Quem eram as esposas de Esaú na Bíblia?

Se você gosta de conhecer as histórias e personagens bíblicos, neste texto, vai conhecer quem eram as esposas de Esaú na bíblia. 

Nele, vamos falar sobre Esaú, o irmão mais velho de Jacó, e suas esposas, você descobrirá quem eram essas mulheres, quantos filhos Esaú teve com elas, e a formação dos líderes na terra de Edom. 

Então, continue lendo para conhecer um pouco mais sobre as esposas de Esaú e sua família!

Quem era Esaú na Bíblia?

Antes de apresentar quem eram as esposas de Esaú na Bíblia, é preciso lembrar que este personagem era o irmão gêmeo de Jacó. Eles eram filhos de Isaque, que era filho de Abraão. Portanto, estamos falando de alguém importante naquele contexto bíblico. 

Esaú era um caçador habilidoso e um homem forte. No contexto bíblico, podemos notar que ele era muito impaciente e não gostava de esperar pelas coisas. 

Essa característica, fazia dele um homem impulsivo e com pouca capacidade para refletir as consequências dos seus atos. 

Por causa dessa personalidade, ele fez escolhas ruins, como vender seu direito de primogenitura (o direito de ser o herdeiro da família) para Jacó em troca de um prato de lentilha. (Gn. 25: 27-34)

Por que a primogenitura era importante?

Esaú, era irmão gêmeo de Jacó, porém ganhou o direito de primogenitura por nascer primeiro. Por isso, ele deveria, obrigatoriamente, honrar o direito que lhe coube, pois seria líder material e espiritual daquele povo.

O filho primogênito herdava, além das terras, a posição de liderança na família e no clã ao qual eles pertenciam. Em outras palavras, cabia a ele dar continuidade a linhagem familiar por meio da qual se cumpriria a promessa da vinda do Messias.

Quem eram as esposas de Esaú na Bíblia?

A bíblia diz que quando Esaú estava com quarenta anos de idade, ele se casou. Sua primeira esposa foi Judite, filha de Beeri, heteu. A segunda, foi Basemate, filha de Elom, também pertencente ao povo hitita. (Gn. 26: 34,35)

Essa atitude dele causou muito desgosto em seus pais, por causa das promessas que Deus fez a Abraão, seu pai, de que eles seriam numerosos como as estrelas do céu e a areia da praia do mar. (Gn. 22:17)

Ao desobedecer às regras da família, Esaú colocava em risco a propagação da fé que seu avô recebeu da parte de Deus. Afinal, outros povos, naquela época, serviam a outros deuses.

Ele se casou pela terceira vez, quando viu que Jacó além de receber a benção da primogenitura, também caiu nas graças dos pais ao buscar esposa no meio de sua parentela. (Gn. 28: 1-4)

Daí, para melhorar a sua imagem, ele se casou com Maalate, filha de Ismael, filho de Abraão e irmã de Nebaiote. (Gn. 29: 9)

O problema é que nada do que ele fazia, melhorava a sua situação, pois as promessas de bênção espiritual estavam sobre os descendentes de Isaque e não de Ismael.

Quantas esposas Esaú teve?

Saber exatamente quem eram as esposas de Esaú na bíblia é um tanto desafiador. Porque em Gênesis 26: 34, 35, ele se casou com duas mulheres hititas, Judite e Basemate.

Depois de um tempo, ele tomou por esposa uma descendente de Ismael, Maalate, neta de seu avô. Portanto, até esse livro, ele teve três esposas.

Porém, quando lemos Gênesis 36: 1-19, podemos ver nomes diferentes para suas esposas e os seus descendentes. 

No segundo versículo, por exemplo, temos Ada, filha de Elom, talvez esse seja outro nome de Basemate, pois se trata do mesmo pai para os dois nomes.

Em seguida, vemos o nome de Oolibama, filha de Aná, filho de Zibeão, heveu, portanto, sua quarta esposa. (GN. 36:2)

Por último, Basemate, filha de Ismael, irmã de Nebaiote, aqui notamos que o nome de sua esposa mudou, pois era Maalate, no versículo 29:9.

Ao que tudo indica, Esaú teve quatro esposas segundo o capítulo 36: 10-19, podemos conferir que ele teve filho com três delas, sendo:

  • Ada, mãe de Elifaz;
  • Basemate, mãe de Reuel;
  • Oolibama, mãe de Jeus, Jalão e Corá.

Essas foram as esposas de Esaú na bíblia, ele e sua descendência foram os príncipes de Edom, localizado no deserto de Arava, atual Israel e Jordânia. 

Gostou? Então veja mais personagens bíblicos:

O que a história de Esaú e Jacó pode nos ensinar sobre autocontrole?

Surpreendente significado e lições da vida de Jacó e Esaú

Por que Deus disse que amava Jacó, mas odiava Esaú?

Josiane Silva

Olá, eu sou a Josiane Silva, mãe, avó e procuro servir a Deus. Amo estudar a bíblia para compreender o comportamento humano. Afinal podemos aprender muito com as histórias dos outros, não é mesmo? Como gosto muito de ler e de escrever, também trabalho como redatora freelancer.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo