QUEDAR – Significado

QUEDAR

1. Quedar é referenciado na Bíblia em diferentes contextos:

  • Quedar é o nome do segundo filho de Ismael, descendente de Abraão (Gênesis 25:13; 1 Crônicas 1:29).
  • No contexto dos escritos proféticos, Quedar é referenciado principalmente em profecias que abrangem o período desde o reinado de Salomão até o exílio.
  • No livro de Isaías, por exemplo, Quedar é mencionado duas vezes em uma profecia contra a Arábia (Isaías 21:13-17). Nessa passagem, Quedar, juntamente com Dedã e Temá, é ameaçado com a destruição. O texto sugere certo grau de influência entre os quedasritas (versículo 16) e uma orientação militarista (versículo 17).
  • Jeremias 49:28 também conecta Quedar a Hazor, ambos como vítimas das conquistas de Nabucodonosor. No entanto, não há registros extrabíblicos da marcha de Nabucodonosor sobre Quedar, embora tenha sido mencionado na narrativa de Assurbanípal, rei da Assíria, aproximadamente em 650 aC, cerca de meio século antes da conquista babilônica.
  • Além dos relatos bíblicos, uma única referência extrabíblica antiga a Quedar foi encontrada em uma taça de prata oferecida à deusa árabe Han-‘ilat, no delta egípcio, com a inscrição “Caim, filho de Gesém, rei de Quedar”. A data dessa inscrição é firmemente estabelecida como sendo do século V aC Esse Gesém é, muito provavelmente, o mesmo inimigo de Neemias (Neemias 2:19; 6:1-6).

2. De acordo com a descrição bíblica, Quedar era um povo nômade do deserto, descendente de Ismael. Inicialmente, eles não adoravam o Deus de Israel, mas foram incluídos nas profecias de Isaías sobre o reino de Deus futuro (Isaías 42:11; 60:7). Sua vida no deserto estava centrada no pastoreio de ovelhas e no comércio.

3. Devido à imprevisibilidade dos suprimentos de água no deserto, os quedasritas levam uma vida nômade em tendas, em vez de habitações permanentes (Salmo 120:5; Cantares 1:5). Essa mobilidade descobriu na ausência de registros destruídos que identificavam uma área chamada Quedar. Acredita-se que a região de Quedar ficou a leste e aumentou ao sul de Israel, correspondendo em grande parte à parte sul da atual Jordânia. O povo de Quedar, presumivelmente, se extinguiu ou foi absorvido por nações vizinhas ao longo do tempo.

Equipe Redação BP

Nossa equipe editorial especializada da Biblioteca do Pregador é formada por pessoas apaixonadas pela Bíblia. São profissionais capacitados, envolvidos, dedicados a entregar conteúdo de qualidade, relevante e significativo.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você precisa desativar o Adblock para continuar navegando em nosso site!