Movendo-se com o Plano de Deus

Texto do sermão Jeremias 29:11

“Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês, diz o Senhor, planos de fazê-los prosperar e não de causar dano, planos de dar a vocês esperança e um futuro”. – Jeremias 29:11

Introdução deste sermão sobre os planos de Deus

O propósito de Deus para levantar a nação de Israel seguiu um plano incrível que envolveu três grandes nações chamadas hebreus, egípcios e cananeus e muitos indivíduos como Abraão, José, seus irmãos, a esposa de Epifania, o copeiro do rei egípcio, o faraó e sua filha. Moisés e Arão, Josué, Calebe e Raabe, a prostituta (para citar alguns).

É perceptível, porém, que algumas dessas pessoas responderam de forma diferente ao plano de Deus, apesar de sua promessa de trazê-los para uma terra que mana leite e mel. 

PUBLICIDADE

No sermão de hoje, avaliaremos algumas dessas pessoas e suas respostas e buscaremos nossos próprios corações para descobrir se estamos realmente seguindo o plano divino ou não.

1. Algumas pessoas se movem à frente do Plano de Deus

Êxodo 2:11-14

I. Matar o egípcio foi “presunçoso”. Moisés olhou primeiro “para este lado e para aquele”. Sua consciência revelou que ele não tinha autoridade legal para fazer o que fazia.

II. Ele estava ciente de seu chamado para redimir os israelitas. Impetuosamente fez o movimento errado na hora errada. Ele se tornou um redentor autoproclamado. Como Moisés, algumas pessoas tomam o assunto em suas próprias mãos, apressam o plano e criam uma grande confusão.

III. Isso custou a Moisés outros 40 anos de treinamento em uma terra estrangeira. Deus teve que lhe ensinar que o plano pertence a Deus e que somos apenas instrumentos. Assim, ele nos usará quando quiser. Não quando queremos

2. Algumas pessoas seguem o Plano de Deus

Êxodo 3:1-22; 4:1-17

I. Deus renovou o chamado 40 anos depois e Moisés deu muitas desculpas que indicam “falta de fé”. Desta vez ele estava seguindo o plano de Deus.

II. Ele matou o egípcio por impulso, não pela fé em Deus. As consequências foram a perda de carisma, entusiasmo e fé. Quando o fracasso ataca, perdemos nossa fé, deixamos tudo para trás, incluindo o chamado, promessas e planos de Deus, e voltamos para nosso pequeno mundo, onde nos sentimos seguros

III. Alguns ficam com raiva de Deus e o culpam por não seguir o plano. Na realidade, quem é responsável por mudar para o “Plano B”?

3. Algumas pessoas saem do Plano de Deus

Números 14:39-54, Deuteronômio 1:41-46

PUBLICIDADE

I. Os filhos de Israel muitas vezes saíram do plano de Deus porque eram uma nação “rebelde”.

II. Pessoas rebeldes são impacientes com Deus na melhor das hipóteses. Eles pensam que é inútil depender de Deus e escolher andar em caminhos que parecem certos aos seus próprios olhos (Provérbios 14:12)

III. A tabuleta de uma igreja uma vez disse isso. “Há apenas um Deus – pare de se candidatar a sua posição!”

4. Algumas pessoas seguem o Plano de Deus

Josué 2:1-24; Josué 6:22-25

I. Raabe nem mesmo pertencia à nação escolhida de Deus. No entanto, ela manteve o plano. Ela e todos em sua família foram poupados enquanto outros que viviam em rebelião contra Deus foram mortos

II. Pessoas como Raabe são sempre “ vitoriosas ” em tudo porque seguem as instruções de Deus ao pé da letra.

III. Se você quer seguir o plano, espere pacientemente que Deus revele o tempo perfeito, obedeça a ele entregando sua própria vontade à dele, submeta-se à autoridade e tenha fé nele.

Lições deste sermão em Jeremias 29:11

I. Alegremente Deus é capaz de tirar o bem das coisas que estragamos. O próprio impulso que levou Moisés a vingar a transgressão sem o devido processo legal foi desenvolvido para fazer a obra de Deus. Nossos erros interrompem temporariamente o plano, mas não podem frustrá-lo. Você está em uma confusão por causa de decisões presunçosas?

PUBLICIDADE

II. Deus tira o bem dos erros que cometemos. No entanto, ele nos envia através de um tempo de disciplina. Nesse período, temos tempo para refletir ociosamente sobre nossos velhos erros, aprender a fazer o que é certo, aprender a depender de Deus e desenvolver paciência e autocontrole. Para Moisés, esse tempo de aprendizado e reflexão durou 40 anos!

III. Quando estamos ociosos, é fácil nos sentirmos desanimados, nos distrairmos e perdermos o entusiasmo e a fé. É por isso que algumas pessoas abandonam o ministério. Portanto, os pastores que estão passando por esses tempos devem esperar ansiosamente em Deus até que sejam chamados de volta à ação.

IV. É muito perigoso sair do plano de Deus. Isso é uma rebelião deliberada contra a autoridade de Deus e é seguro assumir que Deus julgará o rebelde e que ele nunca verá o cumprimento das promessas e planos de Deus destinados a ele, a menos que se arrependa. Como nos movemos fora do plano de Deus? Pelo menos, mas não limitado a rejeitar propositalmente um chamado para servir a Deus, desobedecer à liderança espiritual e até casar com um incrédulo!

V. Como nos movemos com o plano de Deus? Pelo menos, mas não limitado a obedecer incondicionalmente a palavra de Deus, depender do Espírito Santo para obter orientações, submeter-se à autoridade, esperar o momento certo e considerar em oração a vontade divina. O que você está fazendo com o plano de Deus hoje?

Mais esboços de sermões prontos aqui.

Entre no grupo e receba novidades em primeira mão!
Entrar no grupo

Equipe Redação BP

Nossa equipe editorial especializada da Biblioteca do Pregador é formada por pessoas apaixonadas pela Bíblia. São servos de Deus capacitados, envolvidos, dedicados a entregar conteúdo de qualidade, relevante e significativo.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo