Sermão em João 3:16 – A Graça de Deus

Sermão de um estudo textual de João 3:16 observando a graça de Deus conforme ela se revela por meio de sua motivação, método, mensagem e missão. Esboço de Pregação textual em João 3:16.

TÍTULO deste Sermão em João 3:16: A Graça de Deus

TEXTO deste Sermão: João3:16

Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

PROPOSIÇÃO: Nesta lição faremos um estudo textual de João 3:16 observando a graça de Deus conforme ela se revela por meio de sua motivação, método, mensagem e missão.

OBJETIVO GERAL: O ouvinte deve ser capaz de entender completamente João 3:16 e mostrar como a graça de Deus se relaciona com a obediência do homem.

OBJETIVO ESPECÍFICO: Nesta lição, espero comunicar que a graça de Deus não é desprovida de nossa obediência e que a graça é, na verdade, todo o escopo do plano de salvação.

INTRODUÇÃO deste Sermão em João 3:16:

A. Sobre o texto:

1) Nicodemos foi ter com Jesus à noite.

2) Jesus disse a Nicodemos o que ele tinha que fazer para ser salvo. “A não ser que nascestes da água e do espírito…” (João 3:5).

3) Houve outra pergunta que Jesus respondeu desta forma: “Se vos falei de coisas terrestres, e não credes, como crereis, se vos falar das celestiais?” (João 3:12).

4) Evidentemente, Nicodemos tinha algumas dúvidas sobre as coisas celestiais, mas tudo o que estava na mente de nosso Senhor era o plano para a salvação do homem.

5) Jesus diz: “E ninguém subiu ao céu, senão aquele que desceu do céu…” (João 3: 13-21).

6) O foco deste estudo é o versículo 16…

João 3:16 nos revela no plano de salvação de Deus…

I. A MOTIVAÇÃO – AMOR (PORQUE DEUS AMOU O MUNDO)

1. Romanos 5: 8 “Mas Deus prova o seu amor para conosco…”

2. Romanos 8: 35-39 “Quem nos separará do amor de Cristo…”

3. 1 João 4: 7-10 “Amados, amemo-nos uns aos outros…”

4. Efésios 2: 4-10 “Mas Deus, que é rico em misericórdia…”

II. O MÉTODO – SEU FILHO (QUE DEU SEU FILHO UNIGÊNITO)

1. Ele é o Filho de Deus.

“E, projetando ele isto, eis que em sonho lhe apareceu um anjo do Senhor, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber a Maria, tua mulher, porque o que nela está gerado é do Espírito Santo…” (Mateus 1: 20-23).

2. Ele veio para servir.

“De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz.” (Filipenses 2: 5-11)

3. Ele veio para trazer a salvação por meio de sua morte.

“Mas Cristo, sendo sumo sacerdote…” (Hebreus 9: 11-15).

III. A MENSAGEM – ACREDITAR (PARA QUE TODO AQUELE QUE NELE CRÊ).

1. Deus quer que tenhamos uma vida de fé – Hebreus 11: 6 “Pois sem fé…”

2. Mais do que isso, ele quer que acreditemos em seu Filho Jesus – João 20: 30-31 “Muitos outros sinais…”

3. João 1: 7-12 “O mesmo veio como testemunho, para dar testemunho da Luz..”

4. João 4:42 “E disse à mulher: Agora cremos, não por tua palavra; porque nós mesmos o temos ouvido e sabemos que este é verdadeiramente o Cristo, o Salvador do mundo.”

5. João 8:24 “Eu, portanto, vos disse que morrereis em vossos pecados; porque se não crerdes que eu sou ele, morrereis em vossos pecados.”

IV. A MISSÃO – SALVAÇÃO ETERNA PARA TODOS (NÃO PEREÇA, MAS TENHA A VIDA ETERNA)

1. João 10: 27-28 “As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu as conheço, e elas me seguem; e eu lhes dou a vida eterna; e eles nunca hão de perecer, nem ninguém os arrebatará da minha mão.”

2. Mateus 25:46 “E irão eles para o castigo eterno, mas os justos para a vida eterna.”

3. João 6: 68-69 “Então Simão Pedro lhe respondeu: Senhor, para quem iremos? tu tens as palavras de vida eterna. E nós acreditamos e temos certeza de que tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo.”

4. João 17: 1-3 “Estas palavras falou Jesus, e ergueu os seus olhos ao céu, e disse: Pai, é chegada a hora; glorifica a teu Filho, para que também teu Filho te glorifique: Assim como tu lhe deste poder sobre toda a carne, para que ele dê a vida eterna a todos quantos lhe deste. E esta é a vida eterna, para que conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.”

CONCLUSÃO:

Neste sermão em João 3:16, vamos nos lembrar do que ele nos fala sobre a graça de Deus

1) Sua motivação

2) Seu Método

3) Sua Mensagem

4) Sua missão

Botão Voltar ao topo