Quem foi Uzias: História e 4 Lições do Rei desobediente e arrogante

A história do Rei Uzias é um exemplo poderoso de como a arrogância e a desobediência a Deus pode levar à queda e ao sofrimento.

Qual é o significado do nome Uzias?

O nome Uzias tem origem hebraica e significa “Yahweh é a minha força” ou “força de Yahweh”. “Yahweh” é o nome sagrado de Deus no Antigo Testamento, e o nome Uzias indica uma dependência na força e poder de Deus.

Esse nome também aparece como Azarias em algumas versões da Bíblia, porém ambos os nomes têm o mesmo significado. Na cultura bíblica, o nome era como uma forma de expressar a identidade e a natureza da pessoa, bem como a sua relação com Deus.

Versículos da Bíblia relacionados a Uzias

A Bíblia faz referência a Uzias ou Azarias, em diversas passagens. Em 2 Reis, esses nomes aparecem de forma intercambiável. O livro começa a mencioná-lo como rei em 2 Reis 4:21 e oferece um breve resumo de sua vida e reinado em 2 Reis 15:1-7. Durante o restante desse capítulo, ele aparece mais oito vezes, alternando entre Azarias e Uzias.

Para obter uma compreensão mais abrangente da história de Uzias, é necessário consultar 2 Crônicas 26, que dedica um capítulo inteiro a ele. Além disso, está escrito que Jotão o sucedeu em 2 Crônicas 27:2. A presença de Uzias não se limita apenas a esses textos.

Ele é mencionado como um marco histórico em Isaías 1:1, Isaías 6:1 e Isaías 7:1. Uzias também é referido em Oséias 1:1, Amós 1:1 e Zacarias 15:5 (este último fazendo alusão a um terremoto). Por fim, encontramos uma menção importante em Mateus 1:8-9, onde ele está listado como um dos antepassados de Jesus.

O Nome Uzias na Bíblia

O nome Uzias é atribuído a cinco homens diferentes na Bíblia. O mais conhecido deles é o que aparece em Isaías.

Este Uzias se tornou um ancestral de Cristo, conforme a genealogia apresentada no Evangelho de Mateus, através do filho de Davi, Salomão (escrito como Οζιας, Ozias, em Mateus 1:8 e 1:9).

Outros homens chamados Uzias são:

  1. O pai de Jonatã, um oficial da corte do rei Davi (1 Crônicas 27:25 – escrito עזיהו).
  2. Filho de Uriel (1 Crônicas 6:24).
  3. Filho de Zacarias (Neemias 11:4).
  4. Filho de Harim (Esdras 10:21).

Quem foi o Rei Uzias e qual a sua história?

história do Rei Uzias

A história completa de Uzias está registrada, nos livros de II Crônicas, capítulo 26, e em II Reis, capítulo 15.

Uzias ou Azarias (hebr. עוזיהו‎) foi o 10º rei de Judá e governou por volta de 829 aC até 778 aC Ele sucedeu seu pai, o rei Amazias, e reinou por um longo período de 52 anos, tanto segundo II Reis quanto II Crônicas.

O rei Uzias foi considerado um grande guerreiro e projetista, demonstrando notável habilidade como engenheiro. Ele projetou armas que podiam arremessar grandes pedras e lançar lanças, manteve reservatórios de água, fortaleceu torres e edificou a cidade de Elate.

No entanto, nos últimos anos de sua vida, Uzias cometeu um erro grave ao tentar subverter a lei de Moisés. Ele mesmo queimou incenso no templo, uma prática reservada apenas para os sacerdotes.

Como consequência, ele foi amaldiçoado com a lepra e teve que viver isolado num palácio, afastado do poder. Embora tenha tentado se arrepender, já era tarde demais. Sua desobediência o tirou do poder e o levou para longe de seu povo.

Quais os erros do rei Uzias e porque ele ficou leproso?

O rei Uzias cometeu dois grandes erros durante o seu reinado em Judá, que foram tentar oferecer incenso no Templo e a arrogância e o orgulho que tomaram conta de seu coração. A seguir vamos especificar cada um dos pecados cometidos pelo Rei Uzias.

1. Orgulho e arrogância

Uzias teve um reinado bem-sucedido em termos políticos e militares, o que levou a um grande aumento em sua riqueza e poder.

Infelizmente, esse sucesso também contribuiu para desencadear o segundo erro do Rei Uzias ao qual foi sua arrogância e orgulho, fazendo com que ele se desviasse da humildade e da dependência de Deus que jamais poderia perder como um rei piedoso.

Como resultado, ele ignorou os conselhos dos profetas e sacerdotes e se levou dos caminhos de Deus.

2. Oferecer incenso no templo

O pecado do rei Uzias foi oferecer incenso no Templo de Jerusalém, o que era uma tarefa exclusiva dos sacerdotes. Uma ação proibida pela lei de Deus, conforme descrito em Números 18:7.

​​”Mas tu e teus filhos contigo cumprireis o vosso sacerdócio no tocante a tudo o que é do altar, e a tudo o que está dentro do véu, nisso servireis; eu vos tenho dado o vosso sacerdócio em dádiva ministerial e o estranho que se chegar morrerá”.

Números 18:7

Esse ato resultou em uma transgressão grave da lei divina, gerando um conflito com os sacerdotes. Como punição, Uzias acabou atingido por Deus com uma lepra, doença essa que o acompanhou pelo resto de sua vida.

3. Desobediência e Rebeldia

Além de desobedeceu diretamente a lei de Deus ao entrar no templo para queimar incenso no altar, Uzias não se arrependeu ou mostrou humildade quando os sacerdotes, liderados por Azarias, o confrontaram.

17 Porém o sacerdote Azarias entrou após ele, e, com ele, oitenta sacerdotes do Senhor, varões valentes.18 E resistiram ao rei Uzias e lhe disseram: A ti, Uzias, não compete queimar incenso perante o Senhor, mas aos sacerdotes, filhos de Arão, que são consagrados para queimar incenso; sai do santuário, porque transgrediste; e não será isso para honra tua da parte do Senhor Deus.

2 Crônicas 26:17-18

Em vez de reconhecer seu erro, Uzias ficou indignado com os sacerdotes. Sua resposta de indignação e ira foi um sinal claro de sua rebeldia. Ele não só desobedeceu à lei, mas também se recusou a submeter-se à correção espiritual.

19 Então, Uzias se indignou e tinha o incensário na sua mão para queimar incenso; indignando-se ele, pois, contra os sacerdotes, a lepra lhe saiu à testa perante os sacerdotes, na Casa do Senhor, junto ao altar do incenso.

2 Crônicas 26:19

Devido à sua desobediência e rebeldia, Uzias foi imediatamente punido por Deus com lepra.

20 Então, o sumo sacerdote Azarias olhou para ele, como também todos os sacerdotes, e eis que já estava leproso na sua testa, e apressuradamente o lançaram fora; e até ele mesmo se deu pressa a sair, visto que o Senhor o ferira.

2 Crônicas 26:20

O que significa “no ano em que morreu o rei Uzias”?

Alguns entendem que a expressão “no ano em que o rei Uzias morreu” não se refere à sua morte propriamente dita, mas ao momento em que ficou leproso. Após isso, Uzias foi trancado em uma casa separada, o que representou uma espécie de morte civil. Segundo o Targum, “no ano em que o rei Uzias foi ferido”, isto é, com lepra; e assim Jarchi e outros escritores antigos interpretam esse evento. No entanto, a interpretação de que a expressão se refere à morte literal de Uzias parece ser a mais aceita.

Barnes explica que “Isso denota naturalmente um período após a morte de Uzias, embora no mesmo ano. Os rabinos dizem que o significado é que ele se tornou ‘civilmente’ morto, ao deixar de exercer suas funções como rei, e que ele foi afastado, como um homem leproso, de toda conexão com o povo e de toda autoridade. Isto é, sem dúvida, verdade; mas ainda assim, o significado mais natural é que isso ocorreu no ano em que ele realmente morreu.”

O profeta Isaías era parente do rei Uzias?

Rei Uzias

O profeta Isaías era contemporâneo do rei Uzias e, como tal, serviu como conselheiro espiritual para ele e outros reis de Judá.

Isaías teve o relacionamento mais próximo com a realeza. De acordo com a tradição, “De acordo com a tradição rabínica judaica no Talmud Babilônico, este Amoz era irmão do rei Amazias de Judá. Nesse caso, isso tornaria Isaías primo do rei Uzias e neto do rei Joás e, portanto, um homem do palácio, sendo de sangue real. Crescendo num ambiente assim, ele estaria familiarizado com as relações internacionais e outros assuntos de Estado”

Como e quando foi a morte de Uzias?

De acordo com a Bíblia, a morte do rei Uzias ocorreu devido à sua lepra, que o acompanhou até o fim de sua vida. Uzias morreu por volta do ano 740 aC, após um reinado de cerca de 52 anos em Judá.

O livro de 2 Crônicas 26:23 relata que Uzias foi sepultado em um campo próximo ao cemitério dos reis de Judá, mas não no próprio cemitério, pois ele havia sido considerado impuro por sua lepra. Jotão, seu filho, o sucedeu como rei de Judá após a sua morte.

A morte de Uzias foi vista como uma lição para os líderes de Judá e de outras nações, de que é necessário cumprir as leis e a vontade de Deus, para que sejam incentivados e protegidos em seus reinados.

4 Lições que aprendemos com o Rei Uzias

Lições do Rei Uzias

A história do rei Uzias oferece várias lições. Aqui estão quatro lições que podemos aprender com a vida de Uzias:

1. A prosperidade e sucesso vêm quando buscamos a Deus humildemente.

Porque deu-se a buscar a Deus nos dias de Zacarias, sábio nas visões de Deus; e, nos dias em que buscou o Senhor, Deus o fez prosperar.

2 Crônicas 26:5

Uzias foi bem-sucedido enquanto buscou a orientação de Deus. Durante os primeiros anos de seu reinado, ele prosperou, construiu cidades e teve vitórias militares porque reconhecia sua dependência de Deus.

2. O orgulho pode levar à queda, mesmo de líderes poderosos.

Mas, havendo-se já fortificado, exaltou-se o seu coração até se corromper; e transgrediu contra o Senhor, seu Deus, porque entrou no templo do Senhor para queimar incenso no altar do incenso.

2 Crônicas 26:16

Depois de muitos sucessos, Uzias tornou-se orgulhoso e arrogante, o que o levou a transgredir as leis de Deus ao tentar queimar incenso no templo, um ato reservado apenas aos sacerdotes.

3. É essencial respeitar os papéis e limites estabelecidos por Deus.

E resistiram ao rei Uzias e lhe disseram: A ti, Uzias, não compete queimar incenso perante o Senhor, mas aos sacerdotes, filhos de Arão, que são consagrados para queimar incenso; sai do santuário, porque transgrediste; e não será isso para honra tua da parte do Senhor Deus.

2 Crônicas 26:18

Uzias violou a ordem divina ao assumir um papel que não era seu. Esta ação mostrou desrespeito pelas ordens divinas e resultou em severas consequências.

4. A desobediência a Deus resulta em punições e consequências severas.

19 Então, Uzias se indignou e tinha o incensário na sua mão para queimar incenso; indignando-se ele, pois, contra os sacerdotes, a lepra lhe saiu à testa perante os sacerdotes, na Casa do Senhor, junto ao altar do incenso.

20 Então, o sumo sacerdote Azarias olhou para ele, como também todos os sacerdotes, e eis que já estava leproso na sua testa, e apressuradamente o lançaram fora; e até ele mesmo se deu pressa a sair, visto que o Senhor o ferira.

21 Assim ficou leproso o rei Uzias até ao dia da sua morte; e morou, por ser leproso, numa casa separada, porque foi excluído da Casa do Senhor; e Jotão, seu filho, tinha a seu cargo a casa do rei, julgando o povo da terra.

2 Crônicas 26:19-21

Por causa de sua desobediência, Uzias foi punido com lepra, que o afastou da comunidade e do templo, resultando em uma espécie de morte civil e isolamento até o fim de sua vida.

Se gostou deste estudo sobre Uzias, então veja também:

Indiara Lourenço

Com mais de 20 anos atuando na Pregação e Ensino, Indiara possui experiência em ministério infantil, jovem e feminino. Estudante de Teologia e ministra aulas na EBD. Mãe, esposa e serva que ama fazer a obra de Deus. Contagia a todos com sua alegria e inspira com palavras motivadoras, deixando um impacto positivo por onde passa.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo