque seus amigos fizeram isso e parece uma coisa legal de se fazer. Ou elas viram seus amigos serem batizados e isso pareceu divertido para elas. 

Há uma grande diferença entre “querer” tomar uma decisão versus “precisar” tomar uma decisão.

Que idade deve ter uma criança para aceitar Jesus? 

Isso é diferente para cada criança. No entanto, por volta dos 7-8 anos, as crianças começam a entender os pensamentos abstratos. Aqui está um exemplo.

Você diz a uma criança que Jesus é a ponte de volta para Deus. Uma criança de 5 anos está pensando que há uma ponte literal de volta a Deus que você tem que atravessar. Mas uma criança mais velha entende que este é apenas um exemplo do que significa seguir a Jesus.

Aqui está o que costumo dizer aos pais e líderes da igreja. Não é nosso papel impedir uma criança de tomar uma decisão. Também não é nosso papel forçar as crianças a tomar uma decisão prematura. Nosso papel é caminhar ao lado da criança e conversar sobre aceitar e seguir Jesus. Ao fazer isso, Deus os atrairá para Si.

É muito importante ser minucioso ao compartilhar o Evangelho com as crianças. As crianças são o maior campo missionário do mundo. Sabemos que a maioria das pessoas vem a Cristo antes dos 18 anos. Devemos alcançá-las enquanto seus corações estão abertos ao Evangelho.

Que privilégio temos de compartilhar o Evangelho com as crianças e seus pais. Que Deus continue derramando Suas bênçãos sobre você enquanto você está compartilhando o Evangelho. Não há nada mais importante do que isso.

Botão Voltar ao topo