Sermão: Naamã curado da lepra

Texto do sermão sobre a cura de Naamã: 2 Reis 5:1-27

Introdução do Sermão sobre Naamã

No mundo antigo, a lepra era uma doença mortal porque era incurável. As muitas referências a ele na Bíblia indicam que a doença era generalizada. No sermão de hoje, vamos considerar um incidente envolvendo a cura milagrosa de um tal leproso que viveu séculos atrás. Seu nome é Naamã.

1. O Homem chamado Naamã

(A) Problemas que o homem não pode resolver

Naamã era um homem rico e de fama invicta. Mas sua condição física exigia um tipo de cura sobrenatural que nem todo o seu dinheiro podia pagar. Ainda hoje pessoas como Naamã não são difíceis de encontrar. Pessoas com riqueza e fama, mas sujeitas a problemas mortais que o dinheiro não pode resolver.

(B) Deus não se encaixa em nossa caixa

Naamã se recusou a seguir as instruções do profeta porque foi recebido por um servo e esperava que Eliseu o curasse de maneira predeterminada. Precisamos entender que Deus é grande demais para caber em nossa imaginação. Ele não se move de acordo com a nossa vontade (Isaías 55:8).

(C) Não podemos ganhar o favor de Deus

As palavras do servo a Naamã refletem a natureza da mente pagã. “Meu pai, se o profeta tivesse lhe dito para fazer algo grande, você não o teria feito ?” As pessoas estão tão acostumadas a ganhar o favor de seus deuses pagãos por meio de atos de justiça; eles tentam ganhar o favor de Deus da mesma maneira. Ninguém pode ganhar o favor de Deus. Mas ele mostra misericórdia quando o obedecemos.

(D) Não podemos barganhar com Deus

Naamã foi ao encontro de Eliseu como qualquer outro pagão que fosse ao encontro de seus deuses teria feito. Ele levou consigo dez talentos de prata, seis mil siclos de ouro e dez mudas de roupa. Mas Eliseu recusou tudo. Naamã pensou que poderia fazer um acordo com Deus. Ele estava errado. Não podemos barganhar com Deus. Ou nos entregamos a Deus e somos abençoados ou nos esquecemos dele e vivemos à sombra de nossos problemas.

(E) O poder transformador de Deus

Naamã desceu da carruagem para encontrar Geazi quando foi visto vindo atrás dele. Naamã era um homem mudado agora. Seu encontro com o homem de Deus o transformou. Deus pode mudar sua vida também se você permitir. Só você pode ficar entre você e o poder transformador de Deus.

2. A menina (serva de Naamã)

(A) Deus usa pessoas comuns

Todo mundo sabe sobre Charles Spurgeon. Mas é Mary King, uma mulher muito menos conhecida que levou o jovem Spurgeon a Cristo. Da mesma forma, nós também somos pessoas comuns. Mas Deus pode nos usar se permitirmos.

(B) Nossa recompensa está no céu

Não sabemos se Naamã recompensou essa garota. Mas quando Jesus vier, ele a recompensará além da medida. As pessoas podem não ver ou apreciar o que fazemos para Deus. Mas Deus vê nossos esforços. Há maiores recompensas no céu esperando por nós.

(C) Altruísta

Ela não era obrigada a contar a Naamã sobre Eliseu. Afinal, ela tinha seus próprios problemas. Ela havia sido arrancada de sua casa quando era uma garotinha e as chances eram pequenas de que ela nunca mais veria sua família. Ainda assim, ela estava mais preocupada com o bem-estar de seu mestre do que com seu próprio bem-estar. Deus espera que seus filhos sejam altruístas e estejam sempre prontos para ajudar os outros.

3. O servo de Naamã

O servo de Naamã encorajou seu amo raivoso a reconsiderar as instruções de Eliseu. Naamã o fez e não apenas ele foi curado, mas também salvo. A lição aqui é que as palavras podem quebrar ou fazer um homem e até mesmo algumas palavras positivas podem elevar os outros a um nível totalmente novo na vida.

4. O rei de Samaria

Jeorão era um rei ímpio que não andava sempre com Deus. Às vezes ele era gentil com Eliseu. Às vezes ele não era. (2 Reis 6:31). 

Às vezes ele era fiel a Deus. Outras vezes, ele culpou Deus pelas consequências de seu próprio pecado. 

Quando sua fé foi desafiada, ele entrou em pânico e falhou. Líderes injustos, a menos que se arrependam, estão fadados ao fracasso. Portanto, governemos com retidão e a graça de Deus estará sempre conosco.

5. Eliseu, o Profeta

(A) Eliseu estava ciente de sua identidade

“Por que você rasgou suas vestes? Mande o homem vir a mim e saberá que há um profeta em Israel ”. Eliseu sabia que ele era o porta-voz de Deus. Assim como Eliseu, precisamos estar conscientes de nossa identidade cristã o tempo todo para que possamos abençoar os outros.

(B) Eliseu sabia quem Deus é

Eliseu não recebeu Naamã da mesma forma que qualquer outra pessoa teria recebido um homem de tal fama. Agora Eliseu não queria desprezar Naamã. Mas Eliseu queria que Naamã soubesse que ninguém está acima de Deus. Nem mesmo o rei assírio. As pessoas ao nosso redor devem saber que servimos a um Deus muito maior do que seus deuses pagãos. Como fazemos isso? Recusando permissão para ocupar o lugar de direito de Deus em nossas vidas.

(C) O Compromisso de Eliseu

Os falsos deuses de nações estrangeiras exigiam pagamentos por orações respondidas e milagres. Se Eliseu tivesse aceitado os presentes, Naamã poderia ter pensado que ele ganhou sua cura e não devia mais sua vida a Deus. 

Por isso Eliseu recusou os presentes de Naamã. Isso significa que os pastores não devem aceitar presentes ou ofertas de amor dadas a eles pelos crentes? Certamente não é. No entanto, como Eliseu, precisamos considerar a fonte dos presentes que nos são dados e ter certeza de que nossa aceitação de um presente não se tornará um tropeço para bloquear outra pessoa.

6. Geazi, o Servo

As ações de Geazi foram motivadas pela ganância. Ele enfrentou consequências críticas mais tarde. Isso significa que Deus quer que sejamos pobres e necessitados? 

A resposta está em Provérbios 30:8 . “…não me dê nem pobreza nem riqueza, mas dê-me apenas o pão de cada dia…” Devemos aprender a nos contentar com o que Deus nos deu, porque ele sabe o que precisamos e o que não precisamos.

Conclusão desta pregação sobre Naamã

Embora encontremos uma variedade de indivíduos nesta história sobre a cura e salvação de um homem, reconheço apenas duas categorias de pessoas aqui. Pessoas que executam a vontade expressa de Deus (A escrava e serva de Naamã, Eliseu) e pessoas que atrapalham seu trabalho. (Jeorão, Geazi). 

Assim, o pensamento final a ser levado para casa desta passagem é que podemos escolher ser como a escrava, o servo de Naamã, Elias, ou mesmo Jeorão ou Geazi. Qual pessoa você quer ser hoje?

Veja mais esboços de pregação aqui.

Equipe Redação BP

Nossa equipe editorial especializada da Biblioteca do Pregador é formada por pessoas apaixonadas pela Bíblia. São profissionais capacitados, envolvidos, dedicados a entregar conteúdo de qualidade, relevante e significativo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
WhatsApp